Sobre o Free Pascal Compiler
Segundo o fabricante o produto Free Pascal Compiler, "
FPC é um compilador de código aberto profissional de 32 e 64 bits voltado para a programação de computadores nas linguagens de programação
PASCAL e
OBJECT PASCAL desde 1993.
Está disponível para diferentes processadores Intel x86, Amd64/x86 64, PowerPC, Sparc. Suporta os sistemas operacionais:
Linux, FreeBSD, Mac OS X/Darwin, Mac OS Classic, MS-DOS, MS-Win32, IBM-OS/2, Netware (libc e classic) e MorphOS."
"A sintaxe da linguagem do FPC é similar e compatível com a sintaxe utilizada no Turbo Pascal 7.0 da empresa Borland. O Free Pascal utiliza algumas extensões usadas pelo compilador Delphi (classes, rtti, exceções, ansistrings). Além de possuir um extenso conjunto de outras características e funções."
"O programa é distribuído sob as normas da Licença Pública GNU modificada para permitir o uso de bibliotecas estáticas quando da criação de aplicações. As fontes
do compilador estão disponíveis, sendo o compilador totalmente escrito em linguagem Pascal."
Instalação
O processo de instalação do FPC no Ubuntu é muito simples e prático, bastando para isso os seguintes passos:
1 - Abra um terminal/console.
Para isso acesse no menu Principal do Sistema, em Aplicativos -> Acessórios -> e selecione Terminal.
2 - Digite o seguinte comando no Terminal:
$ sudo apt-get install fpc
3 - Digite a senha do root e aguarde o término da instalação.
O apt-get irá baixar e instalar/configurar o FPC pra você. Observe a Figura 1:

Figura 1
Ok! Tudo pronto! Hora de testar.
No terminal digite:
$ fp
Então será aberto o editor de código do Free Pascal Compiler.
Veja nas Figuras 2 e 3 abaixo:

Figura 2

Figura 3
[1] Comentário enviado por
henriquecorbo em 03/09/2011 - 14:57h:
O FPC compila aplicações em 16 bits?
[2] Comentário enviado por
danniel-lara em 05/09/2011 - 09:30h:
Parabens pelo artigo
Pascal foi minha 1º linguagem de programanção
[3] Comentário enviado por
lasmem em 14/09/2011 - 08:14h:
vc dsabe como fazer para manusear nix* , irix . juntamente com servicos de cmd e editores de paginas web ftp ., estou precisando .baixar oua ativar irix ou montar rede unix . nao larme.
[4] Comentário enviado por
lasmem em 14/09/2011 - 08:16h:
se eu nao estiver on . env via lauroroger27@hotmail.com . ok des. kt .
[5] Comentário enviado por
lasmem em 14/09/2011 - 08:18h:
denial . inf . nec . p efetuar , script; inv ; asao inf . . se possoi envia pa4ra email.
[6] Comentário enviado por
victormag em 03/02/2012 - 11:31h:
Muito bom, pela iniciativa, mas nao sei o que acontece aqui, consigo instalar o fpc e tudo bem, mas quando digito o codigo fp pra poder entrar ele diz que o comando nao existe!
se alguem poder mim ajudar! estou usando o ubuntu 11.10
[7] Comentário enviado por
theurias7 em 09/02/2012 - 04:17h:
Também estou como o mesmo problema, eu digitei: sudo apt-get install fpc, daí instalou tudo certinho, mas quando digito: fp, diz que o comando não existe, estou usando o Ubuntu 11.10 x64.
Alguém me ajuda por favor!
[8] Comentário enviado por
erijonhson em 11/03/2012 - 11:54h:
Pra quem digita FP e dá erro, abram o Terminal e digitem:
sudo apt-get install fp-ide
Após a instalação do Free Pascal pode digitar FP no Terminal que dá certo!