Diário de Newbie [Parte 3]

1. Diário de Newbie [Parte 3]

Eu Me Chamo Zé
Mister_Sevla

(usa Conectiva)

Enviado em 09/11/2005 - 10:24h

Juro que não entro aqui só para meter o pau.
Afinal pelo visto ninguém sabe ler uma crítica sem levar pro lado pessoal.
Quando falo o que acho do Linux até parece que tô passando a mão na bunda de alguém, todo mundo dá pulo pra frente e fica com aquele ar de "qual é a desse cara?".
Tem umas duas semanas que instalei o sistema aqui, foi por volta do dia 25 do mês passado, como já sou do ramo não procurei muito fuçar em outras coisas fui direto tentar instalar a minha placa wireless.
Posso dizer que está sendo muito estranho tudo, estou me deparando com dezenas de dependências, paus no sistema, travamentos, mensagens de erro no prompt indecifráveis, reformatações, reinstalções, recompilações, re, re, re...
Pra ser sincero já pensei sim em trocar de distribuição, mas estou sendo quexudo em manter essa aqui mesmo, visto que quando instalei o sistema minha idéia era utilizá-lo do ponto de vista de usuário, o mesmo dos meus alunos lá do curso onde trabalho e também da empresa onde trabalho.
Uma empresa não pode se dar ao luxo de ficar pagando um técnico pra ficar trocando de distribuição, muitas vezes com computadores parados enquanto isso ou aquilo ainda não está pronto neles.
Outra coisa é a dificuldade do usuário comum em fazer tarefas simples como configurar um impressora, ou uma câmera.
Eu ensino configurar um impressora no curso básico de windows. E muitas vezes os alunos tem dificuldade de compreender o que é driver pq ele existe e etc, envolve muita paciência deixar tudo claro.
Agora... deixa pra lá já deu pra entender.
Fico pensando no pobre seu José que com muito custo tá pagando um pc que comprou em 36x nas casas Bahia ou no MagaLuiza, aqueles mais em conta que vem com Linux.
Pessoas assim não podem nem sonhar em instalar por exemplo o Velox.
Aqui na minha região a telemar não instala no Linux, segundo ela "não tem como garantir a estabilidade do funcionamento".
Eu tinha andado pensando em trocar a net wireless pelo velox, já que não funcionava daí recebi essa resposta aí.
Bem no geral posso dizer que a minha primeira avaliação sobre o Linux estava certa, ele é sim um sistema operacional de nerd.
Os próprios nerds das comunidades falam isso, "a diferença do linux pro win é que vc tem ke estudar mais, conhecer mais o seu hardware", outro diz "o linux não é pra quem quer clicar em Next, next, ok", ainda outro "se vc quer faclidade vai usar o windows!", e por aí vai.
Bem, eu não sou nerd, nem nasci sabendo nada.
Muito menos tenho tempo de ficar horas na frente do pc testando diferentes drivers para um dispositivo, aí, será que alguém tem o direito de dizer que o linux não é pra mim?
Ele é pra mim a partir do momento que é gratuito e livre, mas não pra mim no momento que ele exige tanta dedicação para ser utilizado, entendeu?
Eu sei que o futuro está nele, mas ainda acho que esse futuro vai ter de tranformá-lo em uma plataforma mais amigável para os muitos newbies que virão...

Abraço


  


2. Re: Diário de Newbie [Parte 3]


jalexandre

(usa Debian)

Enviado em 09/11/2005 - 11:59h

Xii... começou de novo!!
Sinceramente, não vejo problemas...
Minha mãe tem 56 anos, usa Ubuntu e raclama menos que você :/
Você acha que os técnicos que hoje atuam como suporte e muitas vezes com consultoria começaram como??
Sinceramente, este é meu ultimo post no Diário de Loser, digo, Newbie!
Enjoy yourself!
[ ] 's



3. Nossa...

Kleiton Soares
kleitonlrsoares

(usa CentOS)

Enviado em 09/11/2005 - 12:33h

Para dizer a verdade ele quer se tornar um Moderador do VOL.....

Nunca ví uma pessoa passar tanto tempo escrevendo bobeiras assim ..... porque que vc não vai ao invez de ficar criticando estudar ?????? hehehhehe da mais resultado e com certeza vai te ajudar mais !!!

Abraços ... e ... para com essa asneira e vá estudar....

PS. minha avó tem 89 anos .. usa o Debian e já sabe até criar pastas .... montar o cd e pendrive !! e eu não consigo fazer nada melhor que ela no mr. batata...... O mr. batata para ela é o melhor jogo de ação que existe ! ;P


4. Nao e por ai gente...

Reinaldo Figueiredo Lima
Bobrown

(usa Kurumin)

Enviado em 13/11/2005 - 10:48h

Nao creio que o nosso colega esteja realmente esternando aquilo que realmente acha. Ou pelo menos ainda nao esta pondo para fora a sua comclusao final. O que acontece e a velha estoria,"vamos ver se vao na pilha". Cara a comunidade e ciumenta e pavio curto mesmo e nao podia ser de outro geito. As barbaridades que marqueteiros jogao para o as pessoas sobre os sistemas abertos sao mil vezes piores do que as que voce tem postado. E o pior e que nao existe uma resposta dada com as mesmas medidas. A comunidade nao pode se dar ao luxo de usar propaganda para contra atacar e, por isso, usa algo muito mais contundente...


5. O real valor...

Reinaldo Figueiredo Lima
Bobrown

(usa Kurumin)

Enviado em 13/11/2005 - 11:17h

...Os fatos. Contra fatos nao existe argumento algum. O grande problema que te assombra e facilidade de uso, instalacao e configuracao. Consi-derando o que era a algum tempo o Linux realmente nao se enquadra muito bem com facilidade mas nos ultimos cinco anos este quadro foi modificado dramaticamente. Instalacao no hd com dual boot ja e praticamente automatico, configuracao idem e, por conta disso, o uso promete tambe ser cada dia mais facil. Mas ainda ha uma coisa que nao pode nem deve ser facilitada e e a seguransa. Nisso ate o Windows XP e fonte de reclamacao, pois configurar a seguranca do sistema e e sempre sera impor limites e regras que, sendo respeitadas, manterao uma margem quase ideal de funcionamento. Se voce esta instalando Linux na sua empresa visando melhorar o desempenho das maquinas e melhorar a seguransa, saiba que a transicao nao sera indolor de forma alguma, porem sera muito feliz quando terminar e voce ira tronar-se um profissional realmente MAIS PROFISSIONAL. Conhecendo e utilizando outros sistemas, implementando migracoes com eficiencia e administrando redes eficientes o tornarao o seu curriculo um achado para a empresa que lhe contratar. Vou querer ler "O DIARIO DE NEWBIE 4" e ver o que vai acontecer.


6. Essa foi boa.

Diego da Silva de Medeiros
diegotosco

(usa Slackware)

Enviado em 16/11/2005 - 17:33h

Você deveria ganhar um programa de tv, tipo zorra-total, show-do-tom, e assim por diante.

Lembre-se você está numa comunidade Linux.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts