GlusterFS - Um Sistema de Arquivos Distribuídos

O GlusterFS é um sistema de arquivos de rede escalável adequado para tarefas intensivas em dados, como armazenamento em nuvem e streaming de mídia. O GlusterFS é um software gratuito e de código aberto.

Por: Daniel Lara Souza


Trilha Filesystems Linux - Operação de Sistemas de Arquivos

Gostaria de compartilhar com vocês um assunto bem importante para administração de sistemas Linux, que são os filesystems. Vou dividir o assunto em 3 partes, acredito que seja melhor para o entendimento e os testes, assim poderemos avançar seguramente. Nesse artigo, destaco o arquivo /etc/fstab, alguns comandos e também uma forma de montar partições usando o systemd. Pegue seu café e venha curtir essa leitura!

Por: Amaury Borges Souza


Ceph - Uma Plataforma de Armazenamento Distribuído

Ceph é SDS (Software-Defined Storage - traduzido: Armazenamento Definido por Software) de código aberto, onde implementa o armazenamento de objetos em um único cluster de computador distribuído e fornece 3 interfaces em 1: armazenamento em nível de Objeto, Bloco e Arquivo. O Ceph visa principalmente a operação totalmente distribuída sem um único ponto de falha, escalonável até o nível de exabyte.

Por: Daniel Lara Souza


Introdução e administração de pontos de restauração no openSUSE

Nesse artigo vamos fazer uma análise e instrução de como usar snapshots do BTRFS (ponto de restauração) no openSUSE. O artigo tem como objetivo difundir e explicar o sistema para os iniciantes no mundo Linux e em especial openSUSE.

Por: Edivan Santtos


Criando acima de quatro partições no HD

Quantas partições podem ser feitas em um HD? Quatro partições primárias? E se uma delas for uma partição estendida, então quantas partições podem ser feitas em um HD? Quantas distribuições Linux você tem vontade de testar? Duas, três? Você saberá aqui a dimensão de uma partição estendida.

Por: Mauricio Ferrari


Ubuntu com Criptografia Total + Snapper

Apesar de termos o TimeShift para manipular snapshots no BTRFS, este não funcionará caso você queira trabalhar com criptografia total de disco. Neste caso, podemos então utilizar outra ferramenta para isso, o Snapper. O grande problema, é que o Ubuntu e seus derivados (como o Linux Mint), não está preparado para ele. Neste artigo eu ensinarei como configurar o Ubuntu para poder utilizar esta ferramenta e darei dicas de como você pode instalar o seu sistema com criptografia total.

Por: Daniel R.


Transferência Rápida de Arquivos com NFS

Este artigo tem como objetivo gerar maior disponibilidade de tempo de serviço aos clientes, por meio de um modelo simples de transferência de infraestrutura de arquivos entre servidores, em rede privada. Para tanto, utilizaremos o Servidor de Network File System (NFS) para a redundância de arquivos de configurações e páginas em Servidores Apaches.

Por: Cleyber Bezerra dos Reis


Usando Sistema de Arquivos BTRFS - Subvolumes, Snapshots e Compactação

Este artigo é um compilado de dicas sobre o uso do sistema de arquivos BTRFS em sistemas GNU/Linux. Está longe de ser um guia definitivo, ou mesmo descrever de forma simples (e em português) todas as funções deste excepcional sistema de arquivos. As dicas aqui contidas foram testadas no Arch Linux, mas podem ser facilmente adaptadas a outras distros.

Por: niquelnausea


Adicionando Novo Disco - RHEL e CentOS

Este documento é dirigido ao pessoal da área de TI, especialmente aos administradores de redes, sistemas e/ou segurança, que são os responsáveis pelo planejamento, implementação ou operação de redes e sistemas. Também podem se beneficiar da sua leitura, gerentes com conhecimento técnico de redes ou até mesmo pessoas leigas. Este documento também tem o objetivo de explicar como configurar, passo a passo, como criar uma partição de disco de uma máquina Linux, permitindo assim aumentar a capacidade de disco quando necessário.

Por: Wagner Cintra


Criando um pacote TXZ no Slackware

Neste artigo vamos aprender como criar pacotes TXZ no Slackware Linux.

Por: Jefferson Rocha


Como instalar Ubuntu no Pendrive (não é Live-USB) em modo UEFI

Esse artigo foi criado com o objetivo de mostrar uma forma alternativa de instalar o Ubuntu (só testei com ele) num pendrive de forma a não perder dados que sejam armazenados, não criaremos um pendrive bootável com persistência e não iremos instalar no HD interno, instalaremos o Ubuntu no pendrive como se fosse um disco rígido, ele será instalado em modo UEFI e não Legacy, assim podendo por exemplo ser iniciado no PC/Notebook de um amigo que tenha o Windows 10 em modo UEFI sem alterar nada ou somente para testar.

Por: Iago Braga


jmtpfs - Enviando arquivos (MTPS) Android para Debian 9

Resolver o possível problema de envio de arquivos por MTPS (Android, Xbox etc.) para montar o dispositivo em uma pasta.

Por: key taker sanchez






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts