Habilitar/desabilitar bordas de janelas no Fluxbox
Uma coisa muito simples porém interessante: retirar as bordas e barra de título de uma aplicação no Fluxbox. Outros gerenciadores de janelas como KDE por exemplo dispõem desse recurso pelo menu da janela.
Uma aplicação que fica bem interessante é o Aterm com fundo transparente, veja o exemplo abaixo:
Duas formas simples de se fazer isso:
1. Através do ~/.fluxbox/apps criando ou alterando a entrada da aplicação, caso já exista. Tomemos o Aterm como exemplo:
[app] (aterm)
[Deco] {NONE}
[end]
Observe que este arquivo é case-sensitive, Deco é com D maiúsculo. Para que as alterações tenham efeito é necessário reiniciar o Fluxbox, isto pode ser feito através do menu FluxBox > Restart.
2. Criando um atalho em ~/.fluxbox/keys. Este pode ser mais interessante pela facilidade de se alternar entre bordas habilitadas e desabilitadas com o mesmo atalho, apenas chamando ToggleDecor. Por exemplo:
Control Mod1 T :ToggleDecor
Que significam:
Control = tecla [Ctrl]
Mod1 = [Alt]
T = [T] mesmo
Ctrl + Alt + T neste caso desabilita ou habilita as bordas e barra de títulos da janela em foco.
Para que as alterações tenham efeito é necessário rodar o reconfigure do Fluxbox através do menu FluxBox > Reconfigure (não é necessário o comando Restart).
[1] Comentário enviado por beetle_juice em 22/04/2006 - 03:50h
Caraca... utilizo o fluxbox com o aterm a muito tempo... e nem imaginava que dava para retirar as bordas e os menus dele... muito boa dica, foi para os meus favaritos...
t+
[]'s
beetle_juice.