Shell Script / Kommander

Publicado por Perfil removido em 20/04/2005

[ Hits: 13.542 ]

 


Shell Script / Kommander



Sei que há bons tutoriais sobre Shell Script e sobre o Kommander aqui mesmo no VOL. Todavia, como complemento, gostaria de sugerir àqueles que se interessam por este assunto que visitem os links abaixo relacionados. Os temas são introdutórios, porém com excelente qualidade didática. Recomendável sobretudo para iniciantes:

Programando em Shell Script, parte 1

É possível escrever programas elaborados em shell script, substituindo aplicativos que demorariam muito mais tempo para ser escritos em uma linguagem mais elaborada. Esse tutorial ensina detalhes do shell script. Essa é a primeira de três partes sobre este assunto;

Programando em Shell Script, parte 2

O Kommander permite criar interfaces gráficas para shell scripts usando a biblioteca Qt do KDE. Aprenda mais sobre a criação destas interfaces neste tutorial;

Programando em Shell Script, parte 3

Mais uma aplicação interessante para os shell scripts são os menus de contexto do KDE, que aparecem ao clicar com o botão direito sobre os arquivos e pastas.

E há mais:
Apostila de 22 páginas, com uma abordagem rápida e direta sobre como fazer scripts em Shell. Útil para quem já usa o UNIX/Linux na linha de comando e quer começar a fazer alguns scripts para automatizar tarefas.
Apostila introdutória sobre Expressões Regulares com 17 páginas, que apresenta o conceito e explora todos os metacaracteres básicos, um a um e de maneira seqüencial. A explicação se dá por exemplos que podem (devem) ser executados pelo leitor na linha de comando. Bom para quem nem faz idéia do que sejam as expressões e quer aprender a usá-las.
Aqui você encontra um manual em português para o Kommander.

[]s!
Caiapó

Outras dicas deste autor

Eliminando estalos de caixas de som no Debian/Ubuntu

GNU Solfege - Software de aprimoramento musical para Linux

Ubuntu: Alterando botões das janelas

Como gravar videoaula no Open Broadcaster software

Configurando wireless no Linux com wifi-radar

Leitura recomendada

Backup no runlevel 0 (Slackware 11)

Fita DAT Linux: formatar e gravar

Limpando lixeira centralizada do Samba

Desligamento automático para conexão discada

Shell Script nosso de cada - Episódio 2

  

Comentários
[1] Comentário enviado por lazaro91 em 27/10/2007 - 14:07h

Legal cara, boa dica. Vou olhar



Contribuir com comentário