Tmux - Instalação e Customização (Debian e Derivados)

Publicado por Leonardo Berbert Gomes em 13/01/2022

[ Hits: 445 ]

Blog: https://www.linkedin.com/in/leoberbert

 


Tmux - Instalação e Customização (Debian e Derivados)



Para quem não conhece o Tmux, ele é uma ferramenta multiplexador de terminais. Nesta dica, vamos aprender a como instalar o Tmux e a deixá-lo com um visual muito maneiro para que você consiga atingir um alto desempenho.

O primeiro passo é realizar a instalação do Tmux:

sudo apt-get update && sudo apt-get install tmux

Agora iremos utilizar o arquivo tmux.conf do repositório do gpakosz.

cd $HOME && git clone https://github.com/gpakosz/.tmux.git

Em seguida criaremos o link simbólico apontando para o repositório clonado e realizaremos a cópia do arquivo de configuração:

ln -s -f .tmux/.tmux.conf; cp .tmux/.tmux.conf.local .

Toda a nossa configuração já foi feita e já podemos desfrutar do nosso tmux. Para isso basta digitar o comando Tmux em seu terminal:

tmux

Em seguida será apresentada a seguinte tela para você:
Veja que na parte inferior do seu terminal, são exibidas algumas informações importantes, como o percentual da sua bateria, a data e hora, seu nome de usuário e seu hostname.

O mais legal do Tmux, é que você não precisa de abrir diversos terminais ou diversas abas, você pode abrir diversos terminais em uma única janela. Gostaria de deixar claro que o objetivo desta dica não trata-se de ensinar todos os comandos possíveis do Tmux, mas dar uma visão do que pode ser feito com ele.

Quando eu digito no Tmux a sequencia de comandos control+b e em seguida a tecla C, é aberto um novo terminal na parte inferior da minha janela com o numero da minha sessão, neste caso o número 2, conforme mostrado abaixo:
Para que eu possa escolher em qual sessão eu quero trabalhar, basta eu pressionar as teclas Control + b e em seguida a tecla w, será apresentada a janela abaixo onde eu posso utilizar as teclas de navegação para escolher qual eu gostaria de acessar e sem seguida pressionar enter.
Ficou fácil né? Agora uma das funcionalidades do Tmux que eu mais adoro, é a divisão de telas que ele possui, para isso iremos pressionar control +b e em seguida a tecla - . Veja o que acontece com a minha tela:
Agora para que você alterne entre as janelas que foram criadas, basta pressional control + b e sem seguida pressionar a tecla de navegação de acordo com a direção para onde você quer ir, por ex: Se eu estou na janela de cima e quero ir para baixo, control + b e seta para baixo. Se eu estou na tela de baixo e quero ir para cima, basta pressionar control + b e em seguida seta para cima.

No exemplo acima, dividimos a tela na horizontal. Que tal dividirmos ela na vertical? Fácil, basta pressionarmos control + b e em seguida a tecla _.
Bem, espero que tenham gostado um pouco do Tmux e caso queiram customizar as teclas de atalho para adequá-las a sua realidade, basta editar o arquivo abaixo e deixar do teu jeito:

vim .tmux.conf

Espero que tenham gostado e para saber mais sobre todas as teclas de atalho disponíveis no arquivo tmux.conf do gpakosz, basta acessar a página do GIT do projeto:
[]'s leoberbert
Outras dicas deste autor

Backup dos arquivos em determinado diretório

Alterando a imagem padrão do Rundeck na Tela de Login

Kitty Terminal - Instalação de Temas

Formatação com identação no VI/VIM

Poderosa - Cliente SSH para Windows

Leitura recomendada

Instalando o sisGP - Sistema para Gestão de Provedores de Internet

Automatix2 em Debian Etch 4.0r1

Instalando VirtualBox no Debian 9

Instalação do Jdownloader - Debian 8

ImageWriter - Criando pendrive bootável no openSUSE

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts