Rotação de Arquivos de Log

Para que não tenhamos arquivos de log muito grandes, geralmente se implementa alguma forma de rotacionar estes arquivos. Isto é feito normalmente através do newsyslog ou através de scripts. Iremos geralmente optar pelos scripts, devido à flexibilidade que proporciona. Segue abaixo um exemplo de script. Crie o arquivo /usr/local/script/rotate_log_programa.sh, com a permissão 700 e o seguinte conteúdo:

Por: Cleiton José


Compartilhando a Internet com Iptables

Após muito tempo de estudo, livros, tutoriais, e horas de sono, achei uma maneira eficaz e simples de compartilhar a net com o tables... Coloque este script em seu rc.local para ser iniciado junto com o sistema e faça as comificações necessárias... Valew....

Por: Rafael Augusto Cucharo


Apagando 2 linhas do fim de um arquivo

Tentei durante 3 dias fazer com que... com 1 comando, eu pudesse apagar 2 linhas de um determinado arquivo.. CONSEGUI!!! Só que, ainda está bem simples, pois nao tive tempo de aprimorar. Depois, com o uso do echo e do read será possivel fazer com que leia um numero, e o apague do arquivo.

Por: Rafael Augusto Cucharo


transformar maiúsculas em minuscula e vice-versa

É muito comum, usuários de Linux se defrontarem com o problema do "Case sensitive", principalmente se seu sistema linux compartilha alguma informação com sistemas Windows. Use este script para transformar letras dos arquivos de "MAIÚSCULAS" para "minusculas" ou vice-versa

Por: Tárcio Meireles


Backup Automatizado

Script que faz backup de um diretorio inteiro de forma automatica fazendo checagens conforme abaixo: 1º Verifica se você é root (só o root pode rodar) 2º Verifica se você tem permissão de gravação no diretorio onde vai o backup (pode ser que a partição de backup esteja montada como somente leitura) 3º Verifica se você passou apenas 1 parâmetro (o diretório a ser salvo). Caso negativo ele lhe ensina como usar o programa. 4º Aguarda 15 segundos antes de iniciar o script caso queira cancelar (pressionando Ctrl + C) 5º Faz o backup comprimido num ".tar.gz" 6º Armazena um log no mesmo diretorio onde ficou o backup com todas as cópias, data de inicio e data de término 7º Armazena ainda neste diretorio um log só com os erros que possivelmente tenham ocorrido 8º verifica o MD5 do arquivo final e salva no mesmo diretorio num arquivo de texto, pra qdo tu for voltar o backup poder checar a integridade do arquivo.

Por: Antônio Cláudio da Costa Ayres


Mais um backup

Esse backup que eu faço onde trabalho, ele gera arquivos com o dia da semana no nome, com um arquivo por diretorios.

Por: Carlos Eduardo Brock






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts