Script para criar emails

Este script eh simples, mas e utilizado por muitos aqui na empresa, talvez seja util pra mais alguem. Obs.: este script nao eh de minha autoria, nao sei quem o criou por isso nao coloquei o nome, mas ta ai pra quem quiser e precisar utilizar. Torne-o executavel e renomeie-o para addmail.

Por: Paulo Cesar


NFS server/client com iptables

Este script libera as portas do NFS server/client para tráfego através do iptables. Basicamente abre as portas dos serviços portmap e NFS. Para torná-lo funcional para a sua rede, basta trocar o endereçamento do -s pelo endereço apropriado para a sua rede. Para executá-lo basta inserir os comandos abaixo no seu script de firewall, executar este script através do seu script de firewall ou colocar este script na inicialização do seu Sistema Operacional.

Por: Dornelles Vissotto Junior


Script com dialog

Para quem nao sabe como eh o uso de dialog em shell ai vai!

Por: Carlos Carvalho


Atualização Automática do Uvscan (Antivirus for linux)

Desde que instalei o antivirus UVSCAN (McAfee), aqui na empresa onde trabalho, procurei pela net varios scripts de atualização dos dats do Mcafee, mas todos os que encontravam não eram muito confiaveis pois os dats vinham de lugares não confiáveis. Resolvi fazer um e estou colocado a disposição de todos.

Por: Juarez Monteiro


Script para Monitoramento

Muitas vezes, temos que disponibilizar serviços que não podem ficar fora do ar nem por alguns minutos durante o dia. Para atingir esses resultados, é necessário ter um sistema muito bem instalado e configurado e, além disso, utilizar um script que avise o administrador da rede (via e-mail) que algo não está funcionando bem e precisa ser arrumado. Foi escrito um script em PERL que verifica diversos serviços, conectividade e log de sistemas, entre eles: 1) Serviço sendmail, named, radiusd e httpd. 2) Teste de ping e traceroute. 3) Conectividade e host remoto. 4) Informações de hd e memória. 5) Últimas linhas dos log's. Segue abaixo o código que pode ser alterado, conforme necessidade. É claro que qualquer alteração, deve manter o nome do autor e os direitos autorais do script. Pronto!!! Depois de digitar essas linhas em um editor de texto, salve o arquivo e transforme em executável com o comando abaixo: chmod 700 nomearquivo Depois disso, basta colocar o arquivo no cron do usuário root para rodar de 10 em 10 minutos e receber os dados do sistema em seu e-mail.

Por: Marcelo Donato de Lemos Rossato


xmms+bitchx

rrs

jogar as musicas tocadas pelo xmms no canal

Por: Rodolfo






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts