openSUSE Argon

Argon é a versão estável baseado no openSUSE Leap, que disponibiliza as últimas versões do KDE Frameworks, Plasma e Applications diretamente dos repositórios do projeto KDE, compilados através do openSUSE Build Service.

[ Hits: 1.110 ]

Por: niquelnausea em 17/08/2020


Introdução



openSUSE é uma distribuição GNU/Linux de origem alemã, teve seu inicio em 1994 através do S.u.S.E (Software und System-Entwicklung), sendo lançado em 2006 a versão comunitária e gratuita que atualmente conhecemos. É uma das distribuições mais antigas ainda em desenvolvimento e uma das mais usadas na Europa, conhecida pela sua estabilidade e grande quantidade de pacotes disponíveis, além do seu grande gerenciador YaST (Yet another Setup Tool).
Linux: openSUSE Argon  Linux: openSUSE Argon
A partir da versão 42.1 também conhecida por "Leap", o openSUSE passou a ser construído de forma hibrida sobre o projeto comercial SUSE Linux Enterprise (voltado para uso corporativo ou servidores), contando também com pacotes disponibilizados pela sua comunidade de usuários. Demonstra grande estabilidade para usuários finais e desktops, criando um ambiente onde tanto a versão comercial quanto a gratuita, se beneficiam uma da outra no processo de desenvolvimento, segurança e testes de novos recursos.

O projeto openSUSE oferece seu sistema de duas formas distintas, sendo a primeira o Leap com lançamentos fixos a cada 12 meses aproximadamente e com ciclo de atualizações de 18 meses, sendo atualmente a versão mais recente a 15.2 lançada em Julho de 2020 e que contará com suporte até Dezembro de 2021. A segunda é a versão de lançamento continuo Tumbleweed. A versão Leap se torna uma distribuição muito interessante para quem quer um sistema estável mas não tão defasado quanto o Debian e Slackware, ou com lançamento de versões muito rápidas e/ou suporte curto como o Ubuntu (não LTS) ou fedora.

As opções para instalação são variadas e oferecem mídias de instalação tradicional ou por rede, e versões livecd, sendo a oficial uma imagem de 4,7GB que contém vários ambientes gráficos, porém tendo como principal o Plasma do projeto KDE. Entre as distribuições que usam o KDE como ambiente padrão, o openSUSE é uma das que disponibiliza a versões mais polida (se não a mais) e personalizadas entre as que ainda são desenvolvidas, tendo um desempenho muito bom mesmo em hardware mais modesto. A versão do KDE escolhida para cada lançamento leva em consideração não somente novidade, mas também estabilidade e suporte, e por este motivo as versões LTS são escolhidas, e essa escolha por pacotes mais estáveis fez com que surgisse um interesse por parte de seus usuários em ambientes mais recentes, criando a oportunidade do surgimento do projeto Argon.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Argon
Outros artigos deste autor

Usando Sistema de Arquivos BTRFS - Subvolumes, Snapshots e Compactação

openSUSE Tumbleweed Snapshots - A Melhor Forma de Controle de Atualizações e Quebras do Sistema

Leitura recomendada

Reconhecimento se obtém por mérito e não por força

Funtoo Linux - Pré-instalação

Fontes da Microsoft - Instalação no Ubuntu e Fedora

O Linux é difícil?

LMDE Xfce - Instalação, configuração e extras

  
Comentários
[1] Comentário enviado por mauricio123 em 17/08/2020 - 20:44h


Tá bem explicativo. Mas o Argon tem suporte de quantos meses? 18 também?

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.

[2] Comentário enviado por niquelnausea em 17/08/2020 - 23:29h


[1] Comentário enviado por mauricio123 em 17/08/2020 - 20:44h


Tá bem explicativo. Mas o Argon tem suporte de quantos meses? 18 também?

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.


o mesmo da versão na qual ele é usado, no caso 18 meses, então esta disponível para a versão 15.1 e 15.2.

[3] Comentário enviado por mauricio123 em 17/08/2020 - 23:31h


ok

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.

[4] Comentário enviado por removido em 01/09/2020 - 22:58h

Muito bom seu artigo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts