Como remover o delay inicial do GRUB

Publicado por Marcos moreira em 14/01/2019

[ Hits: 746 ]

 


Como remover o delay inicial do GRUB



O gerenciador de boot GRUB pode ser um incômodo por conta do delay que ele apresenta durante o boot. Hoje vou ensinar como fazê-lo iniciar sem delay.

A primeira coisa que devemos fazer é abrir o arquivo de configuração do grub "/etc/default/grub" com um editor de texto. Use o seu editor preferido, eu costumo usar o Vim:

# vim /etc/default/grub

Agora precisamos alterar os valores do arquivo.

Edite o valor da linha "GRUB_TIMEOUT=5" para "0" e isso irá remover o delay. Você pode tentar também descomentar a variável "GRUB_TERMINAL=console" para evitar que ele inicie o grub em modo gráfico.

Toda vez que editamos as configurações do GRUB precisamos fazer com que ele aplique as edições que fizemos, para isso execute o comando abaixo:

# update-grub2

Agora é só reiniciar o computador e ver se está funcionando.

Caso queira melhorar um pouco mais a velocidade de boot do seu computador, veja a minha outra dica sobre otimização do SystemD.

Até mais.

Outras dicas deste autor

Como copiar e colar em um terminal sem interface gráfica no Linux (TTY)

Como usar um GIF como wallpaper no I3WM

Reduzindo tempo de boot via otimização do SystemD

Leitura recomendada

Fazendo a inicialização do seu Fedora Core 2 mais rápida

Configurando a roda do mouse

"sources.list" para o Ubuntu 11.10 - Oneiric Ocelot

Como atualizar o PHP no CentOS

Istalando RRDTool no Centos 5.6

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Ryuk em 15/01/2019 - 10:52h

Vim todo feliz achando que iria finalmente acabar com a lentidão do GRUB, mas você só estava se referindo ao TIMEOUT... ahhhh, que pena!!! :\

O parâmetro GRUB_TIMEOUT só define quanto tempo o MENU fica visível esperando para ativar alguma opção de boot. Independente disso, o GRUB ainda leva um tempão entre a "escolha de boot" e o "início (de fato) do carregamento do kernel".

Aqui no meu notebook, mesmo com o GRUB_TIMEOUT=0, o GRUB leva quase 10 segundo para iniciar o boot do kernel em distros "Ubuntu/Debian-e-derivados" (eu sei, o meu note é uma carroça!!!). No Arch/Manjaro o GRUB é um pouquinho mais rápido em iniciar o initramfs, mas ainda tem um lag horrível (~5 seg). O boot mais rápido aqui no meu notebook foi o do Solus OS, justamente por ele não usar o GRUB e usar o "goofiboot" em vez disso. Ele imediatamente passa do BIOS/UEFI para o kernel, sem atrasos... meu sonho era que o GRUB fosse assim! :)

[2] Comentário enviado por Cizordj em 28/01/2019 - 08:59h


[1] Comentário enviado por Ryuk em 15/01/2019 - 10:52h
Vim todo feliz achando que iria finalmente acabar com a lentidão do GRUB, mas você só estava se referindo ao TIMEOUT... ahhhh, que pena!!! :\


Você pode tentar ser mais radical e instalar o syslinux como bootloader, é difícil de configurar, mas vai direto ao ponto. Inicia no kernel sem frescuras =)



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts