Da programação ao IDE NetBeans

O objetivo deste artigo é mostrar a diversidade de aplicações e a praticidade que uma IDE pode oferecer ao usuário. A programação pode ser desenvolvida em qualquer ambiente de trabalho, desde uma simples lauda de papel, um bloco de notas ou mesmo, um software de última geração. Na verdade, o que está em jogo, é sua capacidade lógica criativa.

[ Hits: 19.632 ]

Por: Italo Muryllo Tosta em 11/07/2013


Introdução



O objetivo deste artigo, é mostra a diversidade de aplicações e a praticidade que uma IDE pode oferecer ao usuário.

A programação pode ser desenvolvida em qualquer ambiente de trabalho, desde uma simples lauda de papel, um bloco de notas, ou mesmo um software de última geração. Na verdade, o que está em jogo, é sua capacidade lógica criativa.

Assim, programação é um processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador.

Há de se considerar os passos realizados para se obter os objetivos. Ele é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo diretamente em linguagem de máquina.

Partindo deste princípio, busco trazer alguns princípios de programação para iniciantes como o que é linguagem de programação, linguagem de máquina, Assembly, linguagem de alto nível, compiladores e interpretadores e, por fim, IDE e o IDE NetBeans.

O que é programação?

É a arte de desenvolver rotinas com automação.

São processos realizados por algoritmos, os quais executarão os caminhos escritos pelo programador que descreverá seu início (entrada de dados), meio (processamento) e fim (saída ou resultado desejado).

Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador.

Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.

Todo este processo (conjunto sintático e semântico transmitido por palavras e números) em expor as rotinas dos programas, chama-se código-fonte. Destarte, o código-fonte são as linhas de programação que formam um software em sua forma original.

O objetivo da linguagem de programação é facilitar a interação entre programador e máquina. É permitir que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código de máquina).

Por fim, linguagens de programação são projetadas para adotar uma sintaxe de alto nível, próxima à linguagem natural dos humanos, facilmente entendida por programadores. São ferramentas importantes para que programadores e engenheiros de software possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez.

Como exemplo destas linguagens, temos inúmeras como: C/C++, C#, Java, Pascal, Python, etc.

Referência: Linguagem de Programação « Wikipedia.org

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Linguagens
   3. Compiladores / Interpretadores / IDE
   4. Instalação
   5. Conclusão
Outros artigos deste autor

O Projeto GNU e o Linux: Uma combinação de sucesso

Configuração da interface KDE

Guia pós-instalação do Fedora 21

Guia pós-instalação do Fedora 18 (Spherical Cow)

Leitura recomendada

Instalação da Zabbix 3.0 em Debian 8.6 Jessie

Slackware não tem gerenciador de pacotes?! Não tinha!

Kindle com agregador RSS através do Calibre

Qemu: o notável emulador

Implementando rotas estáticas no Linux com route

  
Comentários
[1] Comentário enviado por andre227 em 19/07/2013 - 11:27h

Opa, parabéns pelo artigo! Ótimo para quem está começando!!!

[2] Comentário enviado por italotosta em 20/07/2013 - 09:11h

Obrigado, andre227!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts