C/C++ para programação mobile

1. C/C++ para programação mobile

Thiago
thiago_c

(usa Fedora)

Enviado em 23/02/2017 - 13:12h

Fique sabendo que tais linguagens seriam a chave para garantir programas mais leve para mobile.
Duas perguntas: 1°- Na opinião de vocês é válido o aprofundamento nelas para melhor qualificação? 2°-Vocês conhecem apostilas gratuitas que tratem sobre o tema?
PS. Pesquisei por livros mas não achei muita coisa recente...


  


2. Re: C/C++ para programação mobile

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 23/02/2017 - 13:55h

Eu não estou muito informado sobre essas coisas, e corro o risco de chover no molhado, com informações que você já sabe.

Até onde sei, para iOS, você programa basicamente com Objective-C ou sua sucessora, chamada Swift, e o código é compilado para código de máquina nativo do processador, fazendo uso de funções, também em código nativo, das bibliotecas dessas linguagens. Ter partes do programa em C ou C++ puros é possível, mas toda a parte de interface com o usuário é entregue a você somente através das bibliotecas que a Apple lhe dá, e essas são em Objective-C ou Swift.

Para Android, a situação é parecida: a interação com o usuário ou com o sistema usa bibliotecas pensadas para uso com a linguagem de desenvolvimento primária, que é Java, e o seu código em C ou C++ seria acionado a partir de callbacks feitos chamados a partir de uma “casca“ em Java. Uma diferença em relação ao iOS é que o código escrito em Java não é compilado para código nativo, mas sim para um formato bytecode que possa ser interpretado de modo ágil por uma VM (chamada Dalvik em versões antigas do Android (até 4.4), e ART nas versões mais novas). A VM pode (e alegadamente realmente assim procede) fazer uma “compilação” da aplicação em tempo de execução (ou no da primeira execução, preservando os resultados em cache para reuso posterior), no sentido de transformar pelo menos uma parte do bytecode em código nativo (ou pelo menos otimizado em relação ao original, alegadamente de acordo com o perfil de uso do usuário e do dispositivo em questão).

Como o Android, ao contrário do iOS (pelo menos por enquanto), pode executar em diferentes tipos de processadores (ARM é a arquitetura mais comum, mas existe também uma considerável quantidade de dispositivos móveis com Intel Atom; só que a coisa é mais ampla: qualquer um dos nossos PCs teoricamente pode rodar Android), embutir código nativo numa aplicação pode atrapalhar a compatibilidade dessa aplicação com parte do público interessado. Não sei como a Google e a Play Store lidam com isso.


3. Re: C/C++ para programação mobile

Thiago
thiago_c

(usa Fedora)

Enviado em 23/02/2017 - 14:25h

Um professor meu comentou que uma saida para o peso da JVM seria a compilação do programa direto pelo GCC do Kernel o que tornaria mais rápido e tal, isso é realmente possível?
Desculpa a ignorancia mas é que não manjo muito de programação mobile.

Frase de efeito que demonstra minha ideologia.

Distros utilizadas: Slackware, Fedora, Manjaro, Debian, Xubuntu






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