Limpar cache Squid

Script para automatizar a limpeza de cache do Squid. Não esqueça de alterar os caminhos de cache e log do Squid de acordo com sua distribuição.

Por: Douglas da Cruz Gonçalves


Estatísticas de tráfego de rede

Exibe as estatísticas do tráfego de rede de uma determinada interface na tela do terminal. Os dados utilizados são referentes a quantidade de bytes enviados (rx) e recebidos (tx). São exibidos os valores da velocidade atual, do último minuto, dos últimos cinco minutos e dos últimos quinze minutos. Além disso, o máximo dos últimos quinze minutos também é calculado e exibido. Modo de usar: vide comentários incluídos no topo do código.

Por: Khayla (Alexandre) Elias dos Santos


Instalação do Gentoo - Parte 1

Resolvi fazer alguns scripts e automatizar de certa forma a instalação do Gentoo em meu notebook. Não faço ideia de quantos scripts serão, penso em algo como dois ou três. Resolvi dividir da seguinte forma: antes do chroot / depois do chroot. Esse primeiro script considera alguns pontos: 1. Internet funcionando, seja ela qual for. 2. O download do stage3 já foi realizado, se ainda não fez o download, pode usar o links, que vem no CD de instalação. 3. A instalação será feita em apenas uma partição, que será formatada para isso, sem partições separadas. 4. Considera que exista um arquivo chamado gentoo_install.tar.bz2, onde dentro estarão os outros scripts criados posteriormente (a medida que for criando, vou postando). 5. Esse script foi feito para usar através do CD de instalação, caso queira fazer esse procedimento usando uma outra distro instalada no computador ou outro live CD/DVD, edite o script, apague a linha "mirrorselect -i -o >> /mnt/gentoo/etc/portage/make.conf" e insira/mude pela linha "nano /mnt/gentoo/etc/portage/make.conf &&", editando então manualmente as mirrors. 6. Quando digo caminho, digo o caminho para se chegar ao arquivo, excluindo no caso o próprio arquivo. Exemplo: tenho um arquivo chamado audio_01.mp3, o caminho onde o arquivo está é /home/usuario/musicas e não /home/usuario/musicas/audio_01.mp3. Da mesma forma, quando o script pergunta qual é a partição instalada, deve ser informado apenas a partição, ignorando /dev. Exemplo? sda8, sda10, sda5, sda2, sda6 e não /dev/sda8, /dev/sda10. Lembrando que a partição escolhida para instalar o Gentoo está, por padrão, definida para ser ext4, se quiser ReiserFS ou alguma outra, o script deve ser alterado nessa parte. 7. Deverá haver apenas um arquivo stage3 na pasta indicada, então, se tiver um mais novo e um mais antigo, apague o mais antigo. Bem, acho que é só. Esse script, como os outros estão longe de serem consideramos como manuais. Faço como uma forma de "documentar" minha instalação com o intuito voltar a usar mais tarde em outras instalações. Espero que possa ajudar alguém. Forte abraço a todos.

Por: Cristiano


Verifica arquivos indevidos nos servidores

Script que verifica arquivos indevidos nos servidores.

Por: Patrick Silva


Gerenciador de arquivos MP3

Script para gerenciar arquivos MP3 usando o aplicativo mpg123 para executar as faixas. Depois de adicionar a música à biblioteca, é possível executá-la informando o nome mesmo estando incompleto, o nome do artista ou do álbum. Acreditem, isso otimiza e muito o tempo de digitação!

Por: joseh goncalves


Bomba.sh - Estouro de memória RAM com Menu

Há muito tempo atrás, li um artigo aqui no VOL sobre comandos que não se devem executar no Linux, curti a ideia e incrementei um menu divertido e simples. Serve para testar a linha de comando, que faz vários Loopings até lotar os espaços da memória temporária, travando o computador que executá-la.

Por: Jonathan Wolff Andrade






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts