Basicamente a coisa mais fácil do mundo é mapear uma unidade ou um compartilhamento qualquer da rede. Tudo o que nós temos que fazer é usar o comando
mount, como se eu quisesse montar qualquer unidade local como um cdrom ou um disquete.
Atualmente, devido a facilidades enormes como
hal e
ufs, uma das coisas mais raras para um usuário de sistema
Linux, mesmo os mais avançados, é montar dispositivos. Logo, é normal que muitas pessoas ainda não tenham esse conceito bem fixado, pois vamos lá então.
Usa-se o comando mount da seguinte maneira.
mount /dispositivo/a ser/montado /pasta/onde/deverá_ser/montado
Como exemplo: supondo que eu queira montar um velho disquete na pasta /media/floppy. O comando seria algo do tipo:
# mount /dev/fd0 /media/floppy
Onde /dev/fd0 corresponde ao dispositivo de disquete. Você pode ver uma lista de dispositivos que foram detectados na instalação no arquivo /etc/fstab.
Outro macete do mount, e aí que entra a parte das redes, é no tipo de dispositivo a ser montado, como geralmente dispositivos locais são detectados automaticamente, não há muita necessidade em se preocupar com o seu tipo na hora da montagem, como se pode ser notado no comando acima.
Quando o sistema não detecta o tipo de dispositivo automaticamente, precisamos indicar através da sintaxe -t. Como exemplo podemos voltar ao bom exemplo do disquete acima:
# mount -t vfat /dev/fd0 /media/floppy
Onde vfat é o tipo de filesystem do disquete, geralmente, formatados em fat32. Esse é o mesmo filesystem da maioria dos pendrives, o que quer dizer que um pendrive pode ser montado manualmente facilmente através do:
# mount -t vfat /dev/sda1 /media/pendrive
Simples, né? Agora vem a grande pergunta que não quer calar:
E as redes? Como ficam?
Basta usar o comando mount com o -t indicando o tipo de compartilhamento que desejamos mapear. Vejamos nos exemplos das páginas seguintes.
[1] Comentário enviado por
tenchi em 04/12/2007 - 08:46h:
Cara, muito bom. Não sabia deste poder que o comando mount tinha.
[2] Comentário enviado por
antonioclj em 04/12/2007 - 11:08h:
Seu artigo ficou simples mas com um profunidade muito boa. Responde o que precisamos saber sem maiores delongas. Já perdi um tempão tentando entender como fazer o compartilhamento de pastas Linux/Linux porém sempre tentando entender o samba. Agora com o NFS ficou muito simples. Parabéns.
[3] Comentário enviado por
valterrezendeeng em 04/12/2007 - 14:17h:
Muito bom simples e prático
Parabens !!!!!!!!!!
[4] Comentário enviado por
mineiral em 04/12/2007 - 16:11h:
Caro David,
Tenho um servidor Debian 4, com iptables rodando e ao tentar fazer o acima descrito obtive a mensagem de que o servidor deu permissão negada. Eu perguntaria se eu teria que liberar alguma porta, e caso afirmativo, que porta seria? Lá, por enquanto só está liberada a porta 22 para o ssh.
Obrigado.
[5] Comentário enviado por
professordavid em 05/12/2007 - 14:36h:
Amigo, tente liberar as portas 2049 para regra INPUT e FORWARD, nos protocolos tcp e udp no seu iptables. Essas são as portas que o nfs usa. Se elas estiverem fechadas não vai.. Daí é só correr para o abraço..
Posta depois para ver se deu certo, ok..
flw!!
[6] Comentário enviado por
agk em 02/01/2008 - 21:54h:
Muito bom, mas acho que faltou falar um pouco do sshfs, depois que eu comecei a usar nunca mais precisei usar nfs ou samba.
Tem clientes gráficos para abrir os arquivos remotos tanto para Linux (KDE - Konqueror e Gnome - Conectar ao Servidor) como para Windows (WinSCP) é uma outra forma muito boa de mapear unidades, sem contar que os dados ficam criptografados, pois trafegam pelo usando ssh, pode-se usar scp, sftp e ftp como protocolos de transferência.
[7] Comentário enviado por
professordavid em 03/01/2008 - 12:07h:
Verdade cara.. o sshfs realmente é muito importante.. boa pegada!!
[8] Comentário enviado por
lipecys em 28/01/2008 - 08:45h:
muito obrigado pelo artigo, muito útil para mim.
Valew mesmo........
[9] Comentário enviado por
aluizsa em 30/08/2008 - 21:36h:
Estou como duvida em como salvar arquivos pelo RDesktop do HD do Linux
Na empresa usamos TS (Terminal Service do Windows), e quando vamos salvar algum relatório vizualizado na tela do TS, digitamos:
\\tsclient\c
No linux não funcionou o mesmo comando, é evidente.
Gostaria de saber se tem algum outro comando para isso.
Ou se tem como "montar o c" antes e depois ao tentar salvar algum relatorio pelo TS do Linux digitando o mesmo comando ele salvará no hd na pasta previamente mapeada do linux?
Ou se existe alguma outra forma de acessar o TS e salvar os relatorios normalmente?
Desde ja agradeço a todos.
[10] Comentário enviado por
a1977rodrigues em 09/09/2009 - 21:43h:
Obrigado pelo artigo, comigo funcionou mas não usei barra invertida:
exemplo: # mount -t smbfs //server/arquivos /home/files
Abraço a todos !!!
[11] Comentário enviado por
assanuma em 12/01/2010 - 10:03h:
Onde coloco este comando para deixar automatica a função, no fstab ?
[12] Comentário enviado por
efraimraizer em 18/03/2010 - 10:33h:
Prezados, existe no Debian 5 Etch uma particularidade; para mapear diretórios pelo mount de pastas compartilhadas em Win2k3 server com o AD, utilize: mount -t cifs //servidor/pasta_compartilhada /diretorio_local -o username=USUÁRIO,password=SENHA
Por exemplo: mount -t cifs //192.168.0.100/compartilhamento/ti/programas /mnt/compartilhamento/windows/ti/programas -o username=Administrador,password=123Mudar
Se preferir (eu recomendo) deixe sem ,password que será solicitada a senha, assim, você não precisar expor a mesma.
Abraços.
Efraim.
[13] Comentário enviado por
efraimraizer em 18/03/2010 - 10:36h:
[11] Comentário enviado por assanuma em 12/01/2010 - 10:03h:
Onde coloco este comando para deixar automatica a função, no fstab ?
Qual sua distro amigo?
Você pode escrever um script para executar automaticamente ou adicionar a linha de comando no /etc/init.d/rc.local, mas cuidado com o conteudo do arquivo; apenas adicione a linha no final, sem alterar mais nada...
[14] Comentário enviado por
amiltoncesar em 21/05/2010 - 01:03h:
Tem algum comando no linux q lista todas as pastas compartilhadas em um host com winxp ???
[15] Comentário enviado por
survivors em 16/11/2010 - 09:44h:
coloca essa dica aqui no artigo tbm:
se instalar o pacote nfs-common, evita alguns problemas e facilita o comando para montar
sudo apt-get install nfs-common
Exemplo:
mount 192.168.1.102:/home/publica /home/compartilhada
[16] Comentário enviado por
leeogalvao em 08/11/2011 - 15:04h:
Amigos, estou com dificuldades no meu debian. Tentei os seguintes comando:
#mount -t smbfs \\192.168.4.15\pasta /media/leonardo/
mount: unknown filesystem type 'smbfs'
#mount -t nfs \\192.168.4.15\pasta /media/leonardo/
mount.nfs: remote share not in 'host:dir' format
[17] Comentário enviado por
professordavid em 08/11/2011 - 17:06h:
Instale o smbfs pelo apt-get antes de montar a unidade.
[18] Comentário enviado por
olibio em 28/04/2012 - 11:51h:
Muito bom teu artigo David.
Tenho a seguinte situação tenho um servidor ubuntu 11.10 tenho compartilhamentos autorizados por grupo no meu caso eu pertenço ao grupo TI. mandei montar a unidade da seguinte forma pelo fstab.
\\10.1.1.200\TI /home/olibio/TI cifs username=olibio,password=1234 0 0
Vi na dica acima que se eu tirar ,password ele teria que me solicitar no meu caso ele não solicita.
o que tem de errado no meu compartilhamento?
Minha distribuição é (gnome)ubunutu 12.04 desktop.
[19] Comentário enviado por
Hammerlinux em 22/05/2012 - 22:22h:
Parabens pelo seu tutorial, David, acredito que será de grande valia para os teste q estamos fazendo na empresa em q trabalho,
Valeu !!!!! pela ajuda.