Dúvida em EXT4 em HD externo WD e Cabo adaptador USB para SATA

1. Dúvida em EXT4 em HD externo WD e Cabo adaptador USB para SATA

Patrick
Freud_Tux

(usa Outra)

Enviado em 26/08/2019 - 10:56h

Olá a todos.

Depois de pesquisar um pouco alguns hds externos, deixei de lado a aquisição de um seagate, devido a uma crescente reclamação muitos desses hds estão apresentando problemas com menos de 2 anos de uso.
Então, resolvi em ir de Western Digital (WD), por ter mais de 3 hds deles e apenas um que morréu (fritou componentes na placa lógica - longa história).
Mas os hds externos da WD, vem formatados com ntfs, e com alguns softwares, que só funcionam no sistema do gates e o do jobs, ou seja, tudo proprietário.
Pois bem, a dúvida é a seguinte.
Se o mesmo for formatado para ext4, esses softwares vão pro espaço, mas... Isso afetaria de alguma maneira o funcionamento ou mesmo a vida útil do HD?
Detalhe!
Esses hds externos da WD, vem com uma placa lógica diferente, onde na(s) entrada(s) Sata(s) é soldado um conector USB, e o firmware ajuda no funcionamento de certos programas que vem nesse hd.

Se for atrapalhar, então, sairia mais e conta comprar um HD interno de 1-2 TB e tacar dentro de um case e ser feliz.
Não sei bem ao certo, como os cases em geral trabalham (desde os que vem no hd, direto do fabricante, ou, os comprados a parte), não sei se ao clicar em desmontar a unidade o hd para de trabalhar (discos e cabeça de leitura), ou se ambos ficam trabalhando, ou a cabeça de leitura vai pro seu canto e o disco continua girando... Desconheço a rotina dos firmwares nesse caso. Mas pelo que eu sei, se os discos e cabeça de leitura estão trabalhando mesmo ao serem desmontados, e se puxa o cabo USB (desligando a força dos mesmos), logo, poderemos ter um monte de badblocks ou uma cabeça de leitura travada sobre os discos. E avida útil da mídia vai pro espaço rapidinho.
Alguém saberia alguma coisa sobre isso?

Outra coisa.
Esses cabos USB para SATA, são confiáveis?
Pergunto, pois, quem já viu aqueles cabinhos de adaptação de sata para ide e vice-versa, que vinham até nas fontes, já devem ter lido, que eles foram responsáveis por mandarem muitos hds e leitores de cd/dvd pro espaço, devido a fragilidade da pinagem o que no final, acaba enviando uma energia (defeituosa) e temos desde entrada queimadas a placas lógicas fritas.

Agradeço desde já pela ajuda.

T+



  


2. Re: Dúvida em EXT4 em HD externo WD e Cabo adaptador USB para SATA

Patrick
Freud_Tux

(usa Outra)

Enviado em 29/08/2019 - 20:43h

Relato sobre o hd externo da western digital, que achei nas minhas pesquisas.

O fimware dele tem uma opção que tem dentro arquivos para gerar uma criptografia (senha no disco), e o mesmo só funciona em janelas e maçã com essa função.
Ao espetar o mesmo, em um desses sistemas, aparece um tal de VCD, que é, como se fosse uma mídia de disco, tipo, um cd, dvd.
É necessário um programa da própria western digital para desativar essa opção.
Ao desativar o tal VCD, o disco já é reconhecido no Gnu/Linux.
Porém, não sei se uma formatação para ext4 pode danificar esse hd externo.
Assim como, não sei se zerar o disco e criar a tabela GPT e a partição em ext4 poderá causar algum problema.
O meu problema é sobre o firmware que não sei ao certo, como vai se comportar aos processos de zerar o disco e criar partição em ext4.
A placa lógica do mesmo é diferente e tem a entrada USB soldada. Se ocorrer algum curto o desgaste, o hd poderá ser inutilizado por tempo indeterminado.
Diferente de um hd com entradas sata, que fica dentro de um case, onde se a entrada USB do case ou a placa do case derem problema, o HD ainda fica intacto, bastando trocar de case.
E fora que não precisa forçar o usuário a usar o sistema do gates ou job, pra mandar uma trava pro espaço.

Ainda pesquisando, e se alguém tiver algo a acrescentar, sinta se a vontade.

T+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noob: "[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."
zhushazang: "Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";