Ubuntu (+ restricted-extras) x Linux Mint

Publicado por Andre (pinduvoz) em 01/01/2013

[ Hits: 12.211 ]

Blog: http://casadopinduvoz.wordpress.com/

 


Ubuntu (+ restricted-extras) x Linux Mint



Muita gente prefere o filho mais famoso do Ubuntu (Linux Mint) ao próprio Ubuntu, argumentando não só com a utilização de interfaces mais parecidas com o as que os usuários estão acostumados (Cinnamon e MATE, o último uma cópia fiel do GNOME 2), mas também, com o fato de o Mint vir pronto para uso, incluindo, por padrão, a maioria dos Codecs, Java, fontes etc.

Tirando a resistência ao Unity, que decorre mais de uma preconcepção de interface ideal do que da realidade diária, onde a disposição e os recursos do Unity são capazes de ajudar o usuário e melhorar a produtividade, a outra questão levantada (Codecs, Java, fontes etc) é resolvida com a instalação de um único pacote, que pode ser realizada tanto pelo terminal quanto pela interface gráfica da Central de Programas (eu prefiro o bom o velho Synaptic, que instalo imediatamente).

O pacote, neste caso, é o ubuntu-restricted-extras, que não vem numa instalação padrão justamente por ser restrito, especialmente em países que aceitam patentes de software.

Vejamos, então, o que são os extras.

O primeiro pacote que será instalado pelo metapacote (pacote que apenas determina a instalação de outros pacotes, como se formassem uma "coleção") de que estamos tratando será o ubuntu-restricted-addons, que inclui:
  • flashplugin-installer
  • gstreamer0.10-ffmpeg
  • gstreamer0.10-fluendo-mp3
  • gstreamer0.10-plugins-bad
  • gstreamer0.10-plugins-ugly

Com este pacote instalado, você terá o Adobe Flash disponível e a capacidade de reproduzir a grande maioria dos arquivos de áudio e vídeo que estão espalhados pela Internet.

Continuando, os extras levarão a sua máquina também os seguintes pacotes:
  • gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse
  • libavcodec-extra-53
  • ttf-mscorefonts-installer
  • unrar

Resumindo, além de Codecs para áudio e vídeo, local ou via Internet, você terá suporte a arquivos RAR, um dos formatos compactados mais utilizados, e as fontes da MS (Andale Mono, Arial, Comic Sans, Courier New, Georgia, Impact, Times New Roman, Trebuchet, Verdana e Webdings), que melhoram, e muito, a visualização de páginas na Internet.

Notem que faltou o Java (para Internet), que vai precisar ser instalado manualmente na versão open, ou na versão original, antes da Sun e agora da Oracle, atual proprietária.

Para a versão sem marca, instalem o pacote icedtea-7-plugin. E para a versão "original", será preciso recorrer a um PPA, mas isso fica para a próxima.

Fonte da dica: Ubuntu (+ restricted-extras) x Linux Mint - casadopinduvoz.wordpress.com

Outras dicas deste autor

Corrigindo Tema do Mouse do Root

SSD e "elevator" - dica de desempenho para netbooks e virtual machines

Habilitar "magnet links" no Gnome com o Vuze

Corrigindo o tamanho do painel do Lubuntu 11.10

Bug: Elementary + Totem [Resolvido]

Leitura recomendada

Editando o seu profile

Mensagem de erro: error in service module

Redimensionando imagens para PDF com convert

MS Office 2010 no Linux Mint - Instalação via PlayOnLinux/Wine

Compartilhamento de artigos, tutoriais e dicas (parte 1)

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário