Funtoo Linux - Pré-instalação

Este artigo explica os conceitos necessários para planejar a instalação do Funtoo Linux.

[ Hits: 9.150 ]

Por: Perfil removido em 29/02/2016


Parte III



6. Estável ou Instável?

De modo similar a outras distribuições, Funtoo possui dois ramos distintos: um estável (stable) e outro instável (current). O ramo estável não faz atualizações constantes (exceto de segurança) e o ramo instável é útil para quem prefere um sistema constantemente atualizado.

As versões stable e current possuem três variantes. A versão padrão (standard) suporta 32 e 64 bits (multilib), temos a versão 64 bits pura (pure64) e a versão para especialistas em segurança (hardened). Existem combinações entre essas variantes em algumas microarquiteturas. Escolha seu ramo e sua variante antes de continuar.

7. O estágio 3

Como dito anteriormente, Funtoo não possui um instalador. Sistemas construídos por compilação como Gentoo e Funtoo possuem estágios (stages). Para usuários avançados existem os estágios 1 e 2. Esses estágios permitem construir as ferramentas necessárias (compilador, montador e outras) a partir do zero como é feito em LFS Linux.

O processo de construir os estágios 1 e 2 é chamado de compilação cruzada e pode ser bastante demorado e complexo. O custo-benefício de construir um sistema a partir do zero pode ser inapropriado para a maioria dos usuários. O tempo necessário para compilação e testes dessas ferramentas é grande. Funtoo permite a construção a partir do zero com estágios 1 e 2, mas o padrão é a instalação a partir de um estágio 3.

O estágio três (stage 3) funciona como uma semente que explode e dá origem a um Linux básico, porém pronto para uso. É criada a estrutura de diretórios e são instaladas as ferramentas básicas. Este sistema permite dar seguimento na instalação com a compilação de pacotes personalizados gerados a partir de código fonte obtido da Internet. Funtoo, a partir deste ponto, é incrementado por compilação de pacotes em código-fonte. O nome de um arquivo de estágio 3 reflete suas escolhas pessoais e baseado na arquitetura, microarquitetura, construção (build) e variante, como por exemplo:

stage3-amd64-k10-pure64-funtoo-current-2015-12-29.tar.xz

8. O sistema de Portes (Portage)

O sistema de portes é uma coleção de instruções sobre como compilar softwares. Ele reúne milhares de softwares livres que foram "portados" para o sistema Funtoo. O sistema de portes funciona como um ecossistema de softwares.

Um dos pilares do sistema de portes são os ebuilds. Esses arquivos são scripts bash cujo conteúdo propicia a instalação e compilação automatizada de softwares. Os ebuilds são originados do Gentoo Linux e são a base do Portage.

Existem dois modos de emergir uma coleção de portes. Podemos chamar um modo de online e o outro de offline para fins didáticos:

No modo online precisamos de uma conexão Internet durante a instalação para alcançar um repositório através do sistema emerge (explicado no próximo tópico) e obter a coleção de portes em tempo real.

No modo offline baixamos um arquivo com a coleção de portes e extraímos seu conteúdo no local apropriado durante a instalação. O segundo método é mais eficiente em termos de uma instalação planejada. Procure pelo arquivo mais recente (portage-latest.tar.xz).

9. emerge (ferramenta do gerenciador de pacotes)

Emerge é o front-end para o Portage do Funtoo. Com o emerge é fácil instalar, atualizar ou remover softwares do sistema. Emerge resolve dependências e instala pacotes com base nos dados do Portage. Para um resumo sobre como emerge funciona leia:
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Parte I
   2. Parte II
   3. Parte III
   4. Parte IV
Outros artigos deste autor

Configurando HD via porta USB no Linux

Bluetooth descomplicado em notebook Toshiba / HP

Apollon no Conectiva Linux 10

Capturando seu desktop com uma aplicação feita em kylix

Selecionando dados numa tabela para confecção de gráficos no oocalc

Leitura recomendada

Ética na Programação

Criando, monitorando e terminando processos

Principais Ambientes Gráficos

Linux para máquinas antigas - Que distribuição escolher?

Introdução ao Linux: O editor de texto Nano

  
Comentários
[1] Comentário enviado por sacioz em 01/03/2016 - 15:48h

Mais um bom artigo do jovem KYETOY . Como de praxe C^ + d . Obrigado .

[2] Comentário enviado por Freud_Tux em 01/03/2016 - 18:56h

Faz um da instalação do Funtoo, usando tudo dos repositórios do próprio, como Kernel etc.

T+

[3] Comentário enviado por pherde em 02/03/2016 - 08:06h

Com esse planejamento e mais o wiki da instalação oficial em português, fica bem mais fácil instalar o sistema. http://www.funtoo.org/Install/pt-br

[4] Comentário enviado por Fabiofsg em 25/09/2016 - 10:24h

Excelente!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts