Configuração da placa Ati Radeon 7000 com saída RCA para TV

Publicado por Carlos Alberto em 19/08/2006

[ Hits: 8.906 ]

 


Configuração da placa Ati Radeon 7000 com saída RCA para TV



Encontrei em diversos fóruns usuários de Linux procurando um meio de utilizar a saída de TV na Radeon 7000, usando LinuxOS. Como eu já assisto meus filmes na TV há bastante tempo, decidi escrever aqui este tutorial, é bastante simples:

A placa em questão tem como driver de vídeo padrão "radeon", mas suporta os drivers "ati" e "fbdev", contudo a saída de TV só suporta "fbdev", é aí que mora o problema.

Para utilizar as duas saídas (TV + Monitor), configure o X para utilizar uma resolução de no máximo 800x600, a taxa de cores independe e o driver deve ser especificado como "fbdev".

Agora basta conectar o cabo à TV e reiniciar o micro. Quando carrega as imagens do X conjuntamente com o KDE são exibidos simultaneamente nos dois equipamentos. É preciso observar que para cada resolução de tela a placa emite uma variação de freqüência diferente, assim se por resolução de 1024x768, serão enviados entre 50 e 60 hz para a tv e acima 100hz para o monitor.

Caso o monitor não suporte esse valor poderá ficar como que estivesse desligado enquanto que a imagem estaria somente na TV, contudo com a contínua exposição o monitor poderá vir a queimar o regulador.

De mesmo modo, com resolução de 800x600 (ou inferior), a TV recebe aproximadamente 30hz e o monitor 60hz, estando ambos dentro de suas respectivas faixas seguras.

Caso alguém saiba as freqüências certas e como regular as duas saídas será possível utilizar com segurança as saídas com resolução maior.

Outras dicas deste autor

Superando a falta do supermount em sistemas Debian

Leitura recomendada

Ubindows Seven ou Winbuntu 9.10

Instalando o CACIC 2.4

Erro no Grupo Sudoers [Resolvido] + Trocar senha de Root

Ativando visualização de miniaturas no Dolphin

Squid com autenticação

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts