Ubuntu Linux embarcado de fábrica em desktop Dell?

Publicado por Jefferson Estanislau da Silva em 30/05/2011

[ Hits: 7.115 ]

 


Ubuntu Linux embarcado de fábrica em desktop Dell?



Não é de hoje que quem trabalha com servidores sabe que é possível comprar servidores Dell já embarcados com Linux RedHat, tendo todo o suporte e assistência para eventuais problemas.

Porém, sempre tivemos uma deficiência no mercado de ver uma grande empresa fabricante de computadores desktop e notebook com uma distro de renome já instalado de fábrica.

Não podemos desconsiderar que com a chegada do governo Lula, o incentivo ao software livre foi importante e algumas marcas vendem equipamentos com distro Linux para baratear o preço, porém, muitos usuários se frustram com essas distros e vemos que isso acaba difundindo uma imagem negativa sobre o Linux.

Porém, parece que as coisas já estão mudando!!!

No início do mês de Maio estive em um evento da Dell e no meio de uma palestra foi questionado o porquê deles não venderem desktop com Linux embarcado e homologado com todo o suporte e assistência técnica necessária, visto que eles já faziam isso com servidores... Um gerente executivo interrompeu a palestra para responder o questionamento, dizendo que a Dell já havia fechado um acordo com o Ubuntu para venda de desktop.

Depois em conversa informal eu me apresentei e procurei saber mais sobre isso, visto que é de grande interesse da comunidade Linux ter uma marca fabricante de expressão no mercado estar atrelada a uma distro renomada, o que para eles seria substancialmente um ganho na venda de equipamentos.

Informalmente, ele me disse que por questões contratuais com a Micro$oft, eles não poderiam difundir essa informação em publicidade, mas que em breve já teríamos desktop à venda para os clientes pessoa jurídica.

Hoje pela manhã, dia 30/05, um amigo Thiago Christofoli me disse para olhar o site do www.ubuntu.com e para minha surpresa está estampado na página principal do site um notebook Dell alusivo a divulgação da nova versão 11.04 do Ubuntu.
Linux: Ubuntu Linux embarcado de fábrica em desktop Dell?
E aí... podemos chegar a alguma conclusão?

Questionamento:

Acho que todos nós somos a favor de ter uma grande fabricante de computadores distribuindo Linux embarcado e homologado com suporte. Não estou aqui querendo fazer propaganda para a Dell, porém, acho que a maioria gostaria de comprar um computador, seja ele HP, Dell, Positivo, Acer, Asus, Intelbras e etc.

Comentem sobre isso, quem sabe fazendo barulho eles não colocam essa idéia em pratica de forma rápida abrindo o mercado também para pessoas físicas!

Outras dicas deste autor

Primeira BSDCon Brasil - Rio de Janeiro

Seminário sobre crimes eletrônicos e perícia forense

Famelix - outra distribuição nacional

O Fantástico Damn Small Linux (DSL) - 50 Megabytes com a força do pinguim

Post-install do Slackware 9.0

Leitura recomendada

Entrevista quente com os engenheiros da NVIDIA

Habilitando Virtualização no BIOS do HP 6005 Pro

Configurando placa wireless Atheros no Acer Aspire 3050-1458

Placa PcChips e Modem PcTel

Montando a segunda partição do Windows pelo Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por thiagosc em 30/05/2011 - 14:34h

A Dell já comercializava a um tempo atrás o freedos (versão free do dos), para baratear o produto. Creio que agora com o Ubuntu a Dell ganhará muito pois em alguns segmentos o Ubuntu tem ganho da MS. Vamos torcer para que o Linux fique ainda mais popular.

[2] Comentário enviado por emanoelms em 30/05/2011 - 15:03h

tem também ubuntu e lenovo

http://andregondim.eti.br/ubuntu/canonical-lenovo-ubuntu/

[3] Comentário enviado por jeffestanislau em 30/05/2011 - 17:42h

emanoelms,

Isso é muito bom.. então a Dell e as outra fabricantes tem é que correr para pegar uma fatia desse bolo que certamente a Lenovo já vai começar a dominar.

Aqui segue o link dos modelos certificados em máquinas Lenovo: http://www.ubuntu.com/certification/make/Lenovo

Quem ganha com isso somos nós, usuários!!!

[4] Comentário enviado por pinduvoz em 30/05/2011 - 23:18h

O Linux está ficando tão bom que até o Satux que veio no meu CCE dá para usar.

Não conheço outras distros vendidas com notebooks que são muito depreciadas por aqui, tais como Fenix e Insigne, mas garanto que o Satux 2.0 é utilizável.

[5] Comentário enviado por frateraec418 em 16/07/2011 - 11:23h

http://j.mp/r9d9yp DELL está vendendo notebook com linux Ubuntu. Quem tiver interesse, entre em contato com a Monique ramal 4438, e-mail: monique_fiuza@dell.com para compra do note com LINUX!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts