Viva o Linux Training: seja um moderador do VOL

O tempo passa e a quantidade de trabalho aumenta para os moderadores do VOL, mas o número de moderadores não cresce e a carga acaba sobrando pro Fábio. Tentando resolver esse problema, criei um método de treinamento de novos moderadores, que tinha sido desativado mas agora está de volta, e que você confere neste artigo.

[ Hits: 37.706 ]

Por: Davidson Rodrigues Paulo em 01/10/2007 | Blog: http://davidsonpaulo.com/


Um pouco de história



Todos vocês que acompanham o VOL há algum tempo sabem da quantidade de material que é publicado diariamente. Artigos, dicas, screenshots, wallpapers, links, arquivos de configuração, são todos itens que precisam ser analisados e no caso de artigos e dicas, precisam ser corrigidos e formatados. Isso envolve um trabalho minucioso, que requer habilidade, atenção e prática.

Para se ter uma idéia, um artigo de tamanho normal, com cinco páginas, sem imagens, leva, em média, vinte minutos para ser corrigido e formatado. Agora, imagine quanto tempo não é necessário para se formatar um artigo do Cabelo ou do ACVSilva, sempre com várias páginas e um monte de figuras. Considere então que todos os dias sejam publicados pelo menos três artigos, aí temos mais de uma hora gasta com a seção de artigos.

Já há muito tempo que o Fábio não dá conta de manter o site sozinho. Desde o início de 2004, quando entrei no VOL, já existiam moderadores que o auxiliavam tomando conta de algumas seções do site.

Na metade do segundo semestre daquele ano, me tornei moderador da seção de artigos. Na época, eu era responsável pelo laboratório de informática do ICET (Instituto de Ciências Exatas e da Terra) da Universidade Federal de Mato Grosso, o único da universidade que era 100% Linux. Ele não me dava trabalho algum, já que tudo funcionava perfeitamente, então eu tinha meu tempo quase todo livre para fazer testes, pesquisar, escrever artigos e, claro, corrigí-los. Devo dizer que, nessa época, eu era uma máquina de formatar artigos. Cheguei a formatar seis num só dia. Não é exagero nenhum dizer que essa foi a época que o Fábio menos teve trabalho com o VOL, desde que o conheço.

Entretanto, chegou 2005 e tudo mudou pra mim. Eu não trabalhava mais na UFMT e tava sem nenhum acesso à Internet. Fiquei dois meses ausente do VOL, até que consegui um trabalho e junto com ele um acesso à Internet. Só que agora eu tinha coisas a fazer, de forma que passei a dedicar cerca de uma hora ao VOL e muitas vezes eu nem aparecia. Resultado: tornei-me um moderador decorativo, que só ocupava espaço na lista da equipe VOL, então o Fábio resolveu o problema e me tirou dessa lista.

Dois meses depois eu já estava com mais tempo livre, então pedi pra ser reincorporado à equipe. Pra minha alegria, meu pedido foi aceito e voltei ao batente. Entretanto, não foi preciso muito tempo pra eu perceber que não conseguiria voltar a ser a máquina de formatar artigos pois, além do trabalho na empresa, eu ainda tinha o meu próprio projeto para cuidar, o hoje extinto Bozolinux. Isso me deixou chateado, porque eu queria fazer mais, mas não conseguia.

Mas eis então que veio a luz.

Minhas experiências no Projeto Bozolinux me fizeram ver como eu poderia ajudar o VOL tanto quanto eu tinha vontade. Um breve raciocínio e cheguei à conclusão de que se eu queria ajudar o Fábio com a moderação de artigos, a melhor forma de fazer isso não era fazendo a moderação, mas treinando novos moderadores.

Assim, bolei um método para treinar novos moderadores, bem como avaliá-los e ver se eles dão conta do recado. Apresentei a idéia pro Fábio, que me deu carta branca pra pô-la em prática. Pedi pra ele me passar uma lista de possíveis "recrutas" e convidei-os para iniciar o treinamento. Começamos devagar, mas depois paramos por causa da queda do VOL. Agora, com tudo de volta ao normal, é hora de retornar às atividades.

O assim chamado VOL Training funcionou por um bom tempo, e funcionou muito bem, mantendo a estabilidade no volume de publicação de conteúdo, até que, novamente, após minha mudança para o Rio de Janeiro, voltei a ficar ocupado demais em função do meu novo trabalho, e daí o VOL Training parou.

Vários meses e experiências depois, cheguei a uma conclusão importante, resumida em meu site pessoal: há tempo para todo o propósito que levantamos. Então, eu levantei esse propósito de reativar o VOL Training.

Nas próximas páginas, mostrarei como funciona o método de treinamento de novos moderadores e como participar.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Um pouco de história
   2. O processo de moderação do VOL
   3. O treinamento
   4. O que eu vou ganhar sendo moderador?
   5. Como participar do treinamento
Outros artigos deste autor

Fundamentos do sistema Linux - Permissões

Atualize rapidamente os PC's da sua LAN com Debian

Instalando e atualizando pacotes no Fedora em computadores sem internet

Fundamentos do sistema Linux - direcionadores

Resolvendo dependências no Slackware com slackpkg

Leitura recomendada

Google AdSense vs Layout de websites

Linux_logo: customizando até o SHELL do seu GNU/Linux

Linux Mint - Num Lock, Caps Lock e brilho no painel

Masterização de VCD's com menu interativo

Instalando Debian direto do HD

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 30/09/2005 - 21:14h

Fala Bozo,

Como você mesmo disse, lhe dei carta branca pra cuidar desse assunto e pra minha grata surpresa, você bolou um esquema muito mais bacana que eu imaginava. Tomei conhecimento dele minutos atrás, quando peguei pra revisar seu artigo.

Realmente o VOL está ficando carente quando falamos em moderação de artigos e dicas, antes do site sair do ar, a fila de espera de ambos estava variando de 15 a 20 dias. Agora que voltamos, a fila está um pouco menor, mas ontem e hoje (e provavelmente nos próximos dias), recebemos dezenas de artigos e dicas que foram perdidas nesses 3 meses de perda de dados e tudo de uma só vez.

Gasto em média 2 horas por dia para revisar e formatar uma número aproximado de 3 artigos e 6 dicas por dia. Se eu puder diminuir esse tempo, posso direcionar o que sobrar para implementação de melhorias na programação do site, construindo novos recursos, voltando a pensar na organização de eventos e demais novidades para nossos membros. Eu mesmo, por ter de gastar todo meu tempo pondo a mão na massa, acabo por não poder fazer o que deveria ser feito, gerenciar pessoas. Vale lembrar que administrar o VOL não se resume à formatação de artigos e dicas, também existem os problemas técnicos, de programação, resposta à contatos, gerenciamento de banco de dados, gerenciamento de backups (a partir de agora :P) e supervisão das demais seções do site.

Mais um vez parabéns e tomara que sua iniciativa resulte numa equipe de moderadores pra lá de eficiente. :)

Um abraço,
Fábio

[2] Comentário enviado por removido em 30/09/2005 - 21:36h

Realmente, talvez seja preciso.

Já é de praxe encontrar artigos e dicas com inúmeros erros de Português ou com gírias. Além de sempre ter aqueles errinhos na síntaxe do comando. Já que o VOL é uma das maiores fontes de pesquisa (pelo menos pra mim), é ruim ter erros assim. :/

Sem contar que isso ajudaria a freqüência em que os arquivos são publicados. :)

[]'s

[3] Comentário enviado por wester em 30/09/2005 - 22:35h

Também torço para que dê certo. Tem muita gente por aqui com vontade de ajudar e, se bem direcionado, esse pessoal certamente fará um bom trabalho. Eu bem que gostaria de ser um moderador, pois acredito que minha experiência no InfoWester seja suficiente para ir bem no treinamento (se bem que vez ou outra descubro errinhos de português em meus textos, hehehe), mas o tempo me é escasso também. Por causa disso, fico receoso de prometer uma coisa e não cumprir. Mas fico satisfeito em contribuir com artigos, embora só tenha entregue 3 até agora. T+!

