Um pouco sobre a Microsoft e o Software Livre/Open source

1. Um pouco sobre a Microsoft e o Software Livre/Open source

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 12/06/2021 - 23:03h

Vocês com certeza sabem da mudança há alguns anos da política da MS com relação aos softwares dito opensource ou livre. Acredito que isso seja vantajoso a longo prazo para a comunidade porém, tem algo que descobri quando comprei e li o livro Motivação 3.0 (do inglês Drive: The Surprising Truth about What Motivates Us):
https://www.amazon.com.br/Drive-Surprising-Truth-about-Motivates/dp/1594484805

Esse livro é bem famoso nos EUA e por isso, acredito que seja em parte, este livro o causador da mudança de paradigma do totalmente contra pra ser um pouco mais a favor da empresa Microsoft.

No livro, é dito um caso interessante sobre um antigo softtware do tipo dicionário/enciclopédia da própria MS. A enciclopédia tinha apoio de especialistas contratados pela empresa para gerar artigos para o mesmo, e óbviamente lucro.
Se me lembro bem, ele foi lançado para windows em 1995. Mas esso não é o ponto, mas sim um outro: a wikipédia surgiu nos começos dos anos 2000 e ai é onde começa a história do porquê a MS vê o Linux e SL em geral como algo pra lucrar. A enciclopédia da MS começou como um dos mais procurados softwares para windows, até que surgiu a wikipédia e então, aos poucos mas consistentemente, o software acabou perdendo fama para a wikipedia, e hoje você sabem qual é a maior enciclopédia do mundo. Por fim, depois de quase uma década a MS decidiu abandonar o software dela de enciclopédia, justamente pelo sucesso absurdo da wikipédia.

Esse ai é o exemplo mais forte que tem no livro, existem outtros lá também, mas não vem ao caso aqui. O que eu quero dizer com essa história acima é que: a MS percebeu que o Linux e SL serão, num futuro ainda distante, uma fonte forte de lucro e com isso, eles acham melhor "investir" nesse futuro onde o gasto com manutenção e pessoal é mais barato. Ou melhor, sai mais barato ter um bando de nerd ativistas do SL pra desenvolver softwares da empresa que simplesmente pagar especialistas, esse é um dos efeitos do SL e opensource: as contribuições grátis.

Desculpe pra quem contribui com algum software ou mesmo distro, mas isso é trabalhar de graça e a MS percebeu isso como uma grande vantagem, veja por exemplo o software VScode, um baita programa excelente feito praticamente a custo zero de programadores ao redor do mundo que trabalham de graça (contribuem é mais leve) pra uma empresa que detém praticamente a licença do softtware, podendo ela mesma fechar ou modificar a licença de uso a qualquer momento.

Uma vez eu ouvi algum cara brasileiro dizer algo sobre isso, sobre o trabalhar de graça na internet, no caso, ele tava falando apenas do trabalhar pro google. Sejamos sínceros, você contribuir pra algum projeto de software livre não tem problema nenhum, faça o que quiser da sua vida, mas isso levado pelo lado do valor/dinheiro, é trabalhar de graça sim. E é justamente esse detalhe que as empresas como a Microsoft e outros como o Google estão usando para arranjar trabalhadores free.

Ou você acham que tudo isso é feito em nome do software livre e opensource? Por "bondade" apenas? O que você acha disso?


  


2. Re: Um pouco sobre a Microsoft e o Software Livre/Open source

aguamole
aguamole

(usa KUbuntu)

Enviado em 13/06/2021 - 02:00h

Foi por isso que surgiu a gpl v3.
Ela impede esse tipo de exploração do software livre.
Como as impresas só quer usar o trabalho do projeto livre. Caso eles use algum software gpl v3 eles terão que liberar o codigo fonte em gpl v3.
E dificilmente elas vão querer fazer isso, e provavel elas querer usar um software bsd ja que essa licença permite elas usar sem contribuir.


CPU i5-8400 GTX 750 SofRaid 4xSSD 16GB DDR4 mesmo assim uso Lubuntu.


3. Re: Um pouco sobre a Microsoft e o Software Livre/Open source

Cézar Augusto
cizordj

(usa Debian)

Enviado em 13/06/2021 - 09:20h

Você tocou num ponto importante sobre o vscode, ele é licenciado sob o MIT o que é considerado uma licença muito fraquinha do ponto de vista jurídico, uma corda bamba entre livre e proprietário, somente doidos mesmo para contribuir com esse tipo de software.


4. Re: Um pouco sobre a Microsoft e o Software Livre/Open source

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/06/2021 - 11:34h

Acredito eu que sempre foi assim; o open source foi (e ainda é) lucrativo para as big techs.

O próprio kernel linux tem desenvolvedores "incentivado$" pela Red Hat, Google, Intel, Amd, Nvidia, Microsoft, para contribuir com o desenvolvimento, e isso não é de agora.

Sobre o VScode, ele foi baseado no editor Atom, que basicamente é um editor open source mais cru. Não sei se a MS poderia simplesmente fechar o código do VScode, pois o mesmo é feito em Electron, framework o qual não permite fechar o código fonte. Além é claro, existe o porém de ser baseado no Atom, o qual é licenciado com a MIT License...

Mas, supondo que fosse possível fechar o código do vscode... se a MS fizesse isso, seria um tiro no próprio pé. Maioria esmagadora dos devs migrariam para outros editores ou IDEs, como o próprio Atom.



5. Re: Um pouco sobre a Microsoft e o Software Livre/Open source

leandro peçanha scardua
leandropscardua

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/06/2021 - 14:47h


O sonho da microsoft é ser uma distro. Google e Apple é q querem dominar o mundo.


6. Re: Um pouco sobre a Microsoft e o Software Livre/Open source

aguamole
aguamole

(usa KUbuntu)

Enviado em 13/06/2021 - 18:19h

Uai a ms ate poderia fazer um windows linux e colaborar com a api wine para rodar os programas no novo windows.
Mas o wine é licenciado a lgpl ao inves de uma mas liberal.
Então eu não acho que ela vai querer desenvolver a sua propria api e nem colaborar com o wine.
So o que as empresas quer e usar mão de obra gratuita dos software livre.


CPU i5-8400 GTX 750 SofRaid 4xSSD 16GB DDR4 mesmo assim uso Lubuntu.


7. Re: Um pouco sobre a Microsoft e o Software Livre/Open source

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 14/06/2021 - 03:20h

Desculpem a demora em dizer algo, é que estou com o sono irregular, tem dias que não durmo de madrugada.

Então, como disse ali o aguamole, é justamente pela GPL que a microsoft e outros tendem a não contribuir. Eu acho muita falta de respeito uma empresa usar código opensource e não contribuir nem com código, e nem com dinheiro, como fazia uma certa empresa ai que trabalhei. É por esse motivo que chamo de trabalho grátis.
Lembro atyé hoje daquele tal Steve Ballmer falando que a GPL era um vírus, uma licença virótica. E ai se não me engano, o Richard Stallmman fez um comentário contra isso dizendo que ela era mais como uma planta e tal.

Estou evitando contribuir com certs projetos no github, mas se contribuo, em geral é apenas abrindo issues e alertando sobre bugs, nada de código, porque sei que se eu for contribuir com código, não vou ser pago nem pelo tempo, nem pela energia elétrica gasta pra contribuir, então, acho melhor ficar com meus projetos mesmo.

Quanto a licença MIT, ela é fraquinha mesmo, o pior, se você olhar ali na página do VScode, tem um "copyright by Microsoft", o que ao meu ver significa: "se você contribuir aqui, eu posso usar seu código no meu Visual Studio principal, sem reclamação". E ai não dá pra contribuir com um projeto assim, mas claro, isso é apenas uma opinião pessoal, nada contra quem se dá o trabalho (de graça) de fazer código pra uma empresa. Isso não é bem meu estilo de fazer as coisas..

____________________________________________
https://nerdki.blogspot.com/ acessa aí vai lá, é grátis!
Capeta (demo) do meu trabalho:
https://github.com/cpusam
Uma musiquinha pra relaxar:
https://www.youtube.com/watch?v=5Q02JgxAHu8



8. Re: Um pouco sobre a Microsoft e o Software Livre/Open source

Cézar Augusto
cizordj

(usa Debian)

Enviado em 14/06/2021 - 13:01h

A licença MIT permite você fechar o código, ela não te obriga a manter nada aberto, no entanto eu não sei dizer quanto ao framework electrum se ele obriga mesmo a manter tudo em código-aberto.

Bom se é um framework então com certeza deve ter alguma licença bem permissiva.


9. Re: Um pouco sobre a Microsoft e o Software Livre/Open source

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/06/2021 - 13:48h

Infelizmente, as big techs e outras empresas grandes não contribuem diretamente para o software livre. Isso pq qualquer empresa só visa lucros, e investir em software livre não irá trazer retorno financeiro, embora usem software livre também.
Porém é claro, contribuir com software livre traz benefícios para a comunidade como um todo.

A Microsoft de agora é mais esperta em relação com o Linux e o SL/OS; ao invés de competir e tentar derrubar (Microsoft no início dos anos 2000, quando chamava o Linux de "câncer"), pq não forçar amizade e trabalhar em conjunto para se beneficiar dos trabalhos da comunidade em prol de benefício próprio?
Foi mais ou menos pensando sobre isso que eu criei esse tópico aqui:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-X-Windows/Embrace-extend-and-extinguish-e-o-Subsistema-Wi...

O WSL (Linux dentro do WIndows) seria uma forma de evitar de perder usuários para outros sistemas operacionais. Agora, pelo que eu vi, já é possível rodar aplicativos linux com GUI no próprio Windows sem o mínimo esforço.

A licença MIT permite você fechar o código, ela não te obriga a manter nada aberto, no entanto eu não sei dizer quanto ao framework electrum se ele obriga mesmo a manter tudo em código-aberto.


O Electron empacota a sua aplicação HTML/CSS/JS (React, Vue, Angular, etc) em um formato semelhante ao tar:
https://github.com/electron/asar

Com isso, eu consigo descompactar o código fonte através da pasta resources. O Electron faz essa descompactação na hora de rodar a aplicação.

Os softwares que fazem uso do Electron, como o Slack, Spotify, Microsoft Teams, etc, utilizam o Electron apenas como um front end. Perceba que todas essas aplicações também rodam via browser.


10. Re: Um pouco sobre a Microsoft e o Software Livre/Open source

Cézar Augusto
cizordj

(usa Debian)

Enviado em 14/06/2021 - 19:39h

Pelo que vi no repositório do electrum ele é licenciado sob o MIT, então isso quer dizer que você não é obrigado a manter o código aberto quando usar ele, isso explica por exemplo o Slack ser feito em electrum e não ser de código-aberto.


11. Re: Um pouco sobre a Microsoft e o Software Livre/Open source

Patrick
Freud_Tux

(usa Outra)

Enviado em 14/06/2021 - 20:22h

Então....

A atual gestão do janelas, está apenas sugando o SF (o OpenSource nãoé livre, é aberto apenas, então, meio que nem "conta" ), é isso.
Estão kibando coisas que nós estamos acostumados a usar, e agora com o novo lançamento, creio que são capazes de catar um KDE, trocar o logo dizerem que foi uma "mudança nunca vista antes"...
Os caras estão "criando" (kibando) efeitos, menus flutuantes e etc... Coisas que já temos aqui a décadas... Chega a ser patético, pra ser sincero.
Não espero que mude muita coisa, pois, os drivers ainda vão ser feitos só para janelas e mac. Olhem um exemplo. Tem uma gama gigante de dessas digitalizadoras e displays gráficos que rodam no android (o Linux capado do google), mas não tem uma misera linha de código para a comunidade Linux, que depende de projetos como DigImend e Linux for Wacom.
Então, acho que a relação do janelas, é como ma sanguessuga. Quando sugar tudo o que puder, vai abandonar.

T+


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noob: "[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."
zhushazang: "Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";

" Ignorance is bliss, for learning is the highest joy. " - High Elf Archer


12. Re: Um pouco sobre a Microsoft e o Software Livre/Open source

Rodrigo
omag0

(usa Debian)

Enviado em 15/06/2021 - 08:19h

Acho que há muito sonho e utopia quando falamos em open source. E há muita raiva e rancor quando se fala da MS.
Não se enganem, não existe empresa sem lucro. Até mesmo as entidades filantrópicas necessitam do lucro ( que em geral vem através de doações e insenções fiscais).
Open source, seja em qual empresa for, irá se aproveitar de mão de obra gratuita, através de contribuições. Doa seu tempo livre quem quer.

Agora pq é MS caem em cima matando.
Pra mim, acho muito pior uma organização como a que rege o Gnome que a MS.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts