Raid 1 com mdadm

Este artigo mostra detalhadamente como instalar o Linux utilizando Raid 1 em todas as partições. Utiliza o mdadm, que é utilizado no lugar do raidtools em algumas distribuições como o Fedora 4, que foi a utilizada.

Por: Fernando Braz


GmailFS - sua conta de e-mail como um sistema de arquivos no Slackware 10.2

Aqui mostro como usar a sua conta de e-mail do Gmail como um sistema de arquivos no seu Slackware.

Por: N M S


Entendendo o ReiserFS

Esse artigo envolve as principais características desse sistema de arquivos que é padrão em algumas importantes distribuições Linux. O texto foi feito com o objetivo de demonstrar porque a performance do Reiser é tão boa e os motivos pelos quais esse filesystem tem bastante reputação no mundo Linux.

Por: Fernando Calheiros


Gravando com cdrecord

Este é um pequeno tutorial sobre como gravar CDs pela linha de comando utilizando o cdrecord. Pode parecer ultrapassado gravar CDs dessa maneira depois que inventaram o K3B e o Nero, mas isso pode ser muito útil em scripts de backup automático e coisas afins.

Por: Willian Itiho amano


Montando partições para outros usuários acessar

Esse artigo descreve a funcionabilidade do /etc/fstab, como ativar e editar opções de segurança e melhorar o uso em partições VFAT e NTFS, além de como permitir que usuários específicos acessem suas partições e como negar outros.

Por: Rafael Azevedo


Clonando HDs via rede com G4U (Ghost for UNIX)

Uma grande dificuldade de administradores de sistema é a perda de tempo quando o assunto é reinstalar o sistema. Quando temos várias máquinas com o mesmo hardware, podemos fazer a clonagem dos HD. Para resolver esse problema estarei expondo o sistema G4U (Ghost for UNIX), com o qual podemos criar a imagem da máquina já montada e configurada e hospedá-la em um servidor FTP de forma compactada.

Por: Willian Itiho amano


Instalando e configurando um servidor CVS com Subversion

O Subversion é um sistema CVS, ou Concurrent Version System (Sistema de Versões Concorrentes), que permite que se trabalhe com diversas versões de arquivos organizados em um diretório e localizados local ou remotamente, mantendo-se suas versões antigas e os logs de quem e quando manipulou os arquivos.

Por: Dalson Souza


Captive-NTFS com kernel 2.6

Muitos, inclusive eu, utilizam esta "maravilha" que é o captive-ntfs, porém poucos conseguem fazer com que o captive funcione com os kerneis mais novos, como os da família 2.6. Na verdade trata-se de uma imcompatibilidade com o Lufs e é o que vamos tentar resolver aqui.

Por: Wainer Chiari


Usando partições e sistemas de arquivos

Este artigo está dividido em quatro partes: Introdução sobre partições e sistemas de arquivos; Criando partições e sistemas de arquivos; Montando e desmontando sistemas de arquivos; Gerenciando partições e sistemas de arquivos.

Por: Cristian Alexandre Castaldi


Gerenciando quotas de disco

Neste artigo, descrevo as funcionalidades do recurso de quotas de disco, uma breve introdução sobre Soft Limit, Hard Limit e Grace Period e um tutorial básico para criação e gerenciamento de quotas.

Por: Cristian Alexandre Castaldi


Lendo partições Linux no Windows

Este artigo foi escrito especialmente para pessoas que ainda não conseguiram fazer a migração completa para o Linux e vira e mexe, usando Windows, precisa acessar sua partição Linux. Aqui listo alguns dos utilitários que tem por aí que conseguem ler EXT2, XFS, EXT3 e ReiserFS no Windows.

Por: Guilherme Oliveira


Montando partições NTFS no Fedora 3 através do Captive

Após observar alguns artigos sobre como montar o sistema de arquivos NTFS para escrita e leitura no Linux, resolvi escrever um artigo sobre os passos para essa montagem no Fedora Core 3. Aproveito para mostrar algumas informações e correções que no meu caso foram importantes para que tudo funcionasse corretamente.

Por: Roberto César Batista de Freitas






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts