Atualizando o Pubuntu para versão 9.04

Publicado por Juliao Junior em 31/01/2010

[ Hits: 5.588 ]

 


Atualizando o Pubuntu para versão 9.04



Usar o Ubuntu dentro do Windows favorece muitos usuários. Para entender como fazer isso, você pode ler a dica: Pubuntu - o Ubuntu rodando dentro do Windows

Após a instalação do Pubuntu, um ponto a melhorar é o tamanho do disco virtual que ele "enxerga". São apenas 2Gb, certamente muito pouco. Mas podemos aumentar o tamanho do disco com um procedimento muito simples. Você pode ver como lendo esta outra dica: Alterando o tamanho do disco para Pubuntu

Há um último (?) ponto a melhorar: a versão usada no Pubuntu. A imagem disponível usa como base o Ubuntu 8.04. Esta é uma versão do Ubuntu bem estável, tanto pelo tempo como por ser uma versão LTS, com suporte até hoje. Mas muitos de seus programas já estão bem desatualizados, e isso pode atrapalhar alguns usuários.

Então vejamos como atualizar o sistema para usar o Ubuntu 9.04. O procedimento é simples, e usaremos o método mais mecânico possível para beneficiar aqueles usuários sem tanta experiência em Linux. O mesmo procedimento pode ser usado para atualizar até a versão 9.10 do Ubuntu, mas nesse caso o sistema fica inoperável. Isso acontece por que esta última versão do Ubuntu usa alguns programas e configurações que entram em conflito com o kernel usado pelo Pubuntu.

Falando em kernel, é bom lembrar que o sistema e os aplicativos serão atualizados, mas continuaremos com o mesmo kernel. Não é possível, no momento, melhorar esse ponto, já que o Pubuntu usa o CoLinux como "base" para construção do sistema, e o kernel disponível no CoLinux ainda é bem desatualizado. O procedimento é bem simples.

O primeiro passo é aumentar o tamanho do disco virtual, senão teremos problemas com falta de espaço. Poderá fazer isso seguindo a segunda dica citada logo acima.

Agora clique no menu "System" da barra de tarefa e vá em "Administration --> Software Sources". Na janela que surge, escolha a aba "Updates" e mude, lá no final da janela, o item "Show new distribution releases" para "Normal Releases". Assim, o sistema verá outras versões do Ubuntu além das LTS. Feche a janela.

Próximo passo: novamente vá ao menu "System" e siga o item "Administration --> Update Manager". Observe que nesta janela surge um botão logo acima, e oferece uma versão mais nova do Ubuntu para atualização. Quase certamente, a versão oferecida será a 8.10. Clique no botão e siga as instruções. Daí por diante é tudo auto-explicativo, e no fim do processo você terá seu Pubuntu usando a versão 8.10 do Ubuntu.

Se desejar, você pode repetir o processo e atualizar para a versão 9.04. Mas lembre-se de para por aí, pois na versão 9.10 o Pubuntu não funciona.

Até o próxima dica.

Outras dicas deste autor

Game - Second Life para o Tux

Debian no Android

Extensões no OpenOffice

Jogando Tibia no Linux

Login automático no Ubuntu

Leitura recomendada

Samba em português

Problema com Certificado Digital Caixa no Firefox [Resolvido]

NumLock no X Window

Eventos de sons do Pidgin no Slackware

Corrigir erro NS + NAM + Ubuntu 9.04

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts