Programação orientada a objetos e o Java (parte 3)

Neste artigo vamos nos aprofundar mais na utilização de atributos em classes Java e começar a entender como utilizar os atributos de uma classe na construção de objetos.

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Por: Ygor Thomaz em 16/02/2004 | Blog: http://www.ygorthomaz.net/


Atributos de classes



No último artigo deixamos um comentário no código da estrutura da classe, declaração de atributos, agora iremos tratar com mais detalhes esta parte do código.

Classes podem ter um ou mais atributos, que são variáveis destinadas a armazenar informações associadas aos objetos representados. Ao pensarmos num radio * qualquer, seu tamanho é uma variável associada. O tamanho pode ser definido mais rigorosamente como uma medida de altura e largura, essa medida está associada naturalmente a sua forma geométrica. Levando em consideração este exemplo podemos escrever uma classe com estes atributos:

// Radio.java

public class Radio {
  // Atributos
  float altura;
  float largura;
}

Através do código podemos perceber que a adição de um atributo corresponde a declaração de uma variável com seu tipo, no caso float, cujo o nome deveria indicar o seu propósito. Podemos também nos referir a atributos de uma classe como sendo seus campos (fields). Devemos considerar a definição do tipo float pelo fato de que podemos no futuro utilizar estes valores para cálculos numéricos.

Os atributos podem receber também especificadores, como descrito no código abaixo:

// Radio.java

public class Radio {
  // Atributos
  public float altura;
  public float largura;
  private boolean status;
}

O campo status indica se o rádio esta ligado ou desligado.

Para a utilização dos atributos de uma classe, devemos lembrar que uma classe é um modelo de objeto, portanto uma classe em si não indica nenhum objeto em particular.

É necessário criarmos um objeto para utilizarmos a classe, criando os atributos e métodos do mesmo. Os atributos pertencem a classe, mas os valores dos atributos pertencem ao objeto.

** radio - Citamos um exemplo com a idéia de radio no artigo 1.

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Páginas do artigo
   1. Objetivo do artigo
   2. Atributos de classes
   3. Instanciação
   4. Construindo um exemplo
   5. Terminando e referências
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Comentários
[1] Comentário enviado por ygorth em 31/03/2004 - 13:18h

O codigo do exemplo esta errado o correto é :

public class Radio {
public float altura;
public float largura;
private boolean estado;
public boolean desligar() {
return estado=false;
}
public boolean ligar() {
return estado=true;
}
public static void main(String args[]) {
// Instanciando um objeto
Radio sharp = new Radio();
// Armazenando os valores
sharp.largura = 10;
sharp.altura = 5;
sharp.estado = true;
// Usando os valores
sharp.largura = 2 * sharp.largura;
// Exibindo os valores
System.out.println(" Largura: " + sharp.largura);
System.out.println(" Altura: " + sharp.altura);
System.out.println(" Status: " + sharp.estado);
}
}

[2] Comentário enviado por bhl em 09/09/2004 - 09:22h

Na classe Radio foi utilizado o atributo "status" e nos exemplos (main) foi usado "estado".
Cuidado, pessoal ;)

[3] Comentário enviado por wasleysouza em 31/07/2009 - 15:44h

vlw artigo muito bom

[4] Comentário enviado por Luan Techio em 18/08/2009 - 08:58h

Muito bom o artigo...
Parabens...


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