Doode - Sua rede Linux de amigos de casa nova

Publicado por Vitor Micillo Junior em 20/10/2011

[ Hits: 5.824 ]

 


Doode - Sua rede Linux de amigos de casa nova



O Software Livre, assim como o Linux, nasceu baseado em duas filosofias básicas: a liberdade e a comunidade.

Foram vários fatores e eventos que marcaram a trajetória da liberdade digital até hoje. Desde Richard Stallman, o primeiro a introduzir o conceito de software livre e Copyleft, passando por Linus Torvalds, com a criação de um kernel de sistema operacional livre e aberto, que receberia o nome de Linux homenageando seu criador; até nosso século, onde temos empresas, instituições e governos que defendem, apoiam, incentivam e usam o software livre, além de milhões de pessoas reunidas em comunidades ao redor do mundo.

E são sobre essas filosofias de liberdade e comunidade que a Rede Doode está reformulando sua plataforma e disponibilizando diversas novidades aos seus membros e a Comunidade do Software Livre.

A Doode começou utilizando a plataforma Sharetronix, quando ainda era livre. Porém, seus desenvolvedores decidiram "fechar" o código da aplicação, deixando a Doode baseada em uma plataforma que andava na contramão de sua filosofia: "uma rede 100% livre!"

A Rede Doode não poderia permitir que esse elo "Comunidade e Liberdade" fosse quebrado! Vitor Micillo, seu criador e principal desenvolvedor, decidiu migrar a Rede para uma plataforma realmente livre. Após vários testes e pesquisas de qual plataforma atenderia as necessidades da Rede Doode, foi decidida migração para plataforma Wordpress em um domínio internacional:
Hoje, a Doode conta com fórum, galeria de fotos nos perfis, sistema de recomendação, integração total com as principais redes sociais, loja virtual www.doodestore.com.br, além de duas novidades únicas: um sistema de ensino virtual para os membros da rede e um podcast semanal chamado Doodecast.

Se você ainda não é membro da Doode, nós o convidamos a juntar-se a nós e desfrutar do melhor que a Liberdade e a Comunidade podem lhe oferecer no Universo do Software Livre.

O domínio www.doode.com.br está ativo na plataforma antiga, porém depois de toda a migração dos membros, grupos e mensagens para a nova plataforma os domínios serão únicos.

Atenciosamente,
www.doode.net
www.doodestore.com.br

Outras dicas deste autor

Flash player para Firefox 64 bits

Resolvendo problema de conexão ao Windows Live Messenger com Pidgin

Doode sua nova rede Linux de amigos

Instalando codecs multimídia no Fedora 12 Constantine

Clube do pingüim

Leitura recomendada

Conectando Debian em roteador VPN Cisco 3000 com IPsec

Instalando plugin Java no Firefox 1.5 no Slackware 10.1

Baixando sites recursivamente

Vídeo aula: detectando rede wirelles Intelbras

Instalar Firefox 3.5 no Ubuntu ou qualquer distro Debian like

  

Comentários
[1] Comentário enviado por evanprec em 23/10/2011 - 12:58h

Finalmente Vitor Micillo Jr. admite que usa o software proprietário Sharetronix, assumindo que sua Rede Doode NÃO USA SOFTWARE 100% LIVRE.

Foram 99 dias de vergonha para as comunidades de software livre! (conto apenas os anúncios em sites de reputação - Dicas-L e VOL - e de autoria direta do VMJ).

Mas o que poderia ser uma oportunidade para reconciliar-se com a verdade e resgatar a confiança da comunidade, ele prefere trazer mais mentiras.

Citando:
"A Doode começou utilizando a plataforma Sharetronix, quando ainda era livre. Porém, seus desenvolvedores decidiram "fechar" o código da aplicação, deixando a Doode baseada em uma plataforma que andava na contramão de sua filosofia: "uma rede 100% livre!" "

SIM, MENTIRAS! O SHARETRONIX QUE VMJ USOU ERA PROPRIETÁRIO DESDE O INÍCIO DA REDE DOODE!

VMJ usou Sharetronix 1.5 para implantar a Rede Doode em 13 de Julho de 2011. Veja detalhes sobre a versão no post: http://comunidadelinuxindaiatuba.blogspot.com/2011/10/esclarecimento-de-vitor-micillo-criador.html

O Sharetronix 1.5 foi lançado em 13 de julho de 2010, SIM, 1 ANO ANTES DA INAUGURAÇÃO DO DOODE! (ver nota de lançamento: http://sharetronix.blogtronix.com/Home/13916

Só que deste esta versão 1.5, o LICENCIAMENTO DO SHARETRONIX É PROPRIETÁRIO, conforme explicitado no blog do produto e nas licenças incluídas na distribuição do Sharetronix. Veja nota no blog Sharetronix: http://sharetronix.blogtronix.com/Home/13914

Só o fato de ainda distribuir o código fonte não o qualifica nem como software livre nem como open source (ver artigo http://ur1.ca/5h7fm , como ao menos VMJ admite agora.

Assim, lamento que nem no final o VMJ não teve a honra de ser sincero.

Ass: Evangelista Precavido

PS: Entenda a outra versão desta história em http://doodeusasoftwareproprietario.wordpress.com/ e leia os 3 primeiros artigos:

http://doodeusasoftwareproprietario.wordpress.com/2011/08/11/doode-usa-software-proprietario/

http://doodeusasoftwareproprietario.wordpress.com/2011/09/02/saiba-como-o-doode-enganou-o-software-livre/

http://doodeusasoftwareproprietario.wordpress.com/2011/10/22/vitor-micillo-jr-assume-que-rede-linux-doode-usou-software-proprietario/



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts