Depois que terminar de instalar o sistema básico, devemos definir uma senha de "root".
1. Para quem não sabe o root é o usuário "administrador" do
Linux, é ele quem pode mandar ou desmandar em qualquer pasta ou arquivo do sistema. Então ao aparecer a tela como mostra a figura abaixo é só digitar e depois confirmar a senha do root, logo após fazer isso clique em um "continuar". Nuca esqueça essa senha pois ela é muito importante para você.
2. Agora vamos criar um usuário comum para o uso do computador, esta primeira tela pede o nome completo da pessoa, note que aqui não pede o login desejado ainda, ela só pede o nome. Digite um de sua preferencia e clique em "continuar".
3. Agora sim, aqui você deve digitar o login desejado, após digitar clique em "continuar":
4. Aqui você deve definir uma senha para o usuário criado anteriormente, no meu caso "jrcorazza". Digite e confirme a senha, logo após clique em "continuar".
5. Nesta tela ele pergunta se você deseja usar um espelho de rede para fazer o download da versão mais nova dos pacotes, mas como estamos usando um DVD com todos os pacotes e estamos instalando em um desktop selecione "Não" e clique em "continuar".
Agora ele está carregando e configurando os arquivos necessários para o restante da instalação.
6. Se for perguntado sobre um recurso de utilização de pacotes você pode escolher qualquer uma das duas opções "Sim" ou "Não", isso é uma escolha pessoal, após a seleção clique em "continuar".
7. Neste momento ele está perguntando que tipo de software você deseja instalar nesse computador, como estamos instalando em um Desktop eu aconselho deixar a primeira e a ultima opção habilitada. A primeira inclui a interface gráfica Gnome e alguns programas bem uteis para o dia-a-dia de um desktop comum e a ultima opção é a instalação do sistema básico. As outras opções são indicadas para servidores e não é o que queremos nesse momento, então desconsidere-as e clique em "continuar".
Agora ele está instalando todo o software e aplicando todas as configurações necessárias para o funcionamento do seu Debian, esse processo pode demorar um pouco dependendo a configuração do seu computador.
8. Como em todo Linux, o Debian também precisa de um gerenciador de boot e como padrão ele usa o "Grub", a instalação é automática basta selecionar a opção "Sim" e clicar em "continuar".
9. Pronto! Seu Debian já está instalado, agora é clicar em "continuar" e retirar a medida de CD ou DVD de dentro do drive que seu micro sera reinicializado.
Parabéns! Seu Debian está instalado, vamos à instalação de programas agora.