Resolução travada após instalação do driver proprietário

1. Resolução travada após instalação do driver proprietário

Lucas Lieggio
lieggio

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/12/2018 - 20:34h

Pessoal é o seguinte, eu estou enfrentando um problema muito curioso com a resolução da minha tela aqui no meu equipamento quando eu instalo o driver proprietário

O computador ao qual eu estou utilizando o Linux está com uma placa gráfica da AMD Chipset Radeon 5450 HD.

A distribuição a qual eu estou instalando o driver proprietário é uma variação do Ubuntu 18.04. o sistema em questão é o Linux little 4.0.

Eu instalei todos os itens necessários para instalação do driver que AMD disponibiliza cujo a última versão foi liberada para o Ubuntu 14. Mesmo assim eu vi que se fizer a instalação de todos os pacotes necessários é possível instalar o driver proprietário.

Ok, indo direto ao ponto... Eu fiz isso e até que funcionou.

O problema enfrentado é que ao reiniciar o sistema a resolução ficou travada em 1440 por qualquer coisa, que agora não me lembro do restante. Kkkkkk….

Essa limitação bloqueia qualquer outro tipo de resolução de tela possível. O sistema também para de reconhecer a minha tela corretamente e bloqueia ela em 77 hertz.

Aqui no meu setup estou utilizando uma televisão LCD da Samsung de 42 polegadas que está conectada ao gabinete por meio do cabo HDMI.

Simplesmente após a instalação do driver proprietário mais atual, disponível no site da AMD, há o travamento da resolução para o valor que já mencionei mais acima. Também há um desconhecimento da minha tela da Samsung. Passando a constar no gerenciamento da tela como monitor genérico.

Se eu vou no gerenciador de dispositivos vou em drivers adicionais aparece duas opções, o driver xorg (open source) e o driver proprietário. O curioso é que mesmo depois que a resolução já está travada se eu escolher o driver xorg novamente a resolução continua travada na que fora mencionadas nesse post.

Eu já reinstalei o sistema de novo, por conta disso, porque não achei nenhuma solução que funcione.

Antes de vir aqui no fórum abrir um tópico e pedir orientações eu estou o dia inteiro vasculhando o Google tentando encontrar uma solução. As que encontrei não surtem efeito nenhum ou quase nenhum. Uma delas fez foi causar mais defeito ainda e imitou a minha resolução para 640x480.

Após instalado e habilitado driver proprietário da AMD, depois de reinicializar o sistema, eu observei no terminal que ao digitar o comando xrandr a informação que aparecem só traz apenas uma resolução disponível como sendo 1440 por qualquer coisa que agora não me lembro. Kkkkkk Eu não sei se é 900 ou 720 por isso estou utilizando este termo qualquer coisa.

Segui as orientações de um outro tutorial que encontrei no Google, onde estava ensinando a mudar a resolução pelo terminal utilizando o próprio comando xrandr. Este referido tutorial orienta como habilitar outras resoluções que não aparecem na tabela de resoluções de vídeo do sistema. Mesmo assim Não surtiu efeito nenhum.

No momento acabei optando por ficar no Linux 4.0 pois o consumo de processador dele está infinitamente baixo em relação ao Kubuntu 18x, que utilizava anteriormente.

Apesar de estar acusando o consumo de memória RAM na casa de 1,15 gigas, de um total de 6 gb disponíveis, o consumo do processador em modo ocioso fica na casa de 0 à 6%. Enquanto que no kubuntu em modo ocioso o processador ficava com o consumo médio total de 10 à 25, 30%.

Tem alguma coisa que eu possa fazer para poder utilizar o driver proprietário, mesmo sabendo que ele não é para versão 18.04 do sistema, que me permita utilizar a resolução máxima da minha tela que a 1920x1080???

Confesso que mesmo sem instalar o driver proprietário da AMD para a referida a placa, o funcionamento do sistema está muito melhor com esta distribuição do Linux Lite 4.0 do que estava no Kubuntu 18x.

Só para complementar as informações, o computador em questão é um AMD Athlon X3 455 processor, com uma placa Asus uma placa gráfica PCI Express da linha xfx, 6 gigas de ram DDR3 e um HD de 1,5tb e um de 80gb.

Desde já agradeço pela atenção e muito obrigado.



  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts