Desbravando o mundo do Software Livre

Li este artigo no BLOG do colega Fábio Telles, onde ele descreve muito bem como introduzir novos colegas no mundo do Software Livre, principalmente no Linux. Como achei muito interessante, solicitei sua autorização para compartilhá-lo com os colegas do Viva o Linux, vale à pena conferir.

[ Hits: 25.531 ]

Por: Jorge Alberto Corso em 29/04/2006


Licenças



1.2 Licenças


Se você estiver querendo simplesmente "pôr a mão na massa", pule os itens 1.2.2 e 1.2.3!

As licenças representam a área legal do Software Livre. Apesar de parecer uma área muito enfadonha, ela é muito polêmica e seu debate trouxe contribuiu para o surgimento de licenças livres para outras coisas que não software, como textos, música, vídeo, etc.

1.2.1 - Licenças de Software Livre segundo o Projeto GNU


O Projeto GNU, como mostra nos textos acima, lança a público a idéia de se desenvolver o Software Livre. De fato encontram-se diversos Software Livres que de alguma forma foram ajudados pela Free Software Foundation, uma instituição criada para arrecadar fundos para financiar o Projeto GNU.

Além disso, o projeto GNU tem um papel histórico fundamental de criar um sistema de licenças livres, que garantam legalmente a liberdade do software. Para entender este conceito amplamente debatido até hoje, vale à pena perder algum tempo lendo outros textos no site do Projeto GNU:

1.2.2 Software de Código Aberto e a OSI


Alguns destes textos refletem um debate que surgiu no final da década de 90 quando a Netscape liberou seu código fonte (depois que a Microsoft lançou o Windows 98 junto com o Internet Explorer), fazendo surgir o Projeto Mozilla, responsável pelo desenvolvimento do atual Firefox e Thunderbird.

Nesta época, surgiu a OSI, que defende licenças mais flexíveis sem o conceito de copyleft. Alguns artigos interessantes:
De fato, a OSI passou a ser procurada por grandes empresas para validar licenças que elas criam para liberar seus produtos para a comunidade. Então, quando a SUN, IBM, Netscape, etc liberam seus códigos fontes e a OSI aprova a seu modelo de licenciamento, dizemos que ele é um "Software de Código Aberto segundo a OSI" e assim ele é recebido de braços abertos pela comunidade, ou pelo menos por aqueles que se contentam com licenças, geralmente no estilo BSD.

1.2.3 As licenças livres fora do campo da informática


O movimento de Software Livre reaqueceu um antigo debate a cerca da universalidade do conhecimento. A idéia é de que o conhecimento não pode ser propriedade particular, deve ser compartilhado com toda a sociedade de forma a incrementar o arcabouço cultural humano.

Desta forma surgiram propostas de criar licenças que permitam copiar e distribuir diferentes tipos de mídias, como páginas da Internet, fotos, textos, vídeos, etc utilizando licenças mais ou menos restritivas.

A Creative Commons foi criada especificamente para atender este público, oferecendo diversos modelos de licenças traduzidas para várias línguas que podem ser utilizadas facilmente por qualquer um.

Em novembro de 2005 o Google incluiu uma opção na suas buscas avançadas para procurar conteúdo na Internet com a opção Direitos de uso, onde é possível selecionar conteúdo com licenças livres.

Um exemplo excelente do poder das licenças livres é o Wikipedia, um projeto de enciclopédia livre, produzida no estilo do Software Livre.

NOTA: O texto original pode ser acessado através do BLOG de Fábio Telles em:
Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Filosofia
   2. Um pouco de história
   3. Licenças
Outros artigos deste autor

Como desabilitar RAID 1

Antispam em Shell Script

Como explicar o que é kernel para um leigo

Leitura recomendada

O Mestre, o Tecnólogo e o Aprendiz

Fãs do pinguim, vamos à luta!

As novidades no MenuetOS 2007

Ovos de Páscoa no GNU/Linux

Criando um banco de dados para obter ajuda do sistema

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 29/04/2006 - 14:18h

Olá, Jorge!

Muito bom e oportuno esse seu artigo. Foi bastante abrangente, principalmente por você ter colocado os links para a leitura dos textos originais.

E quando disse "oportuno", refíro-me ao momento atual onde um grande número de novos usuários Linux estão chegando e em busca de orientação de qualidade. Certamente esse artigo vai servir de referência para futuras respostas sobre o tema.

Boa sorte!

Wesley Caiapó

[2] Comentário enviado por the question em 29/04/2006 - 17:17h

Mto bom o artigo!
Me exclareceu mta coisa.

[3] Comentário enviado por liviocf em 30/04/2006 - 01:04h

Seria muito se seu artigo fosse esclarecedor para mim!!! Mas ele me fez um favor muito grande: ter argumentos claros e muito bons para propor a utilização do Software Livre para todos que conheço!!! O manifesto GNU me fez refletir sobre muita coisa até mesmo sobre a propagação do conhecimento nas instituições brasileiras!!
Viva o Software Livre!!! Viva o GNU/Linux!!!
Parabéns pelo belo artigo!!

[4] Comentário enviado por mascote24 em 01/05/2006 - 08:24h

Obrigado pelos comentários, porém quero deixar claro que não é de minha autoria, assumo a iniciativa de divulgá-lo para os colegas mas os créditos da autoria são do Fábio Telles http://tellesr.multiply.com

[5] Comentário enviado por agk em 03/05/2006 - 08:18h

Grande artigo, realmente mereceu ser publicado, apesar da politica do VOL de nao aceitar artigos de terceiros.

[6] Comentário enviado por Gilmar_GNU/Slack em 07/01/2008 - 12:19h

Que bom que achei um Artigo que fale sobre o mundo cyber e sobre o sistema linux .!
otimo , bem interessante !
Espero que todos aqueles que compartilham deste mundo tbm, aprendam algo que vale a pena !
Mesmo que não seja de autoria propria ja é de um bom grado por nos deixar informados !
Obrigados aqueles que se interessam pelo munco cyberneticco e que aqueles que querem aprender mais sobre esse mundo cheio de informações..
Conhecimento cientifico não é crime !

Viva o sistema Linux!

Mestre_gaara: Distribuição Backtrack Linux!

Sistema Linux para sempre e que aconteçam, mais ataques para aqueles que merecem..
Pois neste mindo aqueles que tem conhecimento sempre são aqueles que sobrevivem !


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts