Reproduzindo Playlists do YouTube pelo VLC

Publicado por Luís Fernando C. Cavalheiro em 26/12/2018

[ Hits: 6.547 ]

Blog: https://github.com/lcavalheiro/

 


Reproduzindo Playlists do YouTube pelo VLC



Porcas e arruelas do Viva o Linux, aqui começa mais uma Dica do Dino®, trazendo para todos vocês informações rapidinhas para transformar sua vida no GNU/Linux em algo um pouquinho mais próximo do Slack Original.

Hoje, vamos ver uma que é boa para o VLC, aquele reprodutor multimídia que tem uma quantidade absurda de recursos. Um deles é a capacidade de reproduzir vídeos da internet diretamente pela URL, o que inclui vídeos do YouTube. No caso do YouTube, nem todos os vídeos poderão ser reproduzidos sem ser pelo navegador, mas o VLC consegue reproduzir a maioria deles.

Acontece que, nativamente, o VLC não dá suporte para reprodução de playlists do YouTube. Com base nisso, foi desenvolvido um addon pro VLC capaz de recuperar, ordenar e reproduzir a playlist no programa. Para instalar o addon, execute o comando:

wget http://addons.videolan.org/CONTENT/content-files/149909-playlist_youtube.lua -O ~/.local/share/vlc/lua/playlist/playlist_youtube.luac

...para instalar o addon para seu usuário apenas, ou:

# wget http://addons.videolan.org/CONTENT/content-files/149909-playlist_youtube.lua -O /usr/lib64/vlc/lua/playlist/playlist_youtube.luac

...para instalar o addon para todos os usuários em distribuições 64 bits compatíveis com o FHS, ou:

# wget http://addons.videolan.org/CONTENT/content-files/149909-playlist_youtube.lua -O /usr/lib/vlc/lua/playlist/playlist_youtube.luac

...para instalar o addon para todos os usuários em distribuições 32 bits, ou distribuições 64 bits não compatíveis com o FHS (normalmente as Debian-like não são).

Para assistir a uma playlist, basta abrir o VLC e então ir em Mídia, Abrir Fluxo de Rede (atalho de teclado Ctrl+n), colar o URL da playlist no campo Protocolo de rede e clicar em Reproduzir (atalho de teclado Alt+p). Aguarde o VLC carregar as informações sobre a playlist e pronto!

Informações importantes

1. Se o seu VLC não reproduz fluxos de rede, provavelmente ele foi compilado sem esse recurso. Infelizmente, apenas a recompilação adiciona recursos ao VLC (ele não lê os módulos dinamicamente, tipo o Parole). Solução: compile o VLC na unha. Para habilitar o fluxo de rede, as dependências são:
  • ffmpeg;
  • schroedinger;
  • rmtpdum;
  • avahi.

2. Às vezes, quando você carrega uma playlist, o VLC exibe vídeo em apenas um quarto da tela. Para corrigir isso, abra a lista de reprodução (atalho de teclado Ctrl+l) que o problema se corrige sozinho.

3. O YouTube deliberadamente bloqueia alguns vídeos de serem reproduzidos por meios que não sejam o navegador de internet. Quando você tenta acessá-los pelo VLC, o programa retornará código 403. Vídeos de canais pagos, ou com propagandas, costumam cair nessa categoria. Nesse caso, abra o navegador e assista o vídeo.

Outras dicas deste autor

VMVolMan - Dockapp para gerenciar mídias removíveis no Window Maker

Manipulando arquivos PDF pela linha de comando

Steam no openSUSE 13.2 64 bits sob o Xfce

Abrindo aplicativos gráficos como usuário root logado como usuário comum sem kdesudo ou gksudo

Spotify no OpenSUSE

Leitura recomendada

Instalação do Shockwave Player no Fedora 21

Kino 1.3.4 no Slackware 14.2 x64

Opera em português-BR

SimpleScreenRecorder no Debian

Dicionário de significados Micha Elvis

  

Comentários
[1] Comentário enviado por saulosaulo em 18/09/2021 - 16:01h

Olá. Esta dica ainda funciona? E como ficaria quando o VLC é instalado por um gerenciador de pacotes? No meu caso é o Flatpak.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts