Rede WI-FI 2.4GHz não conecta no Ubuntu 20.10

1. Rede WI-FI 2.4GHz não conecta no Ubuntu 20.10

Humberto
humbertoodantas

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/05/2021 - 14:46h

Essa semana adquiri um Roteador Wireless TP-Link Dual Band AC 1350 Archer C60, configurei as duas redes (2.4GHz e 5GHz) e está funcionando corretamente (em partes).

No meu celular e em todos os demais celulares aqui de casa, funciona normalmente ambas as redes, 2.4 e 5GHz. Conectei também minha Echo Dot que possuo aqui em casa na rede 2.4GHz, e está funcionando perfeitamente o acesso a internet. Meu PC que está conectado via cabo, também está funcionando corretamente.

O problema se restringe apenas aqui nesse notebook Dell Inspiron 15-3583. Possuo dual boot do windows 10 com o Ubuntu 20.10 a aproximadamente 5 meses, e enquanto utilizava o modem roteador da operadora (até hoje antes de instalar o roteador TP-Link) o Ubuntu se conectava a rede normalmente.

Fiz a instalação do meu roteador da TP-Link agora a pouco, e apenas a rede de 5GHz se conecta nesse sistema (Ubuntu), enquanto a rede de 2.4GHz ele não estabelece conexão. Reiniciei o notebook e iniciei no windows 10, e lá, ambas as redes (2.4 e 5GHz) se conectam normalmente, sem problemas nenhum. Voltando ao Ubuntu, apenas consigo utilizar a rede 5GHz.

Já tentei reiniciar o modem da operadora e o roteador TP-Link, tentei fazer o reset em ambos os dispositivos, tentei reiniciar o notebook várias vezes.

Vi em alguns fóruns e verifiquei que no arquivo "/etc/NetworkManager/NetworkManager.conf" já possui essa linha: "wifi.scan-rand-mac-address=no"

Não tenho mais ideia do que fazer, pois todos os dispositivos aqui em casa, incluindo esse notebook no windows 10 conecta na rede 2.4GHz, mas quando inicio o Ubuntu ele simplesmente não conecta, se limitando apenas a rede 5GHz que possui um sinal mais fraco, não chegando a cobrir a casa inteira.