A primeira coisa que devemos pensar quando falamos em dispositivos no
Linux, é listá-los.
Para isso usamos o comando:
# lspci
Observação: Não estou falando de dispositivos de bloco como, por exemplo, disco rígido, disquete, cdrom, dvd etc.
O comando lspci mostrará na tela as informações sobre meus dispositivos:
# lspci -v | more
O "-v" é verbose para mostrar as informações em detalhes!
Exemplo de saída:
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 01)
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation GeForce 8500 GT (rev a1)
03:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 01)
04:01.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR5212/AR5213 Multiprotocol MAC/baseband processor (rev 01)
Aqui temos a relação dos dispositivos que devemos configurar, tais como placa de rede, placa de som, vídeo etc.
Dica: Para você saber mais informações sobre todo o seu hardware, pode instalar um pacote chamado lshw.
# aptitude install lshw
Para usá-lo:
# lshw
Faça um teste depois! :-)
[1] Comentário enviado por
corbe em 28/10/2008 - 10:01h:
Estou tendo dificuldades em subir o modulo usbhid, uso o slackware, baixei o kernel-modules, da mesma versão do meu kernel, descompactei o pacote, copiei o usbhid
do pacote para meu diretorio de driver, e quando dou modprobe usbhid me aparece module invalid format,
o que isso quer dizer?
[2] Comentário enviado por
corbe em 28/10/2008 - 10:13h:
acho que a pergunta certa é , como instalo um modulo que não existe na minha pasta de modulos. ( /lib/modules/2.6.24.2/kernel/drivers.. )
[3] Comentário enviado por
leonardoamorim em 28/10/2008 - 10:20h:
Quando não encontrar um módulo no diretório correspondente é necessário recompilar o kernel ativando novos módulos.
Se o módulo for proprietário você deve procurar no site do fabricante verificando se tem versão para Linux. A nvidia por exemplo dispõe em seu site drivers de vídeo para Linux.
[4] Comentário enviado por
corbe em 28/10/2008 - 10:31h:
E no caso da nvidia, devo baixar o modulo do site e ainda sim recompilar o kernel? ou simplismente copialos ao diretorio de driver do sistema?
[6] Comentário enviado por
walber em 28/10/2008 - 23:06h:
Leonardo, mandou muito nesse artigo, parabéns.
[7] Comentário enviado por
corbe em 29/10/2008 - 10:08h:
Olá,
quando tento dar modprobe usbhid aparece a seguinte msg
FATAL: Error inserting usbhid (/lib/modules/2.6.24.5/kernel/drivers/hid/usbhid/usbhid.ko): Invalid module format
algum saberia me dizer o motivo que não consigo carregar esse modulo
[8] Comentário enviado por
mafioso em 29/10/2008 - 12:11h:
São artigos como este que faz o uso do Linux ser cada vez mais fácil e agradável. Parabéns pelo artigo, kra. Eu já sabia bem estes conceitos de módulo, mas aprendi na marra... Seu artigo há uns anos atrás teria me poupado horas de pesquisa. Valeu.
A única coisa que eu adicionaria, é que para saber qual o módulo necessário para determinada placa, você também pode buscar no google. modinfo em cada módulo pode fazer alguém entrar em parafuso. Mesmo porque algumas placas funcionam com diferentes módulos, então é bom pesquisar para saber qual o melhor. Minha placa de rede wireless por exemplo, trabalha nativamente com o módulo bcm38xx. Porém, descobri que é muito melhor utilizar o módulo ndiswrapper pesquisando rapidamente no Google.
[9] Comentário enviado por
rafranco em 29/10/2008 - 19:40h:
leonardoamorim, estou há vários dias tentando fazer funcionar uma placa de som Creative CT4810 com chipset Ensoniq ES1371, espetada em um micro rodando Slackware 12.0 e DreamLinux 3.0. Ela até funcionou algumas vezes mas basta desligar o micro e tudo se perde. Segui seus ensinamentos e verifiquei no kernel 2.6.21.5 a existência de dois módulos de som snd-ens1370 e 1371. O comando modprobe levanta os módulos sem problemas. O Slack configura como ES1371, via alsaconf. Em rc.modules, descomentei as linhas correspondentes aos módulos. Passo pelo alsamixer, mas som que é bom, nada. Se puder ajudar, agradeço. P.S.: Na partição vizinha, o DreamLinux configurou tudo sozinho!
[10] Comentário enviado por
Caaio Rooberto em 15/04/2009 - 11:10h:
Meu amigo, eu estou aprendendo agora a mexer no linux. Pra variar, meu professor me passou um trabalho exatamente sobre modulos e processos correntes no linux.
Eis a duvida...
Aki estao as especificacoes do trabalho pa vc ter uma ideia:
Processo corrente e Procfs
Escrever um módulo que informe as seguintes dados do processo corrente em um
arquivo do /proc:
- PID do processo.
- Áreas de memória usada pelo processo.
- Arquivos abertos pelo processo. (Caso tenha algum arquivo aberto)
Para mais esclarecimento, o professor ainda falou q devemos usar uma estrutura chamada task_struct e q este processo corrente especificado acima eh do tipo task_struct. Logo, para conseguirmos o PID, a area de memoria usada e etc nós temos q usar esta task_struct. A questao eh essa, eu n sei usar isso.
Qlqr ajuda sera bem vinda.
Desde jah agradeco.
[11] Comentário enviado por
(xinelo) em 27/08/2009 - 20:54h:
como faço para deletar um módulo do sitema?
[12] Comentário enviado por
roneibrasil em 05/01/2010 - 20:48h:
tenho o ubuntu 9.10 karmic koala 64 bits e não estou conseguindo fazer funcionar o wireless, que é uma placa RTL8101E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 02). sabe o que posso fazer? alguma dica? obrigado
[13] Comentário enviado por
luizvieira em 06/04/2010 - 19:48h:
Muito bom!
[ ]'s
[14] Comentário enviado por
galdinocamargo em 20/05/2010 - 00:21h:
Gostei também, muito bom!
abraço,
Rodrigo Galdino.
[15] Comentário enviado por
tntsys em 25/05/2011 - 20:25h:
legal cara vc é professor da 4linux.
[16] Comentário enviado por
vbassis em 25/06/2011 - 13:25h:
Parabéns!!!!!
excelente artigo.
Abraço,
Vinicius