Trocar Linux de patição / HD sem clonagem

Publicado por Wilker Azevedo em 23/07/2018

[ Hits: 726 ]

 


Trocar Linux de patição / HD sem clonagem



Quando precisamos trocar o Linux de partição ou de HD sempre nos deparamos com alguns dilemas... sabemos que o comando dd é ótimo para clonagem de partição, visto que copia bit a bit. Mas também sabemos que vai clonar inclusive o espaço vazio, fazendo trabalho desnecessário. Além de não permitir trocar o tipo do sistema de aquivos.

Pode ser utilizado um software mais adequando que faça o redimensionamento da partição, entretanto, a maioria é para Windows, não confiável e por aí vai. Para uns dá certo, para outros dá prejuízo...

Então apresento aqui um método alternativo ao dd, e que ao meu ver, gera resultados mais adequados, visto que não precisa se preocupar com espaço vazio ou tamanho de partições. Este método serve para trocar de partição no mesmo HD ou trocar de HD, segue:

Método simples:

1 - Supondo que vamos trocar de HD, então coloque o HD novo na máquina e faça uma instalação nova do seu Linux (pode ser no mínimo, a necessidade disto é só para gerar o boot para a partição).

2 - Coloque o HD velho via USB (para notebook) ou como secundário (para desktop).

3 - Dê boot via CD de instalação ou algum LiveCD.

4 - Identifique qual HD é qual (supondo que o Linux do HD velho está em sdb4 e o novo em sda3).

5 - Monte as duas partições, exemplo:

# mkdir /old ; mount /dev/sdb4 /old
# mkdir /new ; mount /dev/sda3 /new


6 - Copie todo o sistema em sdb4 para sda3, exemplo:

# cp -a /old/* /new

-> veja o uso da opção -a, é importante para preservar todos as informações dos arquivos.

7 - Agora falta corrigir alguns caminhos, modifique os arquivos mtab e fstab localizados em /new/etc/. Dentro destes arquivos terá linhas referentes as partições antigas, exemplo:

# mtab
/dev/sda4 / ext4 rw 0 0 #modifique sda4 para sda3, nova partição do Linux

#fstab
/dev/sda2 swap swap defaults 0 0 #modifique sda2 para sua nova partição swap caso exista /dev/sda4 / ext4 defaults 1 1 #modifique sda4 para sda3, nova partição do Linux

8 - Caso ainda tenha algum outro caminho relacionado a sdaX, é bom corrigir, vai evitar erros de inicialização. Se mesmo assim ocorrer algum erro, não se preocupe, é fácil resolver, mas terá que dar boot com CD de instalação ou LiveCD, montar a unidade nova e fazer as devidas correções.

9 - A sacada é que na nova instalação já foi colocado o boot, e após copiar todo seu velho Linux para o novo, você mudou seu sistema de lugar.

Método avançado:

1 - Supondo que vamos trocar de HD, então deixe funcionando os dois HDs na máquina (se for notebook, use o HD velho via USB).

2 - Dê boot via CD de instalação ou alguma LiveCD.

3 - Identifique qual HD é qual (supondo que o Linux está em sdb4 e vamos copiar para sda3), deixe pronta a nova partição e monte as unidades em diretórios distintos.

4 - Se seu boot for via UEFI, deixe a partição de EFI pronta, e copie os dados do antigo EFI para lá corrigindo os caminhos no arquivo de configuração do seu EFI onde está sda4 para sda3.

5 - Faça a cópia usando cp -a <dir-linux-velho> <dir-linux-novo> (a opção -a vai preservar todos os atributos de cada arquivo).

6 - Rode a ferramenta de configuração de boot EFI da sua distro para gerar o menu e coisas assim. Se não souber o que é isso, sua tarefa vai ficar bem difícil.

7 - Agora falta corrigir alguns caminhos, modifique os arquivos mtab e fstab localizados no etc da sua nova partição. Dentro destes arquivos terá linhas referentes as partições antigas, exemplo:

#mtab
/dev/sda4 / ext4 rw 0 0 #modifique sda4 para sda3, nova partição do Linux

#fstab
/dev/sda2 swap swap defaults 0 0 #modifique sda2 para sua nova partição swap caso exista
/dev/sda4 / ext4 defaults 1 1 #modifique sda4 para sda3, nova partição do Linux

8 - Caso ainda tenha algum outro caminho relacionado a sdaX, é bom corrigir, vai evitar erros de inicialização. Se mesmo assim ocorrer algum erro, não se preocupe, é fácil resolver, mas terá que dar boot com CD de instalação ou LiveCD, montar a unidade nova e fazer as devidas correções.

9 - A sacada é que na nova partição terá o novo boot EFI, e após copiar todo seu velho Linux para a nova partição, você mudou seu sistema de lugar.

Em ambos os casos, não terá preocupações com tamanho de partição e nem mesmo o tipo de sistema de arquivos, que basta trocar de ext4 para outro de sua preferência. Lembrando de ter formatado para isso antes de fazer a cópia.

Toda vez que preciso transferir meu Linux faço desta forma, só dá erro se errarmos alguma coisa durante o processo.

Outras dicas deste autor

Slackabduction - Excelente site de pacotes para Slackware

Instalando flash player 10 no Firefox 64 Bits

Onde está o autopackage?

Corrigindo o bug "file format not recognized" após atualizar glib2

Multi boot com ELILO (Linux + Windows 8)

Leitura recomendada

Eliminando arquivos duplicados (quase!) automaticamente

Fstab no Slackware 9 com partição fat para usuários não root

Montando arquivos NTFS editando o /etc/fstab

b5i2iso - converter imagem BIN para ISO quando não se tem o arquivo CUE

Ubuntu 6.10 e Grub ERRO 18: trocando para o LILO

  

Comentários
[1] Comentário enviado por zezosc em 27/07/2018 - 18:57h

em revisão.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts