Hino nacional nas escolas: você é a favor ou contra? [RESOLVIDO]

1. Hino nacional nas escolas: você é a favor ou contra? [RESOLVIDO]

-
BiaMonteiro

(usa Arch Linux)

Enviado em 01/03/2019 - 15:12h

Primeiramente, respeito em primeiro lugar. Divergências são normais entre seres humanos. Minha intenção, pelo menos, não é ofender. Espero que haja respeito nos comentários, ok? =)

Recentemente, o ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez havia pedido às escolas vídeos dos alunos cantando o hino nacional.

No entanto, boa parte da imprensa e das pessoas não viram essa solicitação com bons olhos, diferentemente de mim, que vejo a atitude de forma positiva.

O amor à pátria deveria ser incentivado nos jovens. O que vemos hoje são brasileiros querendo sair do país e com vergonha da nacionalidade, bem ao contrário dos EUA, onde o patriotismo está inserido no cotidiano dos americanos e das americanas, com eles se considerando "donos" do mundo.

Como este é um fórum relacionado a tecnologia, darei um exemplo sobre o tema. O Brasil possui alguma empresa nacional no nível da Intel? Da AMD? Da NVIDIA? Da Dell? Da HP? Realtek? Atheros? Samsung? Apple? Microsoft? Google?

Não. Mas temos excelentes profissionais. Brasileiros contribuíram muito ao Linux, por exemplo. A distribuição Conectiva é brasileira, e deu origem aos projetos Mandriva, OpenMandriva e Mageia. Kurumin? Também é brasileiro. O WindowMaker? Também. No VOL, há pessoas que apresentam uma quantidade absurda de conhecimento. Porém, nossos profissionais estão sendo importados. Alguns por se sentirem atraídos pelas grandes oportunidades que terão, mas outros, por realmente detestarem o país.

Critica-se o hino nas escolas, mas não vejo tamanhas críticas a assuntos impróprios e perigosos que são ensinados em muitas instituições, como ideologia de gênero, normalidade de aborto, funk, drogas e namoro precose.

E não, não votei no Bolsonaro. Apesar de eu considerá-lo uma escolha melhor que Fernando Haddad, ele não mereceu meu voto, não me sinto representada por ele.

Gostaria de abrir o debate no VOL. Vocês concordam com meu ponto de vista? Discordam? Comentem, lembrando que o respeito é essencial para o andamento de uma discussão.


  


2. Re: Hino nacional nas escolas: você é a favor ou contra? [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 01/03/2019 - 15:30h

Sou favor de haver discussão se pessoas aceitam a volta do hino nacional nas escolas ou não.
Imposição do modo que foi feito remete a ditadura.
Você não tem escolha.
Você faz pq estamos mandando.
Eu sou favor da reabilitação dos símbolos nacionais




3. Re: Hino nacional nas escolas: você é a favor ou contra?

Giovanni  M
Giovanni_Menezes

(usa Outra)

Enviado em 01/03/2019 - 15:54h

Nem a favor nem contra, acredito que o Hino é um meio de resolver uma questão pela abordagem errada, a saber: o nacionalismo.

Quando não se conhece o país, não adianta querer empurrar o hino nacional nas escolas, o patriotismo, que é uma manifestação do nacionalismo, se tornara algo raso e sem fôlego, pode acontecer inclusive o contrário, odio ao hino, se começarem a achar que se trata de uma pura chatisse!

Para resgatar o patriotismo e o amor a pátria, primeiro se tem que resgatar o nacionalismo, sem isso tudo que sugir não terá raízes

O que deveria ser feito é criado uma nova disciplina da grade curricular, aulas de nacionalismo, não só para resgatar os valores perdidos mas como para evitar que se caia na conversa de charlatões.

Doutor Enéas a pouco tempo foi alvo de ridicularização quando um certo "professorzinho de biologia" no youtube disse que havia substitutos para o nióbio e que por isso o Doutor Enéas tinha se equivocado e tudo mais não passava de balela.

O que o professorzinho NÃO DISSE, é que a quantidade existente de Titanium não é suficiente para cobrir a quantidade de nióbio, causaria um déficit e para piorar, o mineral esta nas mãos dos RUSSOS!!! por isso nióbio foi classificado como estratégico pelos americanos, para não ficar nas mãos russas. Muitos brasileiros não fazem nem ideia disso!

A verdadeira potência global chama-se Brasil, mas que vive como anão diplomático porque os idiotas assumiram o controle, graças ao ato criminoso da proclamação da república, que acabou com o futuro do país.

Voltando ao assunto, não vai ser com hino nacional que o governo vai resolver as coisas, mais uma mostra que o gov Bolsonaro só serviu para tirar a esquerda do poder, e nada mais, de resto é um bando de incompetentes!





--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://encurtador.com.br/CGNU5
http://www.anahuac.eu/contrarrevolucao-osi/

***Experimente o Devuan Gnu/Linux***
https://devuan.org/

***Pensando em investir em bitcoins ? veja este vídeo***
https://www.youtube.com/watch?v=jhBE3MUFxQU


4. Re: Hino nacional nas escolas: você é a favor ou contra? [RESOLVIDO]

Anderson Matias da Silva
4nderson

(usa XUbuntu)

Enviado em 01/03/2019 - 16:05h

Te entendo, Bia. Já tive minha fase de patriota, revolucionário, e até militarista quando mais jovem. Acho importante a valorização Brasil e o fim desse "complexo de vira-lata". Mas infelizmente as posições de direita e mais "liberais" estão cada vez mais entregando nossos recursos (todos) aos estrangeiros.
Eu considero o mundo a minha pátria, mas não pretendo morar fora do Brasil. Amo o Brasil e o vejo como uma criança doente que precisa ser cuidada e, portando não deve ser abandonada. Tanto que quero entrar para política também. Já pensei muito nisso desde pequeno, e a deputada federal Tabata Amaral me inspirou ainda mais.
Cantar o Hino Nacional é lindo, saber ler e escrever, saber matemática, gostar e entender as ciências... é ainda mais lindo. Ter uma escola limpa, com professores, com segurança, com merenda, material escolar, uniforme. Qualidade de ensino. Isso é o que mais precisamos. Aí não precisaria nem obrigar cantar o hino. Todos cantariam voluntariamente e com orgulho.
Ideologia de gênero e normalidade do abordo? Isso não existe.
Nossas crianças e jovens são carentes de Educação e espaços culturais e esportivos. Sobra o que nesse abandono todo? O que há de pior na periferia, mas que é mais acessível.


5. Re: Hino nacional nas escolas: você é a favor ou contra? [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 01/03/2019 - 16:17h

Cantar hino
Desenhar bandeira
Saber datas e personagens relevantes da história
Mínimo que qualquer cidadão deva saber do seu país seja ele Brasil China EUA Rússia França ou Nigéria




6. Re: Hino nacional nas escolas: você é a favor ou contra? [RESOLVIDO]

Walker Luiz de Freitas
WalkerPR

(usa openSUSE)

Enviado em 01/03/2019 - 16:35h


Eu sou a favor de voltar as disciplinas que haviam antigamente nas escolas.
Disciplinas estas: Moral e Cívica e O.S.P.B. (Organização Social e Política do Brasil).

Desta forma, a nova geração teria mais conhecimento a respeito de nossa pátria.

--------------------------------------------------------------
"Linux: several flavors, one way: - Freedom of choice!"


7. Re: Hino nacional nas escolas: você é a favor ou contra? [RESOLVIDO]

Xerxes Lins
xerxeslins

(usa Fedora)

Enviado em 01/03/2019 - 16:38h

Hino nacional nas escolas: você é a favor ou contra?

Deixando as polêmicas de lado. Sou a favor. Deveria ser obrigatório.

Não é nem questão de ser "militarista" ou de que se isso vai corrigir o problema X ou Y. É uma coisa básica mesmo, que todos deveriam saber, assim como deveríamos aprender também, nas escolas, o básico sobre nossos deveres e obrigações como cidadãos.



8. Re: Hino nacional nas escolas: você é a favor ou contra?

José
DeuRuimDotCom

(usa Linux Mint)

Enviado em 01/03/2019 - 16:50h

Acho que a discussão em si já é um sintoma de nossa quase falência como país. Ensinar ou não o hino nacional me parece ser o mesmo que discutir se se deve ensinar o descobrimento, a independência ou a proclamação da república nas escolas.

Não recrimino quem almeje deixar o país. Tenho profundas dúvidas se não estão certos quando concluem que chegamos a um ponto de não-retorno. A história não é linear, há muito provavelmente mais casos de sociedades que fracassaram - como não chegaram até aqui pra contar sua história (foram conquistadas, exterminadas, espalhadas, integradas a outras etc.), pensamos que todos os casos seriam bem-sucedidos.

P.S.: À dona do tópico: Não me entenda mal, não quis dizer que SEU TÓPICO não seja pertinente etc.; quando digo que a discussão é um sintoma, estou me referindo a essa discussão pública que aí está.


9. Re: Hino nacional nas escolas: você é a favor ou contra? [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 01/03/2019 - 17:41h

Discussão no sentido de debater é uma atividade saudável desde que de mantenha o respeito mútuo

Pois como disse Nelson Rodrigues:Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar.

Problema dos debates e discussões é falta de respeito.




10. Re: Hino nacional nas escolas: você é a favor ou contra?

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 02/03/2019 - 00:14h

A favor não só do hino, mas de educação moral e cívica, em vez de ensino religioso, que deve ser um assunto pessoal, assim como a sexualidade também tem de ser um assunto pessoal, sem doutrinação.
Sobre a polêmica, a orientação que chegou para as escolas foi para ler uma carta do ministro da educação, onde no final tem claramente as máximas nazistas, ordenando ainda que fosse filmada sua leitura e enviado para um link.
Acho que isso já diz tudo.

Distros prediletas: Debian/testing, openSUSE, Fedora.
Linux User # 624552


11. Re: Hino nacional nas escolas: você é a favor ou contra?

Endrick
Endrick

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 02/03/2019 - 02:10h

A imposição de qualquer coisa é sempre ruim, defendo sempre a liberdade (um dos motivos pelo qual uso Linux) e obrigar alguém a fazer algo é uma coisa que eu repudio.

Incentivar o amor a pátria, ou seja, não forçar nada e sim recompensar o "comportamento de amor a pátria", já é outra coisa, não acho que isso seja errado, mas não consigo pensar porque isso seria bom.

Ainda sobre "amor a pátria", não vejo sentido em amar um pedaço de chão ou idolatrar um grupo a que se pertence "brasileiro", não me considero brasileiro e sim cidadão do mundo.

""O que vemos hoje são brasileiros querendo sair do país e com vergonha da nacionalidade"" Você acabou de me descrever. Não vejo motivo para ficar nesse país: Um lugar violento, extremamente corrupto, machista, homofóbico, racista, onde nada funciona, onde as pessoas sofrem de uma profunda falta de empatia (é só ver o nosso presidente, um lixo de ser humano, corrupto e incompetente, ainda sim chamado de "mito").
Além desse motivos, existe o fato de "pesquisador" não ser uma profissão, que é a área pra onde eu quero ir, em fim, é um país que nem ao menos valoriza o conhecimento.
Acho que o bolsonaro vai ser para o brasil, o que o meteoro foi para os dinossauros, e eu não vou esta aqui quando o país quebrar de vez.

Forçar as crianças a serem patriotas só vai gerar mais mais raiva delas ao brasil, o que seria bom mesmo é dar motivos objetivos para que alguém se orgulhe desse país.

Não vejo problema com ideologia de gênero, é basicamente uma aula de feminismo "crianças vocês podem ser o que quiserem" é uma forma de dar liberdade as pessoas.
Sobre as outras aulas eu nunca vi nenhuma noticia relatando sobre essas aulas, mas fica uma curiosidade: O numero de abortos sempre cai nos países onde ele e legalizado, por N motivos.


12. Re: Hino nacional nas escolas: você é a favor ou contra?

José
DeuRuimDotCom

(usa Linux Mint)

Enviado em 02/03/2019 - 04:45h

clodoaldops escreveu:
Discussão no sentido de debater é uma atividade saudável desde que de mantenha o respeito mútuo
Pois como disse Nelson Rodrigues: Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar.
Problema dos debates e discussões é falta de respeito.


Discutir a sério a validade moral, por exemplo, da vedação ao homicídio ou ao incesto não me parece uma atividade exatamente saudável. Não há grupo ou sociedade humana onde matar um de seus membros seja algo completamente liberado e essa conclusão não é invalidada pelos inúmeros relatos que nos são oferecidos pela antropologia, por ex., de tribos onde a vida de estranhos nada vale. Por que digo isso? Não vivemos em tribos, pelo contrário, vivemos em uma sociedade de massas, os laços que nos ligam são mais tênues que os de parentesco, amizade, proximidade geográfica etc., a morte, por ex., de um acreano, por pior que seja, não paralisa a vida de um gaúcho como paralisaria a morte de um seu parente. Então, o que nos liga? O que nos faz brasileiros, se se põe em dúvida a validade de símbolos nacionais básicos? Mutatis mutandis, seria como alguém questionar a independência e advogar voltarmos a ser colônia de Portugal. Não se chega a esse ponto sem um esgarçamento extenso no tecido social. O que daí virá não sei dizer, se é ruim, bom...





01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts