Guia (nem tanto) Introdutório do Linux II

Continuaremos com a introdução ao Linux usando comandos que mostram a força deste sistema. Neste artigo, eremos algo sobre arquivos e também sobre comunicação com outros usuários.

[ Hits: 13.235 ]

Por: Juliao Junior em 16/08/2007


Mais sobre arquivos



Neste artigo veremos mais alguns comandos ao lidar com arquivos. Veja o caso do comando grep.

O comando 'grep' procura por uma string no arquivo alvo. Como saída, mostra as linhas onde a string aparece. O uso é conforme o abaixo:

grep [-vicnw] expressão arquivo

Nas opções acima, temos:
  • '-v' mostra as linhas onde a string "não" aparece;
  • '-i' desabilita o "case sensitive", ou seja, ignora a diferença entre maiúsculas e minúsculas.
  • '-c' exibe a quantidade de vezes que a string aparece
  • '-n' exibe o número de cada linha onde a string aparece
  • '-w' exibe apenas as ocorrências onde a string inteira aparece. Isso pode ser importante, pois o grep mostra a ocorrência da string mesmo que ela seja apenas parte de uma outra string. Por exemplo, se você usar como alvo a string 'casa', surgirão as linhas onde estarão as palavras 'casa' e também 'casarão', 'casamento', 'casamenteiro', 'casaco', 'casado', e assim por diante.

Outro comando útil é o 'wc'. Ele conta o número de palavras, linhas e caracteres em um arquivo. Esta é a sintaxe:

wc [-clw] [arquivo1 arquivo2 ...arquivoN]

Os parâmetros indicados (clw) indicam caracter, linha e palavra, respectivamente. Por exemplo, 'wc -lw' indica ao comando para contar o número de linhas e de palavras, mas não o número de caracteres. Sem parâmetros, por padrão ele conta tudo.

Um uso interessante para 'wc' é descobrir quantos arquivos existem em um diretório: ' ls | wc -w'. Legal e muito útil, não? Se você precisa saber quantos arquivos terminam com '.c', use ' ls *.c | wc -w'.

Agora veja o comando 'ln':

ln [-s] arquivo nomeDoLink

Este comando cria um link, uma ligação ou atalho para um arquivo. Ele faz isso de duas 'formas': cria ou o chamado hard link ou simbolic link, mais ou menos como 'ligação forte' e 'ligação fraca'. No hard link ele apontará para o arquivo em si. Portanto, se todos os hard links para um arquivo forem removidos, ele também o será. No caso de um simbolic link, isso não acontece. É criado apenas um 'atalho' para o arquivo, de tal forma que possa indicar um arquivo, talvez usando um nome mais fácil

A opção '-s' serve para especificar que o link será do tipo simbolic link. Por padrão, o link será do tipo hard link.

Outro comando legal ;) que veremos é o 'find'. Este é um comando extremamente útil, com variadas utilidades, e portanto não esgotaremos o assunto aqui. Trataremos de como procurar arquivos usando o 'find'.

A sintaxe é a seguinte:

find caminho [expressão]

É muito simples entender como funciona. você diz onde deseja que comece a procura (caminho) e qual tipo de procura você deseja.

Na sintaxe acima, onde vemos 'expressão', podemos ter quatro tipos de argumentos: opções, testes, ações e operadores. Vejamos as opções e os testes.

As opções afetam o comportamento do próprio comando find. Ou seja, você diz para o comando como ele deve trabalhar. Por exemplo, quando 'find' encontra um link simbólico, ele o vê como um link realmente e o trata como tal. Se a opção '-L' for usada, 'find' não 'examina' o link e sim o arquivo para o qual o link está apontando.

Os 'testes' são, de fato, testes! Como exemplo, veja o teste '-empty': testa se o arquivo vazio.

É isso aí, pessoal. Até o próximo artigo.

   

Páginas do artigo
   1. Mais sobre arquivos
Outros artigos deste autor

Guia Introdutório do Linux III

GRIP - Conversão e ripagem de CDs em Linux

SystemRescueCd - Corrigindo o sistema e recuperando dados

Guia Introdutório do Linux

Por que os GAMES não são a chave para o Linux em desktops

Leitura recomendada

Diminuindo o cansaço da visão por uso prolongado de PCs, tablets, smartphones ou qualquer dispositivo que emita luz de LED

Funcionamento de um cluster Linux

Truques úteis de linha de comando Linux para iniciantes

Como instalar o LAMP no Mageia 6

Antergos - Um caminho para conhecer o Arch Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 17/08/2007 - 00:03h

legala a iniciativa, mais vamos parar com isso de tudo ser um comandinho magico, e só pra não passar em branco, para os iniciantes vale lembrar que pode ser fundir a função de varios programas em uma so linha, um exemplo muito usado é passar a saida do find para ser filtrada com o grep, cat e sed, e por ai vai


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts