<< Anterior Proxima >>

Backup de vários servidores, diferenciado a rotina pela aplicação

Ninjas, certa vez me pediram um script para realizar Backup para mais de 100 servidores. Neste servidores haviam aplicações Weblogic instaladas e estas seguiam uma estrutura de diretórios diferenciado das demais. Nas aplicações era necessário somente captar os arquivos de configuração, arquivos binários e libs. A necessidade é compactar todas estas pastas/arquivos, renomeá-las para o nome do servidor seguido com a data do dia e inseri-los no DataServer1 e DataServer2, por exemplo: application_server1_2008-20-02.tgz. Até aí tudo bem, já tinha a lógica para bolar o código, porém verifiquei que somente o servidor CENTRALSERVER possuía chave publica para as demais máquinas, ou seja, não era possível executar o comando scp (sem utilização de senha) diretamente do script para as máquinas DataServer 1 e 2. Fui obrigado a centralizar todos os BKP na CENTRALSERVER e em seguida enviá-los às DataServer´s. Segue a estrutura final do script com as condições corretas: 1) Compactar a pasta /usr/application/phase1 dentro do próprio Server 2) Enviar os arquivos compactados para a maquina de CENTRALSERVER em /tmp/app_bkp 3) Enviar estes arquivos para as maquinas DataServer1 e DataServer2 em /opt/BKP_SYSTEM 4) Se os arquivos forem enviados corretamente, serão removidos da maquina CENTRALSERVERS e do Server de aplicação 5) Na execução deste script, um log será gerado com todas as informações dos comandos realizados Para constar que o Backup foi realizado corretamente, decidi criar um log com todas as informações que o script executa juntamente com o horário em que as mesmas foram realizadas. Segue o código, ele já foi bastante útil, pois tive que restaurar alguns backup´s que usuários deletaram ou modificaram "distraidamente"! :-) Bons backups para todos!!

Por: Alexandre Gonçalves Monteiro da Silva


Enviar e visualizar Twitter no terminal

shellTwitters v1.0 Desenvolvi ele após conhecer o script tweeter disponível em http://360percents.com/posts/tag/twitter/ (de onde retirei as funcionalidades de acesso ao Twitter). Criei uma interface de acesso, com a possibilidade de visualizar os últimos twitters recebidos, onde destaco o usuário e a sua mensagem, na mensagem destaco as referências a outros usuários (@usuario) e as hashtags (#hashtags). No envio fiz um contador que verifica quantos caracteres foram digitados informando quantos faltam para chegar aos 140, caso chegue aos 140 a mensagem é enviada automaticamente. Sintaxe de uso: ./shellTwitters.sh usuário senha Obs.: Não enviei o código para a visualização abaixo, porque no mesmo existem caracteres especiais que na formatação do HTML são perdidos. Espero que gostem. Abraços.

Por: Raimundo Alves Portela


pega IP de sua máquina na NET -DNA do ratinho

Continuando o aprendizado, hoje um Script Shell bash para pegar o seu IP na NET. Esta bem documentado, e dentro tem várias dúvidas que gostaria de receber um feedback do pessoal. Só usei 2 itens pesquisados na net. O site que pega o IP externo e uma formula que calcula se o danado para conferir se é válido.

Por: Geraldo Albuquerque


Screenserver no modo texto - versão 2

Na versão 2 foram usados intervalos randômicos gerados com o comando mcookie. O que oferece uma sensação de que alguém está usando o teclado.

Por: Perfil removido



<< Anterior Proxima >>



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts