Funtoo XFCE (De novo)

Xfce Funtoo XFCE (De novo)

Seguindo a moda das screens Funtoo rsrs, aqui estou eu de novo no Funtoo, instalação em mais ou menos 20 horas (tudo configurado).

[ 1.329 hits ]

Publicado em: 28/08/2014

Enviado por Lucas da Silva Mariano Meneses




  

Comentários
[1] Comentário enviado por xerxeslins em 28/08/2014 - 15:15h

Viva o Funtoo! Excelente!

[2] Comentário enviado por zezaocapoeira em 28/08/2014 - 17:59h

Salve mano . Bela screen .

[3] Comentário enviado por removido em 28/08/2014 - 20:57h

Todo mundo "Funtoo-ando"!

Também vou fazer assim, primeiro instalo com Xfce e depois vou aprendendo sobre o sistema num ambiente já conhecido.:)

[4] Comentário enviado por Lucas_Mariano em 28/08/2014 - 21:46h


[3] Comentário enviado por izaias em 28/08/2014 - 20:57h:

Todo mundo "Funtoo-ando"!

Também vou fazer assim, primeiro instalo com Xfce e depois vou aprendendo sobre o sistema num ambiente já conhecido.:)


Em distros de compilação eu penso que é sempre bom ir com um interface mais leve. Jamais pensaria em instalar um gnome3 (aliás isso em qualquer distro), um Kde talvez, visto que ele esta mais leve que o gnome3. Mas ainda prefiro ir com um XFCE por ser leve e bastante completo, nas distros de compilação, ajuda a evitar problemas na instalação e faz ela demorar menos.

[5] Comentário enviado por removido em 28/08/2014 - 21:49h

Penso assim também.

Meus grandes amigos do VOL me oferecem links e vídeos para instalação, mas agora não dá!
Só nas férias.

[6] Comentário enviado por maran em 29/08/2014 - 08:42h

20 horas para instalar o sistema ??

[7] Comentário enviado por Felipeigor em 29/08/2014 - 12:33h

Muito bom lucas , eu tentei ontem instalar o funtoo mas ai começou a dar erro ao baixar o kernel não consegui resolver ai deixei quieto rsrs

[8] Comentário enviado por xerxeslins em 29/08/2014 - 12:56h


[6] Comentário enviado por maran em 29/08/2014 - 08:42h:

20 horas para instalar o sistema ??


Acredito que ele esteja se referindo à instalação + configuração (ambiente gráfico e demais pacotes para deixá-lo usável).

Isso depende muito do poder de processamento da máquina e da velocidade de internet. Compilar kernel Debian no Funtoo com core i7 leva em torno de uma hora, por exemplo.

Eu tenho core i3, e levei 3 horas para instalar (sem configurar), o que inclui formatar as partições, editar arquivos de configuração (fstab, make.conf, definir, profile, etc), baixar e compilar o kernel e alguns pacotes básicos como dhcpcd.

(levei 3h só nisso)

Depois disso você tem um sistema pelado, só com a tela de login e que não faz nada. Isso se não der kernel panic e tiver que recompilar o kernel. Mas não tive esse problema, pois uso o kernel Debian universal. Se parar por aqui, para dar um descanso, o tempo continua contando. Por exemplo, eu fiz isso antes de dormir e continuei no dia seguinte depois do trabalho.

Aí vem a parte da configuração, como instalação do xorg, das ferramentas básicas como pciutils, alsa, etc e depois instalação do ambiente gráfico e edição de uns arquivos. Depois instala os aplicativos que precisa. Mas no meio tempo disso tudo, há pacotes que não instalam por estarem mascarados, aí precisa desmascarar e atualizar os arquivos. Alguns outros exigem determinadas flags (tem que editar mais arquivos), ou então pode acontecer conflito de flag que tem que resolver antes de continuar e tudo isso aumenta o tempo de instalação. E como os pacotes, diferente de Arch Linux, são compilados na máquina, antes de serem instalados, leva muitas horas para instalar tudo.

Se não der problemas (imprevistos), acho que em menos de 24h o cara consegue instalar tudo sim. Eu tive problema com a placa de rede do notebook e levei mais tempo pesquisando como resolver. Ao todo, levei umas 40 horas desde a formatação até o sistema ficar com ambiente gráfico funcional e com internet sem fio.

Mas eu fiz tudo com calma e paciência.

[9] Comentário enviado por Lucas_Mariano em 29/08/2014 - 13:31h


[6] Comentário enviado por maran em 29/08/2014 - 08:42h:

20 horas para instalar o sistema ??


Para instalar o sistema eu demorei umas duas horas, estou falando do sistema básico, tela preta. Agora para instalar o resto, xorg, arrumar a rede, instalar xfce4, configurar a aparência como está ai na screen, instalar meu pacotes, isso foi o que levou mais tempo, um dos pacotes que mais demora para compilar é o libreoffice. Então por causa das demais configurações eu demorei umas 20 horas, mas se for pensar bem, acho que foi até menos, se descontar o tempo que fui dormir deve ter sido umas 15 ou 10. Sempre deixo para instalar libreoffice e chromium na hora que vou dormir, mas a compilação de cada um deve durar em torno de 3 horas. Enfim, o fato é que eu comecei a instalar em uma tarde e na manhã seguinte já tinha ele todo configurado.

[10] Comentário enviado por maran em 29/08/2014 - 13:52h

Acho bem legal todo este processo de inslaçao e compilação pelo conhecimento envolvido, mas a ganhos relevantes de performace do sistema comparado a SO's como Crunch Bang, Arch e SUSE?

[11] Comentário enviado por removido em 29/08/2014 - 13:55h

Hoje com a família de processadores Core, o ganho deve ser mínimo... suponho.
Vale mais pelo aprendizado, desafio e coragem! :)

Para o linuxer de fato, deve ser a última etapa de "testador".

[12] Comentário enviado por xerxeslins em 29/08/2014 - 14:26h


[10] Comentário enviado por maran em 29/08/2014 - 13:52h:

Acho bem legal todo este processo de inslaçao e compilação pelo conhecimento envolvido, mas a ganhos relevantes de performace do sistema comparado a SO's como Crunch Bang, Arch e SUSE?


o albfneto, que é gentooísta e linuxer experiente, disse que o Arch Linux é quase tão rápido quanto Gentoo. Já eu nunca fiz testes de comparação binário X compilado.

Eu mesmo nunca levei em conta o ganho de desempenho de uma distro compilada.

Por exemplo, Debian é binário, mas ninguém reclama que a distribuição é lenta. Funciona normal. Eu mesmo uso Slackware e não vejo necessidade de mais velocidade.

A vantagem do Funtoo/Gentoo, pelo menos para mim, não é ganho de desempenho, visto que para máquinas comuns e caseiras isso é imperceptível. A vantagem que eu vejo é ter grande controle sobre o sistema e depois ter um sistema coerente usando o excelente gerenciador Portage. No Slackware eu preciso usar slackpkg, slapt-get e sbopkg para mantê-lo.

Mas o mais correto seria dizer que o Funtoo, assim como Gentoo, é para usuários entusiastas que se divertem com a filosofia da distro. Não é para quem quer ligar o sistema e sair usando sem saber de nada.

Por que usar uma distribuição de compilação? Tem resposta para isso no FAQ do Funtoo, a primeira pergunta: http://www.funtoo.org/Funtoo_Linux_FAQ

[13] Comentário enviado por xerxeslins em 29/08/2014 - 14:29h


[11] Comentário enviado por izaias em 29/08/2014 - 13:55h:

Hoje com a família de processadores Core, o ganho deve ser mínimo... suponho.
Vale mais pelo aprendizado, desafio e coragem! :)

Para o linuxer de fato, deve ser a última etapa de "testador".


rsrsrs Izaias, verdade! Uma boa motivação também pode ser essa, para satisfação pessoal. Sobre etapa de "testador" eu ainda incluiria mais duas etapas: instalar e configurar Exherbo e por fim instalar e configurar LFS. Hoje eu instalei Exherbo, mas não configurei... estou sem saco para aprender a usar outro gerenciador de pacotes no momento, mas futuramente quem sabe.


[14] Comentário enviado por xerxeslins em 29/08/2014 - 15:31h

Aqui um vídeo de um cara que instalou LFS: http://www.youtube.com/watch?v=y6aXKqM50L8

A distro predileta dele é Gentoo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts