Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

Como instalar e configurar duas ou mais distros
Linux user
gaiada
30/11/2004
Este texto tem como objetivo dar uma base sobre como instalar e configurar duas ou mais distribuições num mesmo computador usando como gerenciador de boot o LILO.
Por: Carlos Aberto S. Soares
[ Hits: 17549 ]
Conceito: 6.8   3 voto(s)3 voto(s)3 voto(s)3 voto(s)3 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Particionamento

Começaremos agora a fazer uma parte que é bem simples, porém muito importante para o nosso objetivo, o particionamento.

O que é particionamento?


Em poucas palavras é dividir o HD em Partes independentes .

Tenha certeza que você tem capacidade, espaço suficiente em disco e acima de tudo as distros. ;)

Dê o boot pelo CD da distro que achar melhor (neste caso é mais fácil usar algum LiveCD que tenha o QTParted, excelente particionador com interface gráfica que facilita o trabalho).

Você também pode usar o particionador que achar melhor, o importante é que você deixe:
  • Uma partição Swap que deverá ter mais ou menos o dobro da memória RAM do computador.
  • Duas ou mais partições Linux.

OBS: A quantidade de partições e espaço vão de acordo com a quantidade de distros e a quantidade de espaço requerido pelas mesmas.

Supondo que estejamos usando Slackware 10 como boot e em um HD de 30GB e 64MB de memória RAM, faríamos:

# cfdisk
ou
# fdisk

Ou seja, entrar no particionador "cfdisk" ou no "fdisk", aconselho usar o cfdisk, pois é mais maleável e seguro.

Siga as instruções de seu particionador para adquirir as partições acima citadas.

Exemplo:

hda1  swap        128(MB)
hda2  reiserfs    15(GB)
hda3  reiserfs    14.8(GB)

ou seja, uma partição swap com 128 MegaBytes, uma partição ReiserFS com 15 GigaBytes e uma ReiserFS com aproximadamente 14.8 GigaBytes.

Próxima página >>




Páginas do artigo
   1. Particionamento
   2. Instalando as distros
   3. Configurando o LILO

Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por dhoko em 01/12/2004 - 03:04h:

falto fala como se instal por exemplo.:
linux, linux e windows em um mesmo HD
eu por exemplo. não tive a felicidade de conseguir isntalar 3 sistemas

sendo eu eu fiz o seguinte esquema:

windowsxp
linuxswap
slackware
mandrake

isso na época.
e deu pau.. kernel panic, e por ai vai

[2] Comentário enviado por Caiapó em 10/12/2004 - 01:40h:

Não entendi muito bem. Queria eu instalar três ou mais distros no meu HD, isto, mais o winXP. Espaço não é um problemão, já que tenho um HD de 80 GB.
E falta saber tb quantas partições meu HD suporta. Li em fóruns que não posso ter mais que três partições primárias, mas quantas de fato posso ter e quantas partições estendidas? Se o autor do artigo puder responder, ficarei muito grato.


[3] Comentário enviado por luiscarlos em 15/04/2005 - 09:41h:

Vc pode ter ate 3 particoes primarias, deve ter uma estendida entao e qntas particoes logicas quiser, cada particao deve ter no minimo 8MB de tamanho, entao faça a conta de qntas vc pode ter no seu HD.

Para ter 3 So no mesmo HD faça assim, crie 3 particoe3 primarias e uma estendida, dentro desta estendida crie uma particao logica de swap e as outras que vc desejar.

Instale nas particoes primarias o slackware, mandrake e xp, na logica de swap vc formata como swap.

[4] Comentário enviado por Thalysson S em 13/08/2007 - 08:32h:

muito bom teu artigo,consegui fazer tudo blz aki em casa,instalei o ubuntu,slackware,e o windows xp.tudo certinho

valeu


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.