OpenSuse 11.3 [RESOLVIDO]

1. OpenSuse 11.3 [RESOLVIDO]

José Renato do Guanor
jrguanor

(usa KUbuntu)

Enviado em 21/12/2010 - 14:04h

Boa tarde a todos;
Queria baixar o openSuse 11.3, mas gostaria de saber de quem já utilizou as vantagens dessa distro e quais as melhorias e mudanças que ocorreram em relação a versão anterior.
Eu tive um problema com a recepção da webcam no amsn que não consegui resolver na versão 11.2. Por ultimo gostaria de saber se é compátivel com minha placa de vídeo Geforce 4 MX440-8X de 64 MB.
Obrigado!!!
*ps: Fábio Farias vai ter que reponder isso antes de eu fechar o tópico! KKKKK


  


2. MELHOR RESPOSTA

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 22/12/2010 - 10:04h

Olá José!

Eu sou meio suspeito para falar do openSUSE. Gosto muito dessa distro e a uso desde a versão 10.2. Tem vantagens e desvantagens também. Vou apresentar algumas, você analisa e decide pelo uso ou não do openSUSE. Vamos lá:

Vantagens:

- É muito fácil de usar.
- Adiciona e remove repositórios com alguns cliques de mouse.
- O recurso 1-Click-Install permite instalar programas diretamente da internet
- Vem com vários ambientes no DVD (Kde, Gnome, Xfce. Lxde, Gráfico Mínimo e Modo Texto)
- Possui o YaST, uma das melhores ferramentas de instalação, configuração e administração em ambiente Linux. Esse no meu ver é a maior das vantagens pois essa ferramenta faz um diferencial e tanto para quem quer facilidade no uso e gerenciamento do sistema.
- Tem boa estabilidade mesmo usando alguns dos recursos mais novos.
- Tem bom reconhecimento de hardware
- Tem um ciclo de desenvolvimento de 8 meses (podendo ser prorrogado em caso de necessidade) e um suporte de 18 meses para cada versão lançada.
- Possui uma grande quantidade de programas em seus repositórios.
- O Suse Studio permite que você personalize sua própria distribuição do openSUSE. O processo é todo online e muito fácil de usar.
- Possui o openSUSE Build Service. Esse é um serviço online de compilação e desenvolvimento de programas não somente para o openSUSE mas para as principais distros Linux. Se você é desenvolvedor, pode usar o Build Service para criar programas para seu Linux mesmo que não seja openSUSE. Lá encontram-se pacotes feitos para Debian, Ubuntu, Fedora, Mandriva, entre outras.


Desvantagens

- A instalação pode ser feita via Live CD Kde ou Gnome, Via DVD ou pela Rede (internet). A opção que sempre recomendo é o DVD. Contudo sei que em muitos lugares no Brasil é extremamente difícil baixar uma imagem de DVD visto que em muitos lugares a internet ainda não está disponível ou está em velocidades muito baixas. É perfeitamente possível instalar pelo Live CD e ter um sistema completo. Contudo o usuário necessitará mais da internet nesse caso, para instalar programas e traduzir o sistema.
- Os Live CDs Kde e Gnome vem em inglês. Necessita de uma conexão a internet para realizar o download dos pacotes de tradução. Os pacotes são selecionados automaticamente na primeira conexão a internet facilitando a vida do usuário.

Certamente existem mais vantagens e desvantagens mas as listadas acima são as que me lembro no momento.

As melhorias e novidades do openSUSE 11.3 você pode ver aqui:

http://en.opensuse.org//Product_highlights

Quanto a sua webcam penso eu ser um problema geral de Linux. Eu não tenho certeza pois ainda não testei mas várias vezes nosso amigo Teixeira comentou aqui no VOL sobre o problema que os mensageiros instantâneos no Linux estão tendo com áudio e vídeo devido à mudança dos protocolos da Microsoft. Não tenho como lhe confirmar isso. Em casa, na configuração do amsn a webcam apresenta o vídeo. No entanto, nenhum dos meus contatos tem uma webcam disponível para que eu possa testar a recepção do vídeo. Pode ser que seja esse o problema.

Quanto a sua placa de vídeo, funcionará sim. Você só tem que tomar o cuidado pois como ela é de um modelo antigo o driver a ser instalado você encontra aqui:

http://pt.opensuse.org/NVIDIA

Na lista, é só escolher o modelo “todas as placas NVIDIA Legacy (Geforce 4 e mais antigas, TNT)” e clicar no 1-Clik-Install

Abraços!

3. Re: OpenSuse 11.3 [RESOLVIDO]

Claudir Pereira dos Santos
claupers

(usa openSUSE)

Enviado em 21/12/2010 - 16:53h

Olha, existem infinitas melhorias. Nas máquinas onde estava com a 11.2 e instalei a 11.3 e não me arrependi. Alguns drives que existiam na anterior foram carregados automaticamente. A integração com domínio e Active Directory continua muito boa. Enfim, só usando para saber. Quanto a questão do msn, veja se há como executar em modo verbose. Pode ser que esteja faltando algo.

Cordialmente;

claupers


4. Re: OpenSuse 11.3 [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/12/2010 - 18:01h

Concordo com o Claupers.
Mas também entendo que está inseguro quanto à nova versão.
Teste a versão 11.3 em outra partição, pode manter a mesma '/Home' e 'Swap'. Só ponha outro nome de usuário.
Caso goste, é só deletar a partição da versão anterior.
Também pode usar no VirtualBox.

É com você.


5. Re: OpenSuse 11.3 [RESOLVIDO]

José Renato do Guanor
jrguanor

(usa KUbuntu)

Enviado em 21/12/2010 - 18:50h

Como executo o amsn em modo verbose? e pra que serve isso?


6. Re: OpenSuse 11.3 [RESOLVIDO]

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 21/12/2010 - 19:28h

Olha melhorias são tantas que fica complicado dizer, só de vir com kde 4.4 já compensa qualquer atualização, muito mais polido que o da versão anterior.
Quanto ao drive da sua placa de video sim ele tem suporte, basta adicionar os repositorios da Nvidia, ou usar Nvidia nouveau que é o drive que estou usando aqui, ele é o "generico" mais que por enquanto se comporta muito bem aqui, e minha placa foi reconhecida automaticamente uma gf6600GT

http://meupinguim.com/opensuse-11-3-analise-novo-linux-novell/


7. Re: OpenSuse 11.3 [RESOLVIDO]

Claudir Pereira dos Santos
claupers

(usa openSUSE)

Enviado em 22/12/2010 - 08:08h

O modo verbose está disponível em alguns aplicativos e consiste em ir exibindo um log do que está acontecendo durante a execução do sistema. Geralmente você chama o programa em modo verbose da seguinte forma:
$ programa -v
Pode ser que no seu caso seja:
$ amsn -v
Mas o melhor é você ler a documentação do amsn e ver como proceder.
Sobre experimentar o openSUSE 11.3 você pode optar por um liveCD e rodar sem mudar nada em seu sistema.

Cordialmente;

Claupers


8. Re: OpenSuse 11.3 [RESOLVIDO]

Claudir Pereira dos Santos
claupers

(usa openSUSE)

Enviado em 22/12/2010 - 11:43h

So complementando, o messenger anda tão instavel que que nem mesmo o Windows Live messenger está funcionando corretamente. Para ter idéia, algumas contas só estamos conseguindo acessar com pidgin e amsn.

Cordialmente;

claupers






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts