Paginação no OpenOffice.Org

Publicado por Alexandre Guimarães Sarmento em 30/06/2007

[ Hits: 21.834 ]

Blog: http://www.3dnet.com.br

 


Paginação no OpenOffice.Org



Muitas pessoas (eu me incluo nesta lista) ao produzirem seus documentos de texto já encontraram dificuldades no momento de criar a paginação. Isso mesmo, em algumas situações, é necessário paginar, p.ex., um trabalho de 50 (cinquenta) páginas, onde os números das páginas devem ser numeradas a partir da 8a. (oitava) página, e nesta página, deverá aparecer o número 8 e não o número 1.

Bem, eu até recentemente resolvia este problema criando 2 (dois) arquivos, sendo um deles para as páginas que não seriam numeradas, e o outro, para as páginas numeradas, que nesse caso, teria sua respectiva numeração iniciada pelo número 8 e estaria resolvido o problema, entretanto esta solução sempre foi muito incômoda porque apesar de prática, era preciso manter sempre dois ou mais arquivos de texto para um mesmo trabalho, e ainda tomar cuidado em manter a mesma formatação de texto em ambos os arquivos, e algumas vezes, eu acabava esquecendo um arquivo onde não devia e no outro arquivo as vezes ficava com uma formatação diferente.

Nesta dica iremos mostrar como resolver o impasse citado acima. A dica se propõe que apenas um arquivo de texto, ou seja, um documento do OpenOffice.Org Writer detenha as duas partes de texto e o controle da paginação no mesmo documento, sem mais ser necessário um segundo arquivo.

Abra um documento do OpenOffice.Org - Writer e proceda da seguinte forma:

1) Digite as páginas (ou as deixe em branco se quiser apenas testar) que não serão numeradas, p.ex. capa, contra-capa, página de agradecimento, página de listas de siglas, página de listas de termos técnicos, página de sumário e etc...

2) SUPONDO que a numeração seja iniciada na 8a. (oitava) página como número de página igual a 8, posicione o cursor ao final da página anterior, no caso, da página 7, podendo ser bem na última linha disponível dela.

3) Agora clique no menu INSERIR, vá em QUEBRA MANUAL e depois em QUEBRA DE PÁGINA, escolha o estilo = INDICE, marque o item: ALTERAR NÚMERO DE PÁGINA e digite o número 8 (seguindo o nosso exemplo. mas nesse item você deve digitar o número da página desejada).

4) Observe que automaticamente o cursor desceu e foi para a próxima página, entretanto, AINDA não aparece nenhuma numeração, portanto, nesse momento, clique em: INSERIR... / CAMPOS... / NÚMEROS DE PÁGINAS.

Observe que agora o número da página irá aparecer na página onde se encontra o cursor, ou seja, na página 8 com a numeração igual a 8, e, observe também, que todas as sete páginas anteriores não receberam numeração alguma.

Pronto, está resolvido o problema de ter dois arquivos para o mesmo trabalho, sendo uma parte não numerada e outra numerada.

Obviamente pode ser que essa não seja a única ou a melhor forma de fazer esse recurso funcionar, mas comigo funcionou e gostaria de oferecer a comunidade uma solução simples e funcional, caso alguém tenha uma forma melhor de fazer, eu irei ter a maior satisfação em poder aprender também.

Obrigado!

Outras dicas deste autor

Configurando o som

1024x768 no modo texto do seu laptop

Visualizando a quantidade de memória

Reinstalando (recuperando) o Grub

Tema Tango

Leitura recomendada

SeaMonkey no Ubuntu [Resolvido]

Administrando o Logmein na sua rede com Squid

Instalando Spotify no Ubuntu 20.04 LTS

Enviando e-mail anônimo com o mix master

Placa Atheros no Ubuntu 10.10

  

Comentários
[1] Comentário enviado por linhorj em 09/08/2008 - 21:08h

No caso esse exemplo foi para inserir a paginação no corpo do TEXTO. Como que eu faço para inserir seja no cabeçalho ou no rodapé???
Desde já agradeço pela ajuda.
Abraços.

[2] Comentário enviado por darkstarfire em 16/06/2009 - 08:52h

Linhorj, insira primeiro o Cabeçalho ou o rodapé, depois basta inserir o numero de paginas dentro do cabeçalho ou rodapé.

[3] Comentário enviado por emersonat em 13/07/2009 - 11:42h

Como faço para :
nao numerar a primeira pagina,
numerar as paginas 2 ao 5 com algarismos romanos e
numerar as paginas 6 em diante com numeros romanos.

tentei fazer isso mas nao consegui,,,,,

[4] Comentário enviado por linhadiretalipe em 10/10/2011 - 08:16h

Pessoal dêem uma olha nessa página, vai ajudar bastante...

http://www.broffice.org/node/487

boa sorte.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts