Atualizar Slackware 10.1 para 10.2

Nesse artigo mostrarei como atualizar o Slackware 10.1 para o 10.2 sem ter que baixar todas as ISOs novamente e reinstalar o sistema operacional. O esquema foi proporcionado pelo uso conjunto do slapt-get com um PACKAGES.TXT.

Por: Felipe Santos Ferreira


Colocando ícones no menu do Fluxbox

Apesar de sua simplicidade e praticidade, o Fluxbox é altamente customizável e possui diversos recursos. Um deles é a possibilidade de adicionar ícones ao menu e é exatamente isso que o artigo ensina a fazer.

Por: Hugo Doria


VIM avançado (parte 2)

Neste segundo artigo da série falo sobre a personalização do vim: abreviações, uso de auto-completar, teclas de atalho e um pouco sobre a identação.

Por: Ricardo Rodrigues Lucca


VIM avançado (parte 1)

Nesse artigo falarei um pouco sobre repetição de comandos, como abrir múltiplos arquivos, como visualizar diferentes arquivos numa mesma janela e conseguir editá-los, além de algumas dicas básicas e alguns exemplos do uso do modo visual, um recurso útil do vim desconhecido por muitos.

Por: Ricardo Rodrigues Lucca


Atualizando o clamav via YUM no Fedora Core 3

Publiquei um artigo falando sobre a utilização do clamav para proteger os compartilhamentos do Samba e notei que até meu artigo ser publicado, o clamav teve 3 atualizações de engine. No Fedora Core 3, existe a ferramenta YUM que vai facilitar a atualização da engine do clamav sem problema algum.

Por: Keny Hayakawa Schmeling


Masterização de VCD's com menu interativo

Este artigo descreve passo-a-passo o processo direto de como fazer (termo correto: "masterizar") um VCD numa forma que será possível substituir as antigas fitas VHS por vídeos digitais até para o mais leigo Linuxer. E isso fazendo uso de um recurso simples, mas visualmente muito atraente, que são os menus interativos.

Por: Gustavo Vasconcelos


Pequena solução para backup em redes mistas

gnu

Este pequeno artigo descreve como senti na pele as limitações de um servidor Windows 2000 em tarefas simples e como fiz para superá-las com a ajuda do Linux.

Por: Sidney Alexandre Pagel


Utilizando o X-Deep32 para rodar programas Linux em máquina Windows

Uma das vantagens do X Window System (sistema de janelas X. Exemplos: XFree86, X.org e outros) é ser bastante flexível e adaptável. Neste tutorial iremos usá-lo para a aplicação a qual ele foi desenhado originalmente para fazer: rodar aplicações gráficas remotamente. Para isto, usaremos o X Window rodando aplicações Linux no Windows.

Por: Renan Birck Pinheiro


Fazendo backup de DVDs

A idéia de escrever este artigo surgiu quando precisei fazer uma cópia do de um DVD do Led Zeppelin para um amigo meu. Não gosto muito de emprestar DVDs porque quase sempre eles não voltam e, quando voltam, já estão em estado crítico. Então resolvi procurar uma maneira simples e rápida de fazer cópias dos meus DVDs utilizando apenas ferramentas open source e aqui está o resultado.

Por: André Luiz Michi


Técnicas de memorização para facilitar o uso VI (Comandos básicos)

Tive a iniciativa de criar algumas formas para gravar alguns comandos (brincar com a memória) do VI. Parece até inútil, mas as técnicas criadas fazem com que esses comandos fiquem por muito tempo na nossa memória, mesmo sem mexer muito no VI. Gostaria de deixar bem claro que aqui não estão todos os comandos do VI, mas apenas o básico do básico.

Por: Leonardo Afonso Amorim


Salada mista de Linux

Derrubando os tabus entre distribuições Linux, fazendo uma salada e usando pacotes de todas as distros que você quiser, é isso o que faço, dá mais dor de cabeça, mas é um belo exercício para aumentar seu conhecimento em Linux.

Por: JavaNunes


Software Livre e Matemática Financeira

Uma análise dos custos de implantação de software livre versus software proprietário por uma visão econômica. Vamos à alguns fatos!

Por: Glaydson






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts