Evolution em ambiente Exchange 2007/2010

Publicado por Tulio Macedo em 06/05/2013

[ Hits: 12.181 ]

Blog: http://teseu.wordpress.com

 


Evolution em ambiente Exchange 2007/2010



Nesse ambiente, dependendo de outros fatores também, a simples configuração como correio IMAP ou IMAP+, não funciona. O MAPI apresenta alguns fatores complicadores.

Se no seu ambiente, a única solução disponível é o MS Outlook, portanto, tendo de usar alguma versão do Windows (meu caso), essa dica pode ser útil.

Para versões mais novas do Exchange, o protocolo pode causar problemas, mas aceita outras soluções também. Ainda não tinha usado o Web service do Exchange, por isso mesmo, não sabia de sua utilidade. Vamos à configuração.

Crie uma nova conta e quando solicitado, informe seu nome e e-mail, as informações seguintes são opcionais, como apresentadas na própria tela do wizard, na figura abaixo:
Escolha, como tipo de servidor, a opção "Web services" do Exchange, como apresentado abaixo. As outras formas que tentei, não funcionaram a partir do Exchange 2007, então, acredito que podem ajudar a outros com o mesmo problema:
As configurações da conta do Exchange podem ser um pouco difíceis, você deve ter seu usuário autenticado na rede para que o Evolution procure a URL do servidor ou, você pode obter com quem administra o servidor, nem sempre se tem esse apoio.

Veja, na tela abaixo, que mesmo que seu usuário esteja autenticado na rede, você tem a URL do servidor, mas não a URL OAB, que será buscada automaticamente se clicar no botão 'Buscar URL':
Após buscar a URL, ela deverá ser preenchida automaticamente e a autenticação que, por padrão, vem marcada NTLM é, provavelmente, o padrão usado também (a outra opção 'Básica' é considerada menos segura).
Agora só precisa dar uma nome à conta (o Evolution sugere o e-mail como nome da conta, mas você pode colocar o que quiser) e verificar se o tipo de servidor está correto, aparece como "ews".
Dê OK e veja se ao tentar acessar a caixa de entrada, ele atualiza corretamente trazendo seus e-mails da caixa de entrada e também tarefas, agenda e contatos.
Agora o e-mail integrado com agenda fornecido pelo Exchangenão é mais motivo para restringir o uso de sistema operacional. Aqui, troquei o meu.

Outras dicas deste autor

Alterando o avatar do usuário para o SDDM (KDE)

Leitura recomendada

Cyrus IMAP: Muitas mensagens "fetching user_deny" no log

Howto: Postfix integrado ao Active Directory - Debian Lenny

Problemas ao abrir anexos do tipo 'winmail.dat' no Evolution (MS Outlook)

Dovecot: Adicionando mais informações na entrega da mensagem

Instalação OpenWebmail e afins no FreeBSD

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts