Reproduzindo Playlists do YouTube pelo VLC

Publicado por Luís Fernando C. Cavalheiro em 26/12/2018

[ Hits: 1.826 ]

Blog: https://github.com/lcavalheiro/

 


Reproduzindo Playlists do YouTube pelo VLC



Porcas e arruelas do Viva o Linux, aqui começa mais uma Dica do Dino®, trazendo para todos vocês informações rapidinhas para transformar sua vida no GNU/Linux em algo um pouquinho mais próximo do Slack Original.

Hoje, vamos ver uma que é boa para o VLC, aquele reprodutor multimídia que tem uma quantidade absurda de recursos. Um deles é a capacidade de reproduzir vídeos da internet diretamente pela URL, o que inclui vídeos do YouTube. No caso do YouTube, nem todos os vídeos poderão ser reproduzidos sem ser pelo navegador, mas o VLC consegue reproduzir a maioria deles.

Acontece que, nativamente, o VLC não dá suporte para reprodução de playlists do YouTube. Com base nisso, foi desenvolvido um addon pro VLC capaz de recuperar, ordenar e reproduzir a playlist no programa. Para instalar o addon, execute o comando:

wget http://addons.videolan.org/CONTENT/content-files/149909-playlist_youtube.lua -O ~/.local/share/vlc/lua/playlist/playlist_youtube.luac

...para instalar o addon para seu usuário apenas, ou:

# wget http://addons.videolan.org/CONTENT/content-files/149909-playlist_youtube.lua -O /usr/lib64/vlc/lua/playlist/playlist_youtube.luac

...para instalar o addon para todos os usuários em distribuições 64 bits compatíveis com o FHS, ou:

# wget http://addons.videolan.org/CONTENT/content-files/149909-playlist_youtube.lua -O /usr/lib/vlc/lua/playlist/playlist_youtube.luac

...para instalar o addon para todos os usuários em distribuições 32 bits, ou distribuições 64 bits não compatíveis com o FHS (normalmente as Debian-like não são).

Para assistir a uma playlist, basta abrir o VLC e então ir em Mídia, Abrir Fluxo de Rede (atalho de teclado Ctrl+n), colar o URL da playlist no campo Protocolo de rede e clicar em Reproduzir (atalho de teclado Alt+p). Aguarde o VLC carregar as informações sobre a playlist e pronto!

Informações importantes

1. Se o seu VLC não reproduz fluxos de rede, provavelmente ele foi compilado sem esse recurso. Infelizmente, apenas a recompilação adiciona recursos ao VLC (ele não lê os módulos dinamicamente, tipo o Parole). Solução: compile o VLC na unha. Para habilitar o fluxo de rede, as dependências são:
  • ffmpeg;
  • schroedinger;
  • rmtpdum;
  • avahi.

2. Às vezes, quando você carrega uma playlist, o VLC exibe vídeo em apenas um quarto da tela. Para corrigir isso, abra a lista de reprodução (atalho de teclado Ctrl+l) que o problema se corrige sozinho.

3. O YouTube deliberadamente bloqueia alguns vídeos de serem reproduzidos por meios que não sejam o navegador de internet. Quando você tenta acessá-los pelo VLC, o programa retornará código 403. Vídeos de canais pagos, ou com propagandas, costumam cair nessa categoria. Nesse caso, abra o navegador e assista o vídeo.

Outras dicas deste autor

Fontes TrueType da MS e Telegram Desktop no OpenSUSE

Instalando fontes da Microsoft em distribuição RPM

Como configurar programas para usar a saída de áudio HDMI sob o ALSA

Instalando o controle do Xbox no Fedora 17

Problema com acentuação das pastas do usuário no XFCE sob Slackware e de quebra altere as pastas de usuário padrão

Leitura recomendada

Google Translate Desktop

Panda Anti-vírus para Linux

Instalação de impressora wireless no Ubuntu 10.10

Yaala - veja seus logs de http, ftp, Squid, dentre outros

Multimídia no Debian & Ubuntu

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário