PHLAK :: [P]rofessional [H]acker's [L]inux [A]ssault [K]it

Vamos falar um pouco desta Live Distro linux voltada para a segurança. A Distro acompanha uma grande quantidade de ferramentas e documentação de alta qualidade. Enjoy

Por: Anderson L Tamborim


Melhorias generalizadas de segurança (parte 2)

Na artigo anterior vimos procedimentos voltados para a segurança levando o local onde está o Linux como foco, nessa segunda parte o foco principal é um ataque remoto, dificultando e restringindo um ataque com sucesso.

Por: Rodrigo Ferreira Valentim


Melhorias generalizadas de segurança (parte 1)

Firewall nem sempre é a solução de segurança que todos precisam, algumas vezes podemos ter os resultados esperados de forma mais rápida e simples, em outras não sabemos como instalar e configurar um firewall. Esse artigo é para todos que querem seu sistema mais seguro, coloco aqui algumas das regras que utilizo sempre.

Por: Rodrigo Ferreira Valentim


Security Hacks: Linux & BSD

Neste artigo abordaremos alguns "Security Hacks" para sistemas Linux e *BSD, ou seja, implementações simples que irão ajudar você a melhorar a segurança de seus servidores. Vamos conhecer algumas dicas matadoras e softwares que farão a diferença nesta empreitada.

Por: Anderson L Tamborim


Entendendo um pouco sobre os daemons

Esse artigo é uma breve introdução e explicação sobre o que são os daemons e os perigos da sua má utilização.

Por: Ragen Dazs


Análise passiva (parte 2)

Nesta segunda parte do artigo sobre análise passiva, iremos conhecer técnicas para passar por filtros de pacotes e entender alguns conceitos de pacotes como payload e padrões para transmissão.

Por: Anderson L Tamborim


PaX: Solução eficiente para segurança em Linux

O PaX é um patch para kernel que vem para acrescentar dezenas de melhorias ao sistema operacional no que diz respeito segurança. Veremos quais as principais caracteristicas deste fantástico sistema, como ele atua, suas principais features e mostraremos alguns testes realizados mostrando sua eficácia em proteger o buffer do nosso box Linux. Enjoy!

Por: Anderson L Tamborim


Segurança extrema com LIDS: novos recursos

Quem leu o primeiro artigo sobre LIDS que postei aqui não deve perder esta segunda parte, onde são tratados os novos recursos de sua versão 1.2 e apresentadas as evoluções desse formidável sistema.

Por: Anderson L Tamborim


Aspecto de segurança para uma arquitetura web

A evolução da internet tem facilitado extraordinariamente a comunicação entre instituições e pessoas no mundo inteiro, entretanto uma grande preocupação voltou a surgir nesse ambiente: como lidar com a segurança e o armazenamento de informações de uma rede web.

Por: Luciano Gonçalves


Configurando um servidor de logs simples

Quando uma máquina é invadida, a primeira coisa que o invasor vai querer fazer é apagar os vestígios de que esteve ali removendo as entradas que ficam armazenadas em log. Esse artigo nos mostra uma técnica que irá dificultar a vida dele

Por: Jeferson Fernando Noronha


Análise Passiva: Analisando seu tráfego de maneira segura

Neste artigo vamos falar sobre análise passiva. Veremos alguns cases simples de utilização dessa técnica, que pode ser extremamente extensível e também, demonstrar como é "inseguro" usar serviços que não utilizam criptografia, como o telnet e o FTP por exemplo.

Por: Anderson L Tamborim


Chroot + Bind sem stress

O objetivo deste artigo é tratar sobre de um dos mais conhecidos métodos de segurança utilizado para servidor DNS e outros serviços do Linux, o chroot. O artigo visa único e exclusivamente a criação da jaula para o funcionamento do bind.

Por: Vandré Torres Paes






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts