Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Personalizando sempre!
Por alvesfox
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

Atualização e instalação de programas no FreeBSD
Linux user
douglas.giorgio
05/02/2010
O FreeBSD é descendente do antigo BSD "Berkeley Software Distribution" desenvolvido pela Universidade de Berkeley nos anos 70. O FreeBSD tem um mascote chamado Beastie. "The Power To Serve" é um lema do FreeBSD, o sentido da frase é voltado para uso em servidores.
Por: Douglas Giorgio Fim | Blog: http://freebsdwallpapers.blogspot.com/
[ Hits: 25355 ]
Conceito: 8.9   6 voto(s)6 voto(s)6 voto(s)6 voto(s)6 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Quem usa FreeBSD?

Tenho uma resposta simples e rápida, "muitas pessoas e empresas":
  • Microsoft "Hotmail"
  • Yahoo!
  • MetroSP

No site do Metrô SP eles afirmam usar FreeBSD:

"Usamos o Slackware Linux nos servidores de correio e de Intranet/WEB. O Red Hat suporta os servidores de bancos PostgreSQL. No caso de nossa Extranet o sistema operacional livre é o FreeBSD. Hoje todo o gerenciamento da nossa rede é também realizado com software livre."
Linux: Atualização e instalação de programas no FreeBSD

Instalação de programas

Para instalar um programa com pacotes pré-compilados e suas dependências:

# pkg_add -r programa

Veja alguns exemplos nessa outra dica:
Para instalar um programa pelo fonte e suas dependências:

cd /usr/ports/diretorio/programa

Ex.:

# cd /usr/ports/www/firefox
# make install clean


O mais interessante é que mesmo se você instalar um programa pelo fonte, se tentar instalar novamente com pacotes pré-compilados ele irá detectar a instalação pelo fonte e te informará sobre o programa já instalado. Tudo isso graças ao pkgdb, caso você não tenha instalado as dependências de algum programa, pode resolver esse problema com o pkgdb da seguinte forma:

# pkgdb -F

Atualização

Para podermos atualizar os programas instalados, primeiro precisamos atualizar os ports do FreeBSD. Se você está atualizando pela primeira vez, faça o seguinte:

# portsnap fetch extract

Nas próximas vezes:

# portsnap fetch update

Pronto, as ports já estão atualizadas, agora temos que ver o que precisamos atualizar:

$ pkg_version -v

O resultado será algo parecido com isso:

a2ps-a4-4.13b_4 = up-to-date with port
aalib-1.4.r5_4 = up-to-date with port
alacarte-0.12.1_1 < needs updating (port has 0.12.4)
apache-2.2.13 < needs updating (port has 2.2.14_5)
appres-1.0.1 = up-to-date with port

A primeira coluna mostra o programa e sua versão, a segunda se a versão instalada é menor, igual ou maior que a versão atual do port e a terceira coluna mostra se precisa atualizar, caso precise, a versão atual que está no ports é mostrada entre parenteses "(port has x.x.x)". Se a versão instalada já estiver atualizada, aparecerá "up-to-date with port".

A atualização pode ser feita com o portupgrade.

Para atualizar o programa com pacotes pré-compilados, se possível, caso não consiga, irá baixar o fonte, compilar e instalar:

# portupgrade -P programa

Para atualizar somente com pacote pré-compilados:

# portupgrade -PP programa

É muito importante que você atualize com pacotes pré-compilados, pois no caso de atualizar tudo pelo código fonte, vai acabar gastando muito tempo, mas muito mesmo. Já vi caso de ficarem atualizando o KDE4 pelo fonte e depois de 2 dias de compilação deu erro. A instalação e atualização de programas com pacotes pré-compilados é muito mais eficiente.

Um parâmetro muito importante é o "-r", pois ele atualiza todas as suas dependências.

Existe um parâmetro muito importante também, o "-a", ele vai atualizar tudo que precisa ser atualizado, neste caso você não precisa indicar o programa a ser atualizado.

Um parâmetro muito utilizado é o "-v", ele exibe mais detalhes sobre o que acontece.

O comando mais usado:

# portupgrade -Prv pacote

Comando NÃO recomendado:

# portupgrade -ra

Não recomendo pelo fato de atualizar somente pelo fonte dos programas, ainda mais se você nunca atualizou o seu sistema, mas cada um é livre para fazer o que quiser, mas pode se preparar par dormir, pois vai demorar muito.

    Próxima página >>




Páginas do artigo
   1. Quem usa FreeBSD?
   2. Desinstalação de programas

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por pael em 05/02/2010 - 19:29h:

Você esqueceu de falar que pra instalar usando ports a pessoa não precisa necessariamente saber o caminho de cabeça, quero dizer...é só ela digitar, por exemplo, whereis firefox35 ( Lê se firefox 3.5, mas digitamos firefox35, o mesmo vale para apache 2.2 que no caso seria apache22) e ele mostra o caminho, o do exemplo seria /usr/ports/www/firefox35

Realmente atualizar pelo código fonte demora séculos, mas os pré-compilados normalmente não são tão atualizados...

Você também esqueceu de falar do portaudit, mas o teu artigo tá ótimo, meus parabéns e quem for usar o FreeBSD NÃO SE ESQUEÇA DE LER A MERDA DO HANDBOOK :D aquela coisa do capeta realmente tem tudo e facilita a vida, mesmo sendo tão gigantesco :x

E é um ótimo artigo, meus parabéns xD


[2] Comentário enviado por removido em 05/02/2010 - 21:16h:

Eu demorei 10 horas pra compilar o kdebase, mais 12 pro office 3.2, isso em gentoo.Minha maquina é pobre, um celerom m530 de 1.7 e 1gb de memoria...Por ai da pra ter uma idéia....

Faz uma cara que eu tento o *bsd, mas não adianta, o sistema teima em reiniciar quando plugo o pendrive ou meu hd externo...Uma pena.

Muito bom o artigo.


[3] Comentário enviado por douglas.giorgio em 06/02/2010 - 01:21h:

obrigado pelos elogios!

pael: depois que o artigo foi publicado, eu dei uma lida, realmente está faltando muita coisa, eu tbm deveria ter cidado os modos de encontrar programas nas ports

xipirito: realmente demora muito compilando, ja vi um usuario reclamando que ficou 2dias compilando o kde4 e depois deu erro, eu ja cheguei a dormir e no dia seguinte a atualização ainda nao ter terminado.
Por isso que recomendo fazer a atualização com esses procedimentos.

pacotes individuais:
# portupgrade -Prv pacote

todo o sistema
# portupgrade -Prva

é sempre bom seguir esses procedimentos, agr se for atualizar somente com pacote pre-compilando "-PP" pode acabar dando erro por nao achar todas as dependencias em pacotes, isso ja aconteceu cmg


[4] Comentário enviado por asdf2 em 07/02/2010 - 17:19h:

O freebsd realmente é um sistema muito mais robusto, muito mais seguro, muito mais ...

mas sinceramente falando, com todos os problemas e deficiências, eu ainda prefiro o LINUX, esse sim é o sistema que vai dominar o planeta.

valeu pela tentativa.


[5] Comentário enviado por pael em 07/02/2010 - 19:01h:

o FreeBSD "não tem problemas e deficiências", é que ele realmente não foi feito para uso em desktops, é claro que com o tempo isso foi mudando, mas ele realmente não é um sistema para iniciantes muito menos tão bom para o uso diário quanto o linux, mas isso não impede o uso dele diariamente em desktops :x


[6] Comentário enviado por douglas.giorgio em 07/02/2010 - 20:45h:

asdf2: nao estou disendo que o FreeBSD vai dominar o mundo, msm ele sendo mais rapido em processamento, cerca de uns 30% mais rapido, ainda mais agr que o FreeBSD ganhou o gerenciador de processos da Machintosh e ao passar do tempo o FreeBSD vai se tornar o SO mais rapido "o gerenciador vai sair na versão 8.1 atualmente estamos no 8.0" e sem contar que quando dou o boot nele com o gnome ele nao passa dos 200MB de memoria e tbm tem um sistema de ports onde vc pode fazer a compilação e muitos programas vem com a opção de customização, assim tornando mais leves, ja cheguei a fazer muitos testes sobre desempenho e o FreeBSD ganhou em todos em alguns casos chegou a ser quase 4x mais rapido que o LINUX, e ao contrario do LINUX o FreeBSD passa por uma analize de detecção de vulnerabilidade em todos os pacotes e programas compilados pela port, e ele avisa quando vc está instalando um sistema que nao passou nos testes

NÂO ESTOU DIZENDO QUE O FREEBSD EH MELHOR QUE O LINUX, mas o FreeBSD nao é um sistema de se jogar fora

TODOS OS SO TEM UM LADO POSITIVO

do FreeBSD ao Windows, todos sao sistemas operacionais admiraveis, ateh o windows que tem muitos problemas com vulnerabilidade, ainda assim ele é o mais usado e tem os melhores jogos e traz bilhoes e bilhoes para a MS

nao gosto de criticar nenhum sistema, mas tbm nao gosto quando invadem o meu espaço

COMO O PAEL DISSE:
"é que ele realmente não foi feito para uso em desktops,"
isso diminui muito a quantidade de usuarios

THE POWER TO SERVE


[7] Comentário enviado por asdf2 em 07/02/2010 - 21:28h:

"asdf2: nao estou disendo que o FreeBSD vai dominar o mundo, msm ele sendo mais rapido em processamento, cerca de uns 30% mais rapido, ainda mais agr que o FreeBSD ganhou o gerenciador de processos da Machintosh e ao passar do tempo o FreeBSD vai se tornar o SO mais rapido ..."

Será que é mais rápido mesmo? no site phoronix tem um benchmark entre o DEBIAN GNU/LINUX, FREEBSD 8.0 e varios outros sistemas, e já adianto que o DEBIAN GNU/LINUX ganhou do FREEBSD 8.0 em 95 % dos testes, ou seja DE BALAIADA. aqui vai o link:

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux_bsd_opensolaris&num=1

foi por causa desse benchmark aí que larguei definitivamente do freebsd, falou.


[8] Comentário enviado por pael em 07/02/2010 - 22:18h:

é amigo, faltou ler essa parte do benchmark

"There is a lot to gather from these benchmark results that directly compare the "out of the box" performance on Fedora, Debian GNU/Linux, Debian GNU/kFreeBSD, FreeBSD, OpenBSD, and OpenSolaris. If looking solely at the number of first place wins for each operating system, Fedora 12 and Debian GNU/Linux (2010-01-14) were tied with each having seven wins. Behind the Linux distributions, OpenSolaris 2009.06 and FreeBSD 8.0 were tied with each having two wins. Debian GNU/kFreeBSD and FreeBSD 7.2 each had one win. OpenBSD 4.6 had not won in any of our 20 operating system benchmarks. However, in this article we are just looking at some areas of the 64-bit OS performance and depending upon the system's configuration, tweaking, compiler changes, and other optimizations these results could certainly shake out quite differently. There are also features in some operating systems that make them more favorable than others depending upon your individual needs."

Em outras palavras, se você compilasse o kernel e os pacotes do FreeBSD com certeza os resultados dele seriam bem melhores e realmente "out of the box" não é um termo que combina com FreeBSD :P


[9] Comentário enviado por douglas.giorgio em 07/02/2010 - 22:18h:

asdf2: eu confio mais nos meus testes, pq foi com oq eu uso.

pelo seu nivel, vc nao deve nem conseguir instalar o FreeBSD, tentou e tentou, e tomou um coro e agr fica chorando, largou definitivamente pq nem conseguiu dar o boot

aposto que vc nao consegue nem atualizar o kernel e nem caregar modulos no boot

esse site tem um teste sobre 32 e 64 bits rodando alguns jogos a maioria baseado em quake, ateh o 32 bits ganhou, fui conferir, e aki o resultado foi absurdamente diferente, 64bits acabou com 32bits nos meus testes deu uma diferença de quase 20fps, nao podemos confiar de corpo e alma em todos os testes, tem que ser revisto diversas vezes

vc soh sabe oq le, eu leiu e testo p ter certeza quando eu for falar


[10] Comentário enviado por douglas.giorgio em 07/02/2010 - 22:38h:

asdf2: soh para vc ficar feliz, da uma lida aki

http://info.abril.com.br/edicoes/209/arquivos/3754_1.shl

se vc for em um site de windows, obviamenteo windows vai sempre ganhar, em site de linux, obviamente o linux sempre vai ganhar

entao vamos ver os lugares onde realmente fazem testes justos

nao é a toa que macOS X "Apple", hp-ux "HP". AIX "IBM", Solaris e Opensolaris "SUM" e quase todos os unix vem do BSD, o OpenBSD foi considerado o sistema mais seguro atualmente e da historia, tudo da familia BSD

e vamos parar de ser um pouco XITAS, nao sou contra linux, afinal eu uso FreeBSD e Slackware, estou dos dois lados e aproveito o lado bom dos dois e nao critico nenhum SO

vc deve ser novo no mundo Opensource, todo mundo ja passou por essa faze de ficar falando coisas como, Tal SO vai dominar o mundoooooooooo, Windows user fala isso, Linux users fala isso, BSD users fala isso


[11] Comentário enviado por asdf2 em 07/02/2010 - 22:48h:

"Em outras palavras, se você compilasse o kernel e os pacotes do FreeBSD com certeza os resultados dele seriam bem melhores e realmente "out of the box" não é um termo que combina com FreeBSD :P "

tenho um GENTOO/linux aqui compilado pra pentium 4 com as cflags = "-march=pentium4 -O2 -pipe -fomit-frame-pointer" e posso te garantir que ele é de 10 a 20 % mais rápido que o freebsd 8.0 compilado com as mesmas cflags, faça o teste aé você mesmo usando a suite do phoronix e veja realmente qual é o mais rápido.


"pelo seu nivel, vc nao deve nem conseguir instalar o FreeBSD, tentou e tentou, e tomou um coro e agr fica chorando, largou definitivamente pq nem conseguiu dar o boot

aposto que vc nao consegue nem atualizar o kernel e nem "caregar" modulos no boot"


PALA, SÊ PALA VIU. Vô contar tudim pra minha mamãe que você me bateu, viu seu bobo, hun! Eu caRego modulo sim, tá?

HUAHUHAUHAUHAUHAUAHUAHAUHAHAHAHAHHAHAHHAHAHAHAHA


[12] Comentário enviado por pael em 07/02/2010 - 22:56h:

lol, trocou um o FreeBSD por um OS que copia indecentemente o ports do FreeBSD ._. , asdf2 so teu fã cara, posso andar com você na hora do recreio? :)


[13] Comentário enviado por asdf2 em 07/02/2010 - 23:08h:

"trocou um o FreeBSD por um OS que copia indecentemente o ports do FreeBSD ._. "

isso é verdade, o gentoo copiou do freebsd descaradamente mesmo, mas eu quero te provar é que mesmo copiando (ou melhor evoluindo ) o ports do freebsd, o linux é bem mais rápido.


[14] Comentário enviado por removido em 08/02/2010 - 01:47h:

Qual melhor não sei, mas sei que o gentoo é muito rápido, não vi nada igual ainda...


[15] Comentário enviado por douglas.giorgio em 08/02/2010 - 03:16h:

bom, nao estou julgando o linux, eu nao posso esculaxar o linux pq eu tbm uso linux, tanto o linux e o FreeBSD sao otimos SO, tanto o LINUX ou BSD nao vou ter nada a perder usando os mesmos

asdf2 realmente nao da p falar com vc, pode proteger o linux o quanto quiser, nao me importo, eu ainda gosto de linux mas tbm nao abro mao do FreeBSD e nao importa oq vc falar, nao vai mudar a minha opnião

NADA A DECLARAR SOBRE OS SEUS ULTIMOS COMENTARIOS...


[16] Comentário enviado por removido em 08/02/2010 - 05:35h:

Fanatismo não nos leverá a lugar nenhum, eu mesmo ja tentei de todas maneiras usar o freebsd...Infelismente o meu hardware parece ser incompativel, mas nem por isso vou dizer que é ruim, e assim que sair uma nova versão la vai eu de novo....

é por ae.


[17] Comentário enviado por pael em 08/02/2010 - 20:28h:

eu concordo em parte com o douglasfim já que eu abri mão de uma vida fácil no linux e vim pro Free xD
anyway, nem se preocupem com esse asdf2, hoje em dia linux tá ficando = CS, é tão fácil e tão simples que mais pessoas estão usando...mas como no CS sempre aparecem umas criancinhas bobas e ridículas que não aceitam a opinião dos outros :P


[18] Comentário enviado por asdf2 em 08/02/2010 - 22:44h:

"eu concordo em parte com o douglasfim já que eu abri mão de uma vida fácil no linux e vim pro Free xD
anyway, nem se preocupem com esse asdf2, hoje em dia linux tá ficando = CS, é tão fácil e tão simples que mais pessoas estão usando...mas como no CS sempre aparecem umas criancinhas bobas e ridículas que não aceitam a opinião dos outros :P"

UUUiiiiii, AAAAAiiiiiiiiii, MAMÃE tem um moço aqui QUELENDO me bater...

BUUUAAAA BUUUAAAA BUUUAAAAA


[19] Comentário enviado por douglas.giorgio em 09/02/2010 - 01:25h:

no comment...



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.