Configuração de hardware em notebook

1. Configuração de hardware em notebook

LUCIANO DO DE OLIVEIRA
LucianoOliveira1

(usa Slackware)

Enviado em 05/01/2019 - 19:05h

Boa tarde pessoal do Slackware! Meu nome é Luciano, e eu sou entusiasta do Slack a bastante tempo. Entretanto, não sou um usuário muito avançado, e sei pouco sobre as entranhas do sistema. Eu já usava o slack, como sistema secundario e por curiosidade, desde de suas versões mais ancestrais, como a 3 e a 4. Mas, como não sou usuário avançado, sempre usei de forma meio errada ou superficial. Digo isso porque sempre que eu instalo a distro no meu pc/note, eu a uso apenas com base no resultado da instalação, sem maiores refinamentos ou melhorias. Mas tenho consciência de que isso não é muito eficiente. Acho que posso tirar muito melhor proveito do Slackware e do PC se eu fizer as alterações para melhoria de desempenho, como recompilar o kernel e instalar drivers mais específicos e atuais para o meu hardware, e tambem adicionar apenas os softwares que eu vou usar, em vez de colocar tudo na instalação.

Mas aí que está o pepino: no ano passado (2018) eu instalei o slack 14.2 em um notebook que eu tenho e foi tudo tranquilo. Tudo funcionava bem, a interface KDE, as portas, o touchpad. Mas então eu decidi enxugar o sistema pra deixar o computador mais afinado e leve. O primeiro passo, claro, foi compilar e instalar um kernel mais novo, que eu baixei do kernel.org. depois de terminado esse procedimento, eu rebootei a maquina, e funcionou direitinho. Mas aí eu percebi que não tenha mais nenhum suporte. Não carregava o X (kde), não funcionavam as USBs, não tinha touchpad nem o mouse externo (usb). Tinha só a interface modo texto, e o teclado pra digitar comando.

Bom, é por isso que estou aqui agora: entrei de férias, e quero fazer isso tudo de novo, só que certo dessa vez, pra poder me livrar de uma vez do Windows. Assim queria pedir a ajuda da comunidade slack pra fazer todo esse procedimento, de forma orientada. As coisas que eu sei fazer sem ajuda sao as seguintes: instalar e selecionar os pacotes que eu quero e preciso, compilar e instalar o kernel. Preciso de ajuda com os seguintes itens: configurar de forma otimizada o hardware após a instalação do novo kernel (placa de vídeo, de rede e de som, portas USB 3.0, a saída hdmi, o touchpad/mouse e o touchscreen do notebook), instalar o X com KDE e plasma. Tenho a lista com todas as especificações do hardware que eu preciso instalar, mas não sei fazer o Slackware reconhecer cada dispositivo.

Bom, é isso... sei que é muita coisa, mas entendo que são coisas que podem ser resolvidas pouco a pouco. Se alguem puder me ajudar nessa missão de me livrar do windows, eu agradeço profundamente.

Abracos a todos, e até mais.


  


2. Re: Configuração de hardware em notebook

-
BiaMonteiro

(usa Arch Linux)

Enviado em 05/01/2019 - 19:32h

Dá para otimizar muito o sistema.

Primeiro instale o Slackware com o kernel huge. É o kernel padrão do Slack, feito para reconhecer vários tipos de hardware. Depois você compila um kernel do kernel.org.

Quando for compilar o kernel,
desabilite coisas que você não usa. As que estiver em dúvida, deixe marcadas. Exemplo: no processo de compilação, há opções de filesystems, e você usa apenas ext4. Você pode desabilitar suporte a JFS, Btrfs, dentre outros. Pode ser que você precise do FAT caso use UEFI, para fazer uma partição de boot. Como falei de filesystem, nunca marque um como módulo, vai levar um panic. Há opções de Dell, IBM, Amazon, Apple dentro das configurações de compilação kernel. Essas são fáceis de saber se deve descartar ou não.

A instalação do Slackware é mais ou menos assim:

-> Você boota a ISO;
-> Seleciona o mapa de teclado, ou seja, seu layout. O seu pode ser br-abnt2;
-> Vai aparecer um shell para você fazer o que bem entender. Pode rodar um comando para apagar todo o seu sistema Live se quiser;
-> Você particiona os discos. Os programas são fdisk (ou gdisk) e cfdisk (ou cgdisk), com o primeiro sendo uma espécie de shell e o último usando curses, o que pode ser intuitivo para muitos usuários;
-> Você executa o shell script de instalação rodando no terminal "setup";
-> Aparecerão várias opções de configuração, como marcar swap para ativação, checar badblocks etc;
-> Em uma dessas opções de configuração, haverá algo parecido com: "FULL Installation (9.5 GiB)", em baixo haverá a opção de custom, selecione-a. Nesse modo você escolhe os pacotes que estão presentes na sua distribuição. Selecione cuidadosamente, o Slackware não remove nem adiciona dependências nesse processo, diferentemente de instaladores como o do openSUSE;
-> Depois é só reiniciar;

-> Não marque o KDE do instalador para ser instalado. Se não estiver enganada, nem é o Plasma, é a versão antiga, a 4.x. Seu sistema provavelmente estará sem interface, e independentemente se tiver ou não, não irá carregá-la. Você carrega com um simples comando startx e edita o /etc/inittab, para carregar o gerenciador de login na inicialização;
-> O Slackware por padrão só vem com usuário root. Crie um usuário com um simples e inocente adduser;
-> Pode haver problemas na pós-instalação, alguma falta de reconhecimento ou de driver, mas não se desespere. O Linux evoluiu muito comparado com o tempo em que você o utilizava. Há vários lugares explicando como consertar problemas;
-> Não tenha medo da tela preta se não tiver interface gráfica. Não consegue acesso à internet? Então: https://www.youtube.com/watch?v=q3oaZ4SIbkA. Quer navegar em algum site? Use o navegador lynx ou o links, estão no repositório oficial do Slackware e podem ser selecionados para instalação no instalador do Slackware;
-> Quer o Plasma como interface? https://alien.slackbook.org/blog/kde-5-plasma-5-2-0-available-for-slackware-current/ e https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Como-instalar-o-KDE-5-no-Slackware-Current;
-> Touchpad você pode consertar ajustando os arquivos de configuração do X;

E como uma dica final,
"If it works, don't try to fix it!"


3. Re: Configuração de hardware em notebook

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 05/01/2019 - 22:37h

Acabaram de publicar aqui:

https://www.vivaolinux.com.br/dica/Pos-instalacao-Simples-do-Slackware-Current-2019

Toda vez que usei Slackware, usei o current. Os pacotes da versão estável, atualmente, são muito antigos e o suporte a hardware é defasado.

Na minha vivência, compilar o kernel não muda o desempenho sensivelmente. Mas é uma experiência que todo linuxer deve ter ao menos uma vez.


4. Re: Configuração de hardware em notebook

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 05/01/2019 - 22:42h

Veja a tabela:

https://distrowatch.com/table.php?distribution=slackware

O Slackware 14.2 é de 2016; está "envelhecido", portanto.

A nova versão do Slackware deve sair este ano, o que implica estarmos próximos do congelamento do "current", que fica tão estável quanto uma boa distro deve ser.

Repito: use o "current" e seja feliz por um par de anos, ou mais.


5. Re: Configuração de hardware em notebook

-
BiaMonteiro

(usa Arch Linux)

Enviado em 05/01/2019 - 23:00h


pinduvoz escreveu:

Veja a tabela:

https://distrowatch.com/table.php?distribution=slackware

O Slackware 14.2 é de 2016; está "envelhecido", portanto.

A nova versão do Slackware deve sair este ano, o que implica estarmos próximos do congelamento do "current", que fica tão estável quanto uma boa distro deve ser.

Repito: use o "current" e seja feliz por um par de anos, ou mais.


Discordo, Pinduvoz. Respeito sua opinião, mas a minha é esta:
Se os pacotes antigos atendem a uma pessoa, que ela mantenha esses pacotes, ao invés de obter pacotes recentes com recursos que o usuário não utiliza e que pode possuir bugs ainda não descobertos, devido ao fato do pacote ser atual.

Uso o Debian 9 atualmente e só vou trocar por uma versão mais nova do Debian quando o suporte acabar. Me atende perfeitamente. Exemplificarei com o kernel: o mais atual kernel é o 4.20, mas o 4.9 me atende, por que vou atualizar? Se eu quiser, posso até fazer um downgrade para a versão 4.4, que tenho certeza que funcionará também.

O Slackware parece ser uma distribuição excelente, mas não o utilizo talvez por causa do repositório pequeno.


6. Re: Configuração de hardware em notebook

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 05/01/2019 - 23:16h

Se você não tem problema com os pacotes antigos, Debian 9.6 e Slackware 14.2 são perfeitos para você.

Mas eu prefiro os pacotes mais novos, por isso vou de Debian testing e de Slackware current, que funcionam muito bem, obrigado.

E se o amigo que fez a pergunta quiser usar o Slackware com XFCE, tenho o vídeo abaixo salvo nos meus bookmarks.




7. Re: Configuração de hardware em notebook

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 05/01/2019 - 23:21h

.
.
.
Campeão ... compilar o kernel não vai fazer sua máquina/SO ficar melhor, muito mais fácil ela ficar pior. talvez compilar por experiência até que vale.

------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------

" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"

------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------



8. Re: Configuração de hardware em notebook

-
BiaMonteiro

(usa Arch Linux)

Enviado em 05/01/2019 - 23:23h

pinduvoz escreveu:

Se você não tem problema com os pacotes antigos, Debian 9.6 e Slackware 14.2 são perfeitos para você.

Mas eu prefiro os pacotes mais novos, por isso vou de Debian testing e de Slackware current, que funcionam muito bem, obrigado.

E se o amigo que fez a pergunta quiser usar o Slackware com XFCE, tenho o vídeo abaixo salvo nos meus bookmarks.



"Primeira coisa que vamos fazer é tirar essa barra que é feia pra caramba"
kkkkkkkkkkkkkkkkk, morri de rir nessa parte.
Sempre que eu instalava Xfce puro, a primeira coisa que eu fazia era tirar essa barra inferior kkkkkkkkkkkk.

E para mim, Xfce fica bom com Whisker menu. Não gosto daquele que vem por padrão.


9. Re: Configuração de hardware em notebook

-
BiaMonteiro

(usa Arch Linux)

Enviado em 05/01/2019 - 23:26h


Mauriciodez escreveu:

.
.
.
Campeão ... compilar o kernel não vai fazer sua máquina/SO ficar melhor, muito mais fácil ela ficar pior. talvez compilar por experiência até que vale.

------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------

" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"

------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------

Se fizer uma limpeza, desabilitando coisas que o usuário não utiliza, o sistema fica melhor. Agora se ao invés de desabilitar, habilitar muitas coisas, admito: fica pior.


10. Re: Configuração de hardware em notebook

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 05/01/2019 - 23:27h


LucianoOliveira1 escreveu:
Mas aí que está o pepino: no ano passado (2018) eu instalei o slack 14.2 em um notebook que eu tenho e foi tudo tranquilo. Tudo funcionava bem, a interface KDE, as portas, o touchpad. Mas então eu decidi enxugar o sistema pra deixar o computador mais afinado e leve. O primeiro passo, claro, foi compilar e instalar um kernel mais novo, que eu baixei do kernel.org. depois de terminado esse procedimento, eu rebootei a maquina, e funcionou direitinho. Mas aí eu percebi que não tenha mais nenhum suporte. Não carregava o X (kde), não funcionavam as USBs, não tinha touchpad nem o mouse externo (usb). Tinha só a interface modo texto, e o teclado pra digitar comando.


Vou comentar algo que esqueci, fazendo isso em face do texto acima.

Slackware não é uma distro para ser "enxuta"; ele deve ser instalado "full" (você pode dispensar o KDE e usar o XFCE, mas "apenas" o KDE).

Por que instalar "full"? Porque você vai ter compilar programas no Slackware, pois pacotes prontos para ele são limitados. E sem uma instalação "full", compilar vai ser um pesadelo.

Pode ser que isso não seja mais verdade, pois deixei de usar Slackware faz tempo. Até testei o "current" com XFCE no meu netbook ano passado, mas não fiquei com ele.

Se alguém que usa Slackware tiver uma impressão ou experiência diferente da minha, gostaria de ouvi-la aqui.



11. Re: Configuração de hardware em notebook

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 05/01/2019 - 23:28h


Mauriciodez escreveu:
Campeão ... compilar o kernel não vai fazer sua máquina/SO ficar melhor, muito mais fácil ela ficar pior. talvez compilar por experiência até que vale.


Concordo. Uma vez, para aprender, é o suficiente.




12. Re: Configuração de hardware em notebook

Matheus
pylm

(usa Gentoo)

Enviado em 05/01/2019 - 23:29h


BiaMonteiro escreveu:


Mauriciodez escreveu:

.
.
.
Campeão ... compilar o kernel não vai fazer sua máquina/SO ficar melhor, muito mais fácil ela ficar pior. talvez compilar por experiência até que vale.

------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------

" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"

------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------

Se fizer uma limpeza, desabilitando coisas que o usuário não utiliza, o sistema fica melhor. Agora se ao invés de desabilitar, habilitar muitas coisas, admito: fica pior.


Vai ganhar o que, 100 milésimos de segundo no boot? Alguns kilobytes a mais de memória livre? Eu recompilei o kernel vezes o suficiente pra descobrir que tentar deixar pequeno é besteira, todas as recompilações foram pra adicionar funções pq esqueci alguma coisa como o driver do meu gamepad usb genérico que uso uma vez a cada 3 meses ou features de rede requeridas pelo QEMU ou o que quer que seja.





01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts