Administração de switch Cisco

Esse script é uma amostra de como é possível administrar uma grupo de switchs Cisco através do Bash Script. Ele usa o programa sshpass para se conectar aos equipamentos. Ele ainda não está terminado, mas decidi publicá-lo por que estou meio sem tempo de trabalhar nele. Com ele já é possível: - trazer o número de portas 10giga, giga, fast e ethernet geral e por equipamento; - quantas portas estão em up, down, desconectadas, com erros, em cada equipamento e o total geral; - criar, alterar e copiar vlans; - descobrir em qual porta de qual switch um equipamento está, possibilitando derrubar a porta em questão; - configurar um ip no switch; - acessar o switch; - configurar uma interface do switch como acesso, trunk ou voip; - associar uma interface a uma ou mais vlans.

Por: Ricardo Lino Olonca


Reativando Placa Wifi

Às vezes sua placa sem fio pode apresentar má funcionalidade e uma das formas de voltar a funcionamento é mantando o Gerenciador de Rede ( Network Manager ). Poderá a funcionar sem necessidade do driver, foi essa maneira que encontrei de reativar minha placa sem necessidade de outro procedimento.

Por: Marcelo Ruan


Criar gráficos, estatística da "Google-Scholar" usando wget

Você que é pesquisador já tentou gerar um gráfico do número de publicações vs data etc, mas ficou limitado por ferramentas pagas de terceiros? Seus problemas acabaram! Esse script gera um gráfico do número de publicações de determinado assunto pelo ano de publicação. No futuro irei implementar mais funcionalidades, mas você está livre para pegar o script e melhorá-lo. Observações: Quando executei o script pela primeira vez, este funcionou de boa, mas quando executei várias vezes seguidas o "wget" retornou o erro 302. Consegui superar esse erro fazendo o seguinte: 1) Editar o arquivo: nano ~/.wgetrc; 2) Inserir o seguinte conteúdo em ~/.wgetrc: header=authority:scholar.google.com header=method:GET header=scheme:https header=accept:text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,image/webp,image/apng,*/*;q=0.8 header=accept-language:pt-BR,pt;q=0.8,en;q=0.6,fr;q=0.4,gl;q=0.2,am;q=0.2,el;q=0.2,he;q=0.2 header=cache-control:max-age=0 header=cookie:SID=JgUiFjPvG5tQOvfOPhEOSBGIgINeH92h6SeG9xgOXSK-7ob0-LqpYrfnzJ4RR-eXwbqxzA.; HSID=AJixidx0AB6RcyN2E; SSID=A5UZreCHfbfZQL6a$ header=dnt:1 header=upgrade-insecure-requests:1 header=user-agent:Mozilla/5.0 (X11; Linux x86_64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/60.0.3112.101 Safari/537.36 header=x-chrome-uma-enabled:1 header=x-client-data:CJG2yQEIo7bJAQj6nMoBCKmdygEI0p3KAQ== 3) Ctrl+o (para salvar) e Ctrl+x (para sair do editor); 4) Pronto, agora é só executar o script e ser feliz. Você deve está curioso de onde tirei o conteúdo inserido no "~/.wgetrc", né? Pois bem, para saber fazer com outros sites é só entrar pelo google chrome, acessar a página e pressionar a tecla F12, clicar em network, pressionar F5 e clicar num dos links. Por último, vá até "Request Headers" e compare com o conteúdo inserido em "~/.wgetrc". Ia esquendo, não precisa inserir "referer" em "~/.wgetrc", já fiz isso no script. Não irei me aprofundar nisso. Espero que gostem.

Por: Iago Lira


Gerar senhas aleatórias de qualquer tamanho

Gera senhas aleatórias de qualquer tamanho com letras, números e caracteres especiais.

Por: Iago Lira


Instalando o SIESTA no Linux automaticamente

Resolvi criar um script para instalação automatizada do programa SIESTA, pois para um iniciante, a mesma é muito complicada. Além disso, esse script proporciona que o usuário aprenda a compilar o SIESTA com o mesmo. O SIESTA é um pacote para realizar cálculos de Estrutura Eletrônica, cálculos Ab Initio e de Dinâmica Molecular. Em outras palavras, é um Software de Modelagem Molecular, desenvolvido por uma equipe envolvendo várias Universidades e Centros de Pesquisa, e chefiada pelo Prof. Dr. Emilio Artacho, da Universidade de Cambridge: http://www.phy.cam.ac.uk/directory/artachoe http://departments.icmab.es/leem/siesta/ http://departments.icmab.es/leem/siesta/About/team.html https://psc.edu/index.php/user-resources/software/siesta http://flex.phys.tohoku.ac.jp/texi/siesta-2.0.2-manual.pdf

Por: Iago Lira


Compilação de módulos para VMware 12.5.7 no Fedora 26

Este script foi feito para facilitar a compilação de módulos de kernel para o VMware Player/Workstation após instalação/atualização de novos kernels. Antes de executar este script, certifique-se de já o ter instalado o VMware Player ou VMware Workstation a partir dos binários de instalação versão 12.5.7: - VMware-Player-12.5.7-5813279.x86_64.bundle - VMware-Workstation-Full-12.5.7-5813279.x86_64.bundle Obtenha-os em: - https://www.vmware.com/products/player/playerpro-evaluation.html ou - https://my.vmware.com/en/web/vmware/info/slug/desktop_end_user_computing/vmware_workstation_pro/12_0 Verifique também se os pacotes de desenvolvimento para o kernel estão instalados e atualizados com: # dnf install kernel-headers kernel-devel gcc glibc-headers # dnf /usr/bin/update Você pode elevar seu privilégio com 'sudo su' se teu usuário possuir esta permissão ou executar os comandos acima diretamente com o sudo. Este script irá descompactar os arquivos vmmon.tar e vmnet.tar e compilar estes módulos, copiando-os para os devidos lugares, subir/carregar tais módulos em memória para que o VMware seja executado. Foi criado, com base em informações encontradas nas seguintes urls: http://rglinuxtech.com/?p=1939 http://rglinuxtech.com/?p=1992 https://communities.vmware.com/thread/567039 Uma cópia atual deste script pode ser baixada a partir do gitHub em: https://github.com/J3f3r50n/J3f3r50n/blob/master/vmware.compile.sh

Por: Jeferson Lopes de Oliveira Mendes






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts