Software Livre = Direita, Software Proprietário = Esquerda

13. Re: Software Livre = Direita, Software Proprietário = Esquerda

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 07/08/2013 - 10:22h

Liberdade não é um conceito capitalista, assim como opressão não é um conceito comunista.

A liberdade tem origem no estado de direito, que geralmente é democrático. Regimes ditatoriais e totalitários, por auto-preservação, suprimem a liberdade, pois ela é fonte de "ideias" que "a população não deve ter". E por conta disso, países como China e Venezuela censuram a internet.

O que o rms prega é realmente a submissão total da tecnologia ao regime de livre-acesso, mas eu já disse neste Fórum que ele mesmo sabe que isso é inviável. Ele prega o "máximo" como garantia do "mínimo", pois de louco ele não tem nada.

E já é sabido que o meio-termo, que permite um SO como o OSX da Apple, ou o Android do Google, é uma questão de sobrevivência do próprio FOSS, já que capitalistas só se interessam em financiar o desenvolvimento se puderem somar código livre aos seus códigos fechados, mantendo-os fechados para terem uma vantagem concorrencial.

Mas vejam vocês que a Red Hat, a empresa que mais ganha dinheiro com Linux, tem um SO aberto, cujo uso é restrito apenas pela propriedade da marca. E isso significa dizer que dá para ganhar dinheiro com FOSS, desde que a ele se associe uma marca largamente reconhecida (o Mark tentou isso com o Ubuntu, mas parece que não "decolou").

Resumindo o papo: direita ou esquerda só podem usadas para falar de software quando se referem a conservadorismo versus liberalismo. E quando se trata da questão econômica suscitada, ou da vertente econômica desses dois adjetivos (que já foi superada historicamente), não há qualquer aplicação possível a código livre ou fechado.


  


14. Software Livre = Esquerda, Software Proprietário = Direita

Joselito
BIG1

(usa Slackware)

Enviado em 10/02/2017 - 01:57h

Essa é uma das questões mais inteligentes e profundas q já vi por aí. Pois ela envolve princípios essenciais que influenciam a vida de cada ser humano que vive depois da "repaginção" ideológica social do software livre. Mas como assim?

Vejamos, qnd eu me refiro a esquerda, é indubitável, clara e precisa a semelhança com o: Socialismo/Comunismo/Metacapitalismo (SCM), e a direita: Capitalismo (C), é óbvio também:

(SCM): Sem direito a propriedade privada
(C): Direito a propriedade privada

A máxima (SCM) é: Eu escrevo software e vc usa, vc escreve software e eu uso! Mas pq ela está fadada ao fracasso? Exemplo simples: Heartbleed:(para ser simples mesmo) OpenSSL quem não usa? Empresas multibilionárias usam, mas por que uma falha "quebrou a internet"? Elementar, a ideologia do Software Livre sem licença usa das premissas mais puras e verdadeiras do espírito humano, bem como o (SCM): a generosidade, a beleza da criação e o poder do desafio (Eu sei, eu sei, mas isso ainda é pra ser um comentário de TI), utilizando do nosso prazer nato de criar e se desafiar que nós desenvolvemos, mantemos e expandimos empresas multibilionárias sem conhecer uma palavra chamada reciprocidade.

Quem mantinha o OpenSSL? Humanos incríveis que amam software! (Sem ironia!), mas pq não houve reciprocidade das empresas multibilionárias? O fatídico já mencionado espírito humano! Eu sei que pessoas conhecem a gratidão, mas empresas não!

Onde quero chegar? Na União Soviética, China, Cuba, Coréia do Norte... Lá o esforço humano era/é tratado do mesmo jeito que o software livre sem licença! Por lá, eu adoro fazer cadeiras e mesas (Sou Especialista e dos bons), e como entrego gratuitamente também espero receber.... Todos conhecemos os fatos, as injustiças o enriquecimento de poucos em detrimento de muitos milhares de uma ideologia que nunca funcionou e nunca funcionará....

Mas pq a questão é mais intrigante? Pq a base oculta da ideologia do software livre e do (SCM) é usar a força de milhões para beneficiar poucos e de forma financeira! Mas como assim? Linus Torvalds não é bilionário, nem Richard Stallman, mas trabalho sempre gera riqueza! Então quem ficou rico com o nosso trabalho (o trabalho q ninguém vê como trabalho) e soluções geniais? Vamos lá: Os bancos, as indústrias (todas elas), os hospitais, sabe aquela empresa farmacêutica que você precisa comprar remédio pro seu filho todo mês, e cada vez está ficando mais difícil, pois é, ela usa o seu código, as suas ideias mas sem nada em troca!

Sabe pq nossa classe é tão desvalorizada? Pq nós não damos valor para aquilo que achamos o mínimo, como um shell script que levou 10min. pra escrever, e a companhia de telefonia usa, pois é, mas se vc quiser acessar a internet eles não vão perguntar se vc foi quem escreveu o código da vpn deles!

Quando internalizarmos a beleza do código e entendermos a eternidade das suas linhas, pq são eternas, o hardware vai ser trocado, as pessoas também, mas uma função dura eternamente, entenderemos o valor de criar um mundo novo!

A proposta: Código Open-Source, todo mundo vê o q vc fez e como implementou, aprende e te retribui com uns forks no seu código, mas somente com licenças de uso comercial restritivas, ou seja, nenhum software livre para uso comercial sem royalties!

Só assim nós nunca mais veríamos projetos incríveis como o: CyanogenMod morrer bem como tantos outros!


15. Re: Software Livre = Direita, Software Proprietário = Esquerda

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/02/2017 - 10:05h

Tópico de 2012. Pensei que era o meianoite atacando mais uma vez!!! kkkk


16. Re: Software Livre = Direita, Software Proprietário = Esquerda

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 10/02/2017 - 10:15h

PauloHAC escreveu:
Tópico de 2012. Pensei que era o meianoite atacando mais uma vez!!! kkkk


Kkkkkkkkk
+1

*******************************************
Meu Blog
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts