O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

1. O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Red Hat)

Enviado em 08/10/2020 - 08:20h

Olá pessoal, beleza?

Gente, o quão inseguro é usar uma distro com uma comunidade e equipe pequena ? Já me disseram que isso significa uma quantidade de pessoas reduzida policiando os pacotes. O quão grande uma distro tem de ser, para que já possamos ficar tranquilos? Qual o mínimo de infraestrutura?

Obrigado!


  


2. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Stanislaus K
StanislausK

(usa FreeBSD)

Enviado em 08/10/2020 - 09:44h

Ola,

eu procuro usar distros com comunidades grandes e já bem estabelecidas, como Ubuntu, Debian, Arch Linux, Slackware, Suse, Fedora, etc... por causa do suporte e vigilancia dos repositorios pela comunidade... distros pequenas e pouco conhecidas tem pouco ou nenhum suporte, e fico preocupado com a vigilancia dos repositórios... mas, nenhuma distro é 100% segura!


3. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 08/10/2020 - 09:58h

-cite um exemplo de distribuição que você considera pequena?





4. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Walker Luiz de Freitas
WalkerPR

(usa Linux Mint)

Enviado em 08/10/2020 - 11:23h


A maioria das distribuições pequenas são baseadas nas grandes, ou seja, em Debian, Ubuntu, Fedora, openSUSE. Estas já possuem grande comunidade e segurança, então podemos dizer que estas também são seguras. O que pode ocorrer é quebrarem um pacote de segurança no momento da remasterização.

--------------------------------------------------------------
"Linux: several flavors, one way: - Freedom of choice!"


5. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Stanislaus K
StanislausK

(usa FreeBSD)

Enviado em 08/10/2020 - 11:27h

Ola,

um exemplo, para mim, dentre as conhecidas seria a Solus (algumas pessoas podem me xingar!)... Já testei ela por um tempo! Algo básico, como instalar uma impressora, não consegui fazer. Procurei por tutoriais e nada de importante! Bem diferente quando você lida com Debian, Ubuntu, Arch Linux, Slackware ou Fedora. E se buscar pelo DistroWatch têm várias distros desconhecidas... Tem dezenas de distros baseadas no Debian, e com isso, nem precisam de comunidade, pois acaba sendo um Debian; mas fica a questão dos repositórios, que apesar de usarem do Debian, tem algumas personalizações, dificil confiável...


6. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 08/10/2020 - 11:46h

Realmente Solus é pequena quando comparado com Debian Fedora Ubuntu Suse.
Mas aqui numa máquina 100% Intel não tive problemas mas infelizmente não usei nenhuma impressora para melhor avaliação.



7. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Stanislaus K
StanislausK

(usa FreeBSD)

Enviado em 08/10/2020 - 16:51h

Ola,

tem também a Void, bem conhecida, e adorada por algumas pessoas... Mas, quando testei, mesmo problema com a impressora! São duas distros independentes, ou seja, baseadas em nenhuma, mas por terem uma comunidade muito pequena, acabam tendo problemas com o suporte.

E para complementar, teve aquele problema com o Void em 2018 quando o criador da distro desapareceu?!? Isso jamais aconteceria com uma distro grande... São muitos riscos!


8. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 08/10/2020 - 17:56h

Penso que não é o tamanho que vai dar segurança.
Por exemplo, o Fedora perto do Debian pode ser considerado pequeno. E, pelo menos em minha experiência, atualmente o Debian anda menos confiável que o Fedora.


Linux User # 624552


9. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Ryuk Shinigami
Ryuk

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/10/2020 - 18:34h

Nem sempre é assim tão simples, preto no branco... não dá pra dizer que algo é seguro ou inseguro só pelo número de usuários e desenvolvedores. Há distros consideradas "grandes" que são mantidas por poucos, as vezes uma só pessoa (caso do Slackware). Há distros que são mantidas por comunidades de entusiastas e há aquelas mantidas ou suportadas por empresas (caso do Ubuntu e outras).

Em princípio é mais "confiável" distros tradicionais, sejam elas mantidas por empresas ou comunidades, pois já tem todo um background/knowhow e são menos dependentes de um cara só. Vai que vc usa aquela distro "massa" mantida por um único cara, aí ele morre ou abandona o projeto e vc fica na mão. Com distros tradicionais sempre vai ter uma equipe maior pra tocar o barco.

Mas, mesmo distros "grandes" estão sujeitos a ataques... tempos atrás ocorreu um ataque nos repositórios do Linux Mint. Na época foi logo descoberto e corrigido, mas é uma prova que nenhuma distro está totalmente imune a ataques de hackers. Além disso, existem diversas distros pequenas que tem foco em segurança (ex: Alpine) - e podem até serem mesmo mais seguras por serem menos visadas por hackers (estes vão procurar onde tem mais gente pra prejudicar - caso do Windows).



10. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Red Hat)

Enviado em 08/10/2020 - 19:43h

clodoaldops escreveu:

-cite um exemplo de distribuição que você considera pequena?




Bunsenlabs é um exemplo de distro que me parece interessante, porém fico receoso sinto algum receio de usar por ser pequena. É uma espécie de Debian Stable com pós instalação facilitada e um Openbox personalizado por padrão.


11. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 08/10/2020 - 19:57h

RLFontan escreveu:
Bunsenlabs é um exemplo de distro que me parece interessante, porém fico receoso sinto algum receio de usar por ser pequena. É uma espécie de Debian Stable com pós instalação facilitada e um Openbox personalizado por padrão.


Se você tivesse bunsenlabs instalado e o projeto decidisse parar hoje; a única coisa que mudaria seria o fato de quem não instalou não instala mais, mas quem já tem continuaria usando, pois é só debian. No máximo você teria de substituir o sourcelist personalizado pelo do debian e tudo continuaria funcionando e atualizando.
Em tempo, eu uso Archbang, que é bem menor. Sem medo.

Linux User # 624552 :
usando atualmente: Archbang / kubuntu.


12. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 09/10/2020 - 12:05h

Eu considero os remasters bem perigosos.

A maioria dos remasters removem o SELinux e outras ferramentas de segurança que a distro mãe propicia, não oferecem nenhuma ferramenta de proteção (alguns só oferecem um firewall, quando oferecem), e há até aqueles remasters cuja senha é padrão para todos que o instalarem.

Remasters não se preocupam se os pacotes que compõem a distribuição são atualizados, se possuem algum tipo de suporte, se recebem atualizações de segurança.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts