Controle de banda dos usuários secretos do Mikrotik

No Mikrotik existem várias possibilidades de controlar a banda dos usuários do sistema. Provedores de acesso a internet ou mesmo redes privadas que usam o MK como servidor PPPoE e não querem usar um banco de dados separado podem usufruir de tais benefícios.

[ Hits: 78.491 ]

Por: Ademar Tellecher em 18/07/2007


Introdução

Esse tutorial tem como objetivo cadastrar os clientes secretos no Mikrotik e controlar a banda de downloads e uploads dos mesmos.

Partiremos do ponto em que você já está com o sistema funcionando, ou seja, está instalado com todas as regras de firewall e nat, tudo feito.

Se você ainda não sabe o que é Mikrotik, eis uma citação retirada do Wikipédia:

"Mikrotik, sistema operacional baseado em Linux que é usado em micros e RouterBoards para gerenciamento de ISP's e que mudou o conceito da implementação de um provedor de acesso tornando-o mais simples e acessível a todos".

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mikrotik

Outras referências:
1° passo, acessar o MK pelo WINBOX:



2° - No menu a esquerda clicar no botão PPP.

3° - Ir na guia Profiles, nessa guia iremos cadastrar os profiles com as respectivas velocidades que setaremos a cada usuário secreto.



4° - Clique no botão +, ainda na guia profiles... na janela que aparece dê um nome ao seu profile, exemplo:
  • Name: Wireless-64kbps
  • LocalAddress: coloque o IP da sua interface que está respondendo ao PPPoE, ex.: 192.168.9.254
  • RemoteAddress: coloque o profile que esta respondendo ao PPPoE, ex.: wireless-02



5° - Clique na guia "Limit" da janela do profile que estamos configurando e no campo "Rate limit tx/rx:" coloque a velocidade de upload e download que deseja para esse profile, ex.: 64k/64k.

OBS: Para o campo limit será necessário colocar o "k" minúsculo no final de cada velocidade separados por "/", como acima citado e seguindo a ordem TX/RX.

Pronto, nosso profile de 64kbps está criado, caso você queira várias velocidades, basta criar novos profiles seguindo o exemplo do primeiro, mudando apenas o nome e a velocidade que deseja para o novo profile.



Na próxima página estaremos criando o usuários secretos colocando as respectivas velocidades para eles.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Cadastrando os usuários secretos e limitando a banda para eles
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Instalando o driver da NVidia no Fedora Core 2 sem compilar o kernel

GoboLinux? Que distro é essa? (Parte 2 - Instalação)

OCSInventory com inventário de pacote Microsoft Office - Instalação no Ubuntu Server

Passo a passo: Fedora autenticando usuários no Active Directory

Exherbo Linux: sacrificando a cabra

Comentários
[1] Comentário enviado por kest em 18/07/2007 - 08:13h

Legal, esta forma de limitar banda no mkt eu ainda não conhecia. Gostaria de saber se tem como fazer isso usando Radius? POis quero ter meu serv linux com autenticação em um serv radius mas sendo roteado pelo mkt. Grato.

[2] Comentário enviado por mirim em 20/07/2007 - 16:52h

Prezado Kest..

Existe sim uma forma de fazer o controle de banda dos usuarios com um servidor radios, inclusive essa éh uma das grandes tacadas do MK, para isso o processo éh mais complicado um pouco, mas estarei fazendo um novo artigo com o controle de banda por radius..
mas segue esses links que vc pode usar como referencia para fazer isso..

http://under-linux.org/wiki/index.php/Mikrotik

http://www.mikrotikbrasil.com.br/?sec=docs

[3] Comentário enviado por fpasqueto em 20/07/2007 - 17:53h

o amigao parabens pelo artigo nota 10.....

[4] Comentário enviado por iandecy em 16/05/2008 - 14:22h

irmao gostaria de saber como é que eu faça para entrar no meu mikrotik instalei o mesmo em um pc e como eu faço para colocar o ip para poder acessar de outro pc e configurar ele ?

Abraços.

[5] Comentário enviado por mirim em 08/06/2008 - 21:54h

Prezado Iandecy, para acessar o mikrotik, depois de instalado éh necessário que voce ative a placa de rede e sete um ip pra ela ou simplesmente ative a placa de rede, para isso voce proceda da seguinte forma, não sei o seu grau de conhecimento referente a informatica, portanto vou expressar sem considerar tal conhecimento que voce tenha.

* Vá em frente ao monitor que deve estar ligado no 'CPU' que voce instalou o MK, e com um teclado devidamente conectado nele, na tela deve estar pedindo um user e senha, na instalação padrão do MK, o user éh "admin" sem aspas, e senha "" em branco (não tem senha), tecle enter.
* Ira aparecer uma mensagem de boas vindas, ao parar no terminal de comando, digite: 'setup', ira aparecer uma serie de opções, nessa tela digite 'a' ira novamente para um novo menu, digite novamente 'a', apartir daí, ele pede o ip, mask, gw, etc..., basta apenas voce colocar "IP/MASK", apos isso basta voce usar *WINBOX*, baixe do site oficial www.mikrotik.com

[6] Comentário enviado por binoanb em 20/03/2010 - 23:17h

Amigo você saber autenticar usuário e senha pelo terminal apenas, sem navegador?

É porque estou com uma máquina instalando linux sem interface gráfica e estou com dificuldade de autênticação para acessar a internet por ela e atualizar o sistema.

Obrigado.


Contribuir com comentário