LibreOffice 3.4.0 no Debian 6

Publicado por marcelo cabral em 07/08/2011

[ Hits: 6.061 ]

 


LibreOffice 3.4.0 no Debian 6



Instalando LibreOffice 3.4.0 no Debian 6 Squeeze

Em minha luta constante para tornar LIVRE o uso do software no PC de casa, uma forma de incentivar minha adorada Morena a usar SL, estou contribuindo com esta dica que é direcionada primeiramente aos Iniciantes e secundáriamente a quem ainda não instalou, atualizou, estiver tendo dificuldades ou deseja mudar sua suíte de escritório do Squeeze. O Debian 6 vem com o BrOffice 3.2 nativo e os repositórios já contam com uma versão 3.3, entretanto existe a versão 3.4.0 Final lançada recentemente disponível no site do projeto, mas não faz parte da distro. Já estou a algum tempo usado o Libre e não tenho o que reclamar. Esta dica apenas complementa o Artigo que criei sobre a instalação do Libre, bem como é adicional ao material existente na grande rede elaborado pelos colegas do VOL sobre como proceder com o Office da Libre no Debian.
Segue a dica:

Baixando LibreOffice:

A versão mais atual encontra-se disponível no link http://www.libreoffice.org/download

Removendo versões anteriores

Não tive problemas de funcionalidade do Libre com o BrOffice ou OpenOffice, todos conviveram pacificamente na mesma instalação, mas antes de qualquer coisa sugiro que você desinstale as outras suítes, afinal de contas você quer usar algo mais recente não é ? Para isto faça o seguinte:

Remova o Broffice 3 e o OpenOffice 3 que vem nativos com o Debian através do Synaptic.
Acesse:  Sistema >> Administração >> Gerenciador de pacotes Synaptic

Em Busca Rápida digite "broffice" e clique em Procurar.
Aparecerá na janela abaixo o pacote broffice.org, clique com o botão direito em cima e escolha Marcar para Remoção completa e finalize clicando em Aplicar, confirme e aguarde o término da operação.
Repita a operação para desinstalar o OpenOffice
Feche o Synaptic.

Descompactando e Instalando

Após baixar os arquivos, você estará de posse de três arquivos que devem ser descompactados, estando no terminal, copie-os para um diretório temporário e descompacte-os:

Tamanho 145M
# tar xvf LibO_3.4.0_Linux_x86_install-deb_en-US.tar.gz
Tamanho 2,9M
# tar xvf LibO_3.4.0_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR.tar.gz
Tamanho 11M
# tar xvf LibO_3.4.0_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR.tar.gz

Serão criados os seguintes diretórios:

   LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_install-deb_en-US
   LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR
   LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR

Respeitando a ordem acima, entre primeiro no diretório LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_install-deb_en-US e dentro do subdiretório DEBS execute o comando: # dpkg -i *.deb

Repita o mesmo procedimento nos dois diretórios seguintes. Agora resta apenas instalar os ícones da suíte, para isso retorne ao diretório LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_install-deb_en-US, subdiretório DEBS/desktop-integration e digite mais uma vez:

# dpkg -i *.deb

Pronto está instalado o seu LibreOffice 3.4.0 Para certificar a instalação, vá em Aplicativos > Escritório > e veja se lá estão os ícones da suíte, escolha um aplicativo, o Writer por exemplo, execute e teste sua funcionalidade. Caso não ocorram erros estará tudo finalizado.

Problemas com Java

Em versões anteriores ocorriam erros decorrentes da não instalação da maquina virtual java, no Squeeze não precisei nem verificar a versão do java instalada. Para verificar faça o seguinte no console:

# java -version
O comando retornará:
java version "1.6.0_18"
OpenJDK Runtime Environment (IcedTea6 1.8.3) (6b18-1.8.3-2)
OpenJDK Server VM (build 16.0-b13, mixed mode)

Esta versão estava no meu equipamento por intermédio da instalação do Squeeze, e permanece desde o ARTIGO criado sobre a instalação do Libre 3.3, não precisei instalar nada de java. Caso ocorram erros, antes de baixar e instalar veja em http://wiki.debian.org/Java se existe algo que possa resolver seu possível erro, entretanto acredito não haver problemas com isso.

Bem é isso aí, tenha uma boa produtividade com o seu novíssimo LibreBrOffice 3.4.0. Eu continuo gostando, a suíte está cada vez melhor e serve perfeitamente para Escritórios de Contabilidade, Escolas, Laboratórios, visto que os governos vem adotando software livre em suas unidades.

Espero estar ajudando
Abraços e Sucesso
Marcelo Cabral

Outras dicas deste autor

Instalando / Atualizando o BrOffice 3.0/3.1 no Debian 5 Lenny

Atualizando / Instalando o BrOffice 3.1.0 no OpenSuSE 10.x e SuSE ES 10SP2

Tutorial Resumido de Instalação Lotus Notes 8.5.2 no Debian Squeeze

Dual boot Debian Squeeze + Windows XP

Leitura recomendada

Modo de gravação do LibreOffice

Edição de fórmulas LaTeX no LibreOffice

LibreOffice - Erro ao instalar extensão [Resolvido]

Cálculo do desvio padrão no LibreOffice

LibreOffice - Debian Squeeze

  

Comentários
[1] Comentário enviado por fabiodino em 17/08/2011 - 11:03h

Valeu pela dica Marcelo.

Instalei ontem o LibreOffice (já na versão 3.4.2) no meu Debian Squeeze. Sou novato no Debian, saí do Kubuntu semana passada e até agora não tive nenhum problema. Já estou escrevendo um relatório com esta nova versão, e está ótima.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts