Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux · BestLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha

» Wallpaper


Artigo

Acelerador de conexões dial-up para provedores de acesso
Linux user
patrickbrandao
30/09/2004
Você é provedor de acesso dial-up e ISDN? Quer aumentar a velocidade do acesso do clientes? Acelere em até 8 vezes a conexão dial-up compactando os dados antes de enviá-los para links lentos e sem precisar instalar nenhum programa nos PCs dos clientes e ainda economize sua banda.
Por: Patrick Brandao
[ Hits: 29353 ]
Conceito: 9.3   Linux conceitoLinux conceitoLinux conceitoLinux conceitoLinux conceito + quero dar nota ao artigo

Introdução

Por Patrick Brandão
http://www.patrick.eti.br
contato@patrick.eti.br

Aviso


Este tutorial pode ser distribuído, impresso e copiado de todas as formas possíveis desde que se mantenha o nome, a página web e o e-mail do autor no cabeçalho em local visível, abaixo do título e com a letra maior ou igual a usada no texto.

Artigo original (atualizado):
http://www.patrick.eti.br/artigos/AceleradorDial-up.doc

Introdução


Bom, nos dias em que vivemos e nos dias depois desses, mais e mais pessoas vão se habilitando no uso de internet como meio de comunicação que está se tornando obrigatório para toda atividade (até para quem cria galinhas). Do lado do cliente, eficiência no acesso e rapidez tem sido ítens decisivos na hora de decidir qual provedor usar. Do lado do provedor, prestar serviços de qualidade, aumentar a carteira de clientes e reduzir custos é a meta diária. E tratando de custos, qual pesa mais no bolso do que a banda necessária para atender a demanda? (hardware de servidores talvez?).

Certo dia eu fui à casa de uma mulher cliente de um provedor de acesso muito conhecido (pela propaganda de aumentar a velocidade de acesso). Ela reclamava de um problema de conexão. Conectado na web, fui nas configurações de acesso dela e vi que havia um proxy definido, fechei a janela, desconectei, e ao voltar lá, uma surpresa: o proxy havia desaparecido. Pensei: "Ô chente, tem coisa aqui". Percebi então que o discador estava configurando o proxy na hora da conexão, e na desconexão ele retirava o sacana. Foi ai que descobri o segredo! Pesquisei, juntei informações e o resultado é esse artigo.

Esta solução foi testada, provada e aprovada em ambiente de laboratório e de produção. Cada acontecimento observado por mim foi escrito aqui. Se algo passou invisível aos meus olhos, por favor, me reporte pela perfeição dessa solução.

Boa leitura (e bons lucros)!

Navegação
   1. Introdução
   2. Objetivo e ambiente
   3. Instalação dos programas
   4. Iniciando ZIPROXY
   5. Configurando ZIPROXY (ziproxy.conf)
   6. Acelerador no cliente
   7. Ajuda

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
Comentário enviado por fabio em 30/09/2004 - 09:08h:

Excelente artigo Patrick, meus parabéns! Enfim, agora sei qual é o segredo do famoso "Acelerador UOL" no qual eles fazem tanto marketing em cima.

Como minha mãe não tem UOL, vou configurar um ziproxy pra ela aqui no meu Velox 512 e fazer uns testes com ela usando meu servidor como proxy. Capaz de funcionar :P

[]'s

Comentário enviado por AValle em 30/09/2004 - 09:37h:

Excelente artigo, já tirei um modem da gaveta pra fazer uns testes :-)

Comentário enviado por y2h4ck em 30/09/2004 - 11:14h:

Pow muito bacana isso hein Patrick, sera que isso daria um GAz a mais em um servidor para clientes de Radio ?

[]s

Anderson

Comentário enviado por daaugusto em 30/09/2004 - 11:51h:

Interessante o artigo, entretanto faltou mencionar a configuração dos clientes (máquina/navegadores) rodando *Linux*.

Obs.: O artigo (versão atualizada) poderia estar disposto em um formato mais portável, como o PDF.

Comentário enviado por nunix79 em 30/09/2004 - 12:27h:

Parabéns pelo artigo ficou otimo, agora é testar nas vpns e RAS por ai a fora.

Fabio Nunes


Comentário enviado por patrickbrandao em 30/09/2004 - 12:42h:

Obrigado pessoal,

a aplicacao vai depender muito do ambiente, uma experiencia pode ser feita para verificar se o ganho vale a pena,

em links rápidos, pode nao fazer muita diferenca:

Se voce gasta num link dial-up, 7 segundos para baixar certo site e o ziproxy consegui baixar para 4 segundo, sendo que 2 segundo foi gasto no processamento de compactacao,

num link em que voce baixa em 3 segundos, voce vai aumentar para 5, entenderão?!

logo a diferenca vai mais nos dial-up do que nos adsl e radio PARA SITES PEQUENOS.

tomarei nota sobre o formato da publicacao atualizada!

Patrick Brandão

Comentário enviado por lucianojs em 30/09/2004 - 13:46h:

Excelente artigo, uma coisa que fiz na empresa foi configurar o DIAL-IN para suportar os protocolos MPPE e MPPC, assim ele tambem comprime dos dados no momento da conexão. Para isto vc deve aplicar patch´s no Kernel e no PPP. A unica coisa que não consegui foi configurar para fazer CALL-BACK, por isto ainda utilizo um winxp como servidor DIAL-UP.
Para quem não sabe o CALL-BACK faz retorno de chamada, ou seja, quando vc realizar a conexão ao final da autenticação ele abre uma caixa solicitando o numero do telefone que vc está utilizando para conexão, apois informado o numero, ele prepara sua maquina para receber uma chamada dial-up e encerra a conexão, em seguida ele inicia a ligação (do lado do servidor) e autentica no cliente, ou seja, os custos de telefonia ficam do lado do provedor, atualmente utilizo isto para dar manutenção remota nos servidores da minha empresa.



Comentário enviado por patrickbrandao em 30/09/2004 - 14:10h:

Brilhante,

realmente há várias formas de se compactar dados para otimizar a velocidade:

Hardaware e software

Para hardware a solucao indicada acima ajuda muito, para software, meu artigo e o artigo ensinando a usar o mod_gzip do Apache (http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1220) de Fabio Nunes sao algumas escolhas. No site do ziproxy (ziproxy.sourceforge.net) ha algumas notas de outros projetos usando softwares.

Patrick Brandão

Comentário enviado por eth1r em 28/02/2005 - 22:05h:

Soh algo que me ocorreu e que eu achei relevante o suficiente para comentar:

esses famosos "aceleradores" que foram mencionados eu imagino configuram seus discadores para adicionar/remover o proxy na hora da conexao/terminacao da conexao para evitar que caso o usario queria conectar com outra fonte (ex. outro servidor discado) haja um problema de "nao foi possivel conectar ao proxy", por que eles provavelmente soh servem (arquivos) aos seus proprios IPs.

Pensem o que quiser.

Comentário enviado por Ruy_Go em 18/04/2007 - 13:00h:

Então não ha nenhuma possibilidade de uso do mesmo com proxy transparente????


Contribuir com comentário
  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Contribuir com: [ Artigo | Conf | Dica | Pergunta | Script | Screenshot | Simulado | Wallpaper ]
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Copyleft© 2002-2008 Viva o Linux.com.br

Viva o Linux

A maior comunidade Linux do Brasil! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.