[4] Comentário enviado por m4sk4r4 em 01/10/2005 - 00:46h

Davidson,

Parabéns pela iniciativa,
infelizmente não vou poder fazer parte do treinamento,
gostaria muito, pois você têm me ensinado muita coisa bacama, mas ando muito abafado
e não gostaria de me comprometer com algo que eu não
pudesse dar conta.

Bom, desejo muito sucesso, e que você consiga montar uma equipe bacana, eu fico para uma próxima turma.

Abraços,
Gabriel Santana
m4sk4r4


[5] Comentário enviado por razgriz em 01/10/2005 - 01:33h

Pode contar comigo, da pra consiliar os wikis com a moderação.

[6] Comentário enviado por jroliv em 01/10/2005 - 01:41h

Legal... Tomara que dê certo.

[7] Comentário enviado por Tango em 01/10/2005 - 07:28h

Ah, se isso tivesse acontecido alguns meses antes. Teria me voluntariado com muito prazer, e acredito que poderia relizar um ótimo trabalho. Acreditem, vontade de colaborar eu tenho transbordando, mas desde o mês passado me falta tempo, depois que fui contratado por uma empresa.

Espero que o VOL consiga colher uma boa safra de possíveis moderadores, inclusive espero que eles sejam ainda mais implacáveis que o Fábio na parte de revisão.

[8] Comentário enviado por mesnitu em 01/10/2005 - 13:55h

Talvez a pergunta seja tola , mas despertou-me a curiosidade...
Quantas horas por dia tem um moderador dispender ao VOL ? Por alto, claro .


[9] Comentário enviado por removido em 01/10/2005 - 14:28h


[10] Comentário enviado por limasala em 01/10/2005 - 17:47h

boa sua ideia gostei quando eu souber mas sobre linux poderia ate me candidatar por enquanto to so de aluno
esperamos que o tempo de aprovação diminua com a entrada de outros moderadores

parabens

[11] Comentário enviado por androle em 02/10/2005 - 17:23h

Fábio e Davidson

Só como sugestão, por que não pedir que todos os artigos submetidos sejam enviados em um formato específico, como o txt2tags ou latex?

Pode ser disponibilizado um template, como muitas revistas e periódicos fazem, assim o colaborador só precisa preencher com conteúdo.

Acho que isso facilitaria muito a formatação dos artigos, eliminando uma etapa no processo de publicação.

Um abraço a todos

Leandro

[12] Comentário enviado por removido em 02/10/2005 - 22:17h


[13] Comentário enviado por bestlinux em 03/10/2005 - 09:43h

Ola,

Davidson.....estou no aguardo para começar o treinamento....como combinado.... :-)

Falow !

[14] Comentário enviado por filipeelidio em 03/10/2005 - 14:19h

Pode contar comigo, estamos ai no que precisar!!!

[15] Comentário enviado por ilovelinux2004 em 03/10/2005 - 17:21h

Opa Davidson .. blz ?
Pode contar comigo , finalmente a semana está mais calma, o trabalho indo muito bem, então eu vou entrar nessa !! :D
Entro em contato com você mano !! T+

Marcelo

[16] Comentário enviado por eternal em 04/10/2005 - 01:37h

Brincado de moderador;
O link do seu projeto Bozolinux ta "quebrado"
Fatal error: Call to a member function on a non-object in /home/bozolinu/public_html/br/enciclopedia/includes/ObjectCache.php on line 409

;)

Infelizmente nao tenho tempo para me empenhar a esse nivel com vc, ams parabens pela iniciativa, a VOL soh tem a crescer com isso...

Att.

Germano Zang

[17] Comentário enviado por removido em 04/10/2005 - 18:42h

Pode contar comigo, se * para ajudar a comunidade eu estou dentro, ainda mais pro VOL que vem fazendo um trabalho muito legal..

[18] Comentário enviado por diogopedrog12 em 05/10/2005 - 15:54h

Apesar de ser um iniciante, e de não entender nada gostei muito do artigo. Principalmente da foto!

[19] Comentário enviado por thiagosc em 06/10/2005 - 16:18h

Muito interessante a idéia e desde já me disponho a ajudar esta excelente comunidade.

[]'s

Thiago Christofoli

[20] Comentário enviado por elielbatera em 06/10/2005 - 18:12h

Nota 1000 essa idéia! Vou me alistar nesse exército hoje mesmo!

Valeu :-0

[21] Comentário enviado por clubelinux em 07/10/2005 - 12:10h

Parebens Davidson e Fabio pela iniciativa, hoje mesmo já fiz minha inscrição, gostaria muito de ajudar e fazer parte deste projeto.
E convido a todos que tenham tempo e boa vontade pra participar dessa caminhada.

Um abraço a todos.

André Marinho

[22] Comentário enviado por luizgmendes em 08/10/2005 - 11:48h

Que massa heim, não é a toa que o vol cresce tanto. Assim que der tenho interesse também..só que agora está meio corrido..

Parabéns

[23] Comentário enviado por andreuebe em 10/10/2005 - 12:25h

Tenho receio de não haver tempo mas gostaria de tentar.

Conte comigo.

Uma sugestão:

Em vez de cada um fazer tudo (como no modelo Artesanal de Produção), por qual motivo não dividir tarefas (como feito por Taylor ao implementar o modelo industrial).

Alguns devem ter mais facilidade para busca, outros para portugues, etc.

Cada candidato poderia botar suas aptidões em função das etapas. De repente, conseguiríamos montar uma "linha de produção" virtual.

No meu caso, pela disponibilidade d etempo, creio que o maior gargalo seria a etapa 3. Creio que com uma

[24] Comentário enviado por andreuebe em 10/10/2005 - 12:25h

<CONTINUAÇÃO TÓPICO ACIMA>

(...) ESPECIALIZAÇÃO de tarefas, o processo seria agilizado.

Atenciosamente

Andre Uebe

[25] Comentário enviado por neonx em 19/10/2005 - 09:58h

concordo com o andre uebe uma divizao de tarefas seria muito mais produtivo...

[26] Comentário enviado por vandersoncs em 24/10/2005 - 11:34h

Já encaminhei e-mail e cadastrei você no MSN.
Estou esperando seu retorno agora.

No aguardo,
Vanderson C. Siewert

[27] Comentário enviado por komodo em 01/11/2005 - 09:52h

davidsonpaulo,

Também encaminhei uma mensagem para você tanto no correio quanto no msn um dia seguinte à publicação do chamado e até o momento não obtive uma resposta. Permaneço no aguardo.

[]'s

Silésio Gabriel

[28] Comentário enviado por davidsonpaulo em 01/11/2005 - 10:33h

Prestação de contas do processo de moderação:

Até o momento, o VOL Training já "formou" dois moderadores, que já estão trabalhando do site, atualmente na seção de dicas. Hermes (hpnjunior) e Danillo (hellnux). Leonardo Afonso (thephoenix) foi aprovado para moderador, mas ainda não foi efetivado até o momento.

A maioria dos candidatos avaliados até o momento foi reprovada, mas nada impede que façam mais testes depois de um tempo. O VOL Training é um processo que teve um começo mas que não tem mais fim.

Muitos candidatos, muitos mesmo, se inscreveram. Muitos enviam suas informações mas depois não entram mais em contato. Com mais de setenta inscritos, fica difícil enviar avaliação pra todo mundo, ainda mais quando se leva em conta o quanto eu sou desorganizado. Portanto, quem estiver querendo participar do VOL, vai ter que ser mala e encher o saco.

Abraços a todos.

[29] Comentário enviado por komodo em 03/11/2005 - 08:59h

davidsonpaulo,

Ok! já que você deu carta branca, sou um mala! :)

A verdade é que encher o saco pode ser uma maneira de filtrar os verdadeiros moderadores do VOL, a busca por um objetivo! :)

Imagino que o processo de avaliação seja mais lento, garantindo-se a qualidade. É isso aí! manda ver...


[]'s

Silésio Gabriel



[30] Comentário enviado por red viper em 05/11/2005 - 22:42h

Olá pessoal.Eu gostaria de ser um moderador da Vol,por que adoro ajudar as pessoas e tenho muito orgulho.
E ia adorar muito se eu fosse um moderador,ainda mais se eu fosse da Vol.sou fa de vcs

Valeu ate mais

[31] Comentário enviado por sidsodre em 21/11/2005 - 10:04h

Então Bozo, Fábio,

Eu não tenho tanto conhecimento em linux. Minha grande experiência é com PHP e BD e vejo que muitos artigos e principalmente scripts são relacionados ao PHP. Será que não seria interessante a idéia de selecionar moderadores para cada "área" linux ou Linguagem?
É uma idéia.
[]s
Sidiney Sodré

[32] Comentário enviado por glecio em 21/11/2005 - 11:09h

BOm trabalho.

[33] Comentário enviado por diogozanetti em 16/02/2006 - 11:49h

Sobre o fato de googlar algo, acho que deve-se apenas melhorar um pouco isso... pois as vezes o conteúdo não é rastreável no google e sim no yahoo... etc e etc.
Vamos lembrar também que não quer dizer que não possamos citar algum artigo de um colega... porém obviamente sempre devemos citar o autor.

[34] Comentário enviado por red_slack em 24/02/2006 - 18:11h

muito boa ideia cara, apesa de esta começando agora no linux, tenho muita vontada de fazer parte desse treinamento, e ajudar a todos nós, nao sei se vai da pra mim participar

[35] Comentário enviado por skateboarder em 28/02/2006 - 05:32h

Ótima idéia de um grande trabalho a ser feito, não?

Desde quando tomei a pílula vermelha sempre freqüentei o VOL, mas sem ajudar de forma alguma, pela falta de conhecimento.
Hoje, meus conhecimentos ainda são poucos, porém, tento ajudar de qualquer forma..

Ótimo artigo e boa sorte na 'caça aos mods' ;D

[36] Comentário enviado por caiado em 09/03/2006 - 08:53h

Davidson
Te mandei um email.
Se precisar, é só me falar.
Gde abraço!

Sandro

[37] Comentário enviado por removido em 11/03/2006 - 16:57h

Vou ajudar no que eu puder...

[38] Comentário enviado por gsi.vinicius em 13/03/2006 - 12:04h

muito bom....vou tentar, como já haviamos comentado no msn...falta só vcs aprovarem o meu artigo. vlw

[39] Comentário enviado por Nerd em 16/03/2006 - 15:39h

bela... msmo n sendo mod vou ajudar mtu ;)

[40] Comentário enviado por Warheart em 05/07/2006 - 10:39h

Acredito que o site, não é um site propriamente em si, mas uma "comunidade linux"!

Como em qualquer outra comunidade, a repartição de tarefas é essencial a qualquer organização com determinado objetivo.

Concordo com o Davidson, com relação aos quesitos, porque colocar pessoas para coordenar o site, sem saber gerenciar ao menos o conteúdo colocado, fica difícil.

Eu estou a apenas 2 meses no site [meu cadastro acho que não completou nem 1 Mês], e sou péssimo em língua portuguesa.

Mas, precisando de qualquer ajuda., estou a disposição de todos.

[41] Comentário enviado por EdDeAlmeida em 22/07/2006 - 03:31h

Estou no site há apenas dois dias. Mas nesse curto espaço de tempo, já somei quase 1700 pontos apenas respondendo perguntas. Esse é o tip de coisa que me agrada. Tenh até um blog dedicado ao GNU/Linux e ao software livre em geral, em http://casadolinux.zip.net

Gostaria de participar do treinamento e, se possível, ser um moderador do Viva o Linux.

Edvaldo

[42] Comentário enviado por brunoleonardo em 22/07/2006 - 21:59h

amigos do portal e moderadores ... sou novo no site e postei artigos e dicas ja fazem 3 semanas e ate agora nada foi postado no site ... está [em espera] ... veja se vcs podem colocar as dicas no ar mais rapido .. pois senao o cara q manda as dicas e artigos fica desanimado de mandar novamente pq elas nao estao indo pro ar .. vlw

[43] Comentário enviado por fabiobarby em 18/09/2006 - 22:31h

mas eh isso q esta sendo discutido aqui brunoleonardo... a "contrataçao" de mais moderadores, para que isso torne-se mais rapido...

mesmo eu nao tendo todos neuronios necessários pra ser um bom moderador, continuarei contribuindo e ajudando sempre o que estiver em meu alcance.

continuo fiel ao viva o linux!
abraço e boa sorte a todos...

[44] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 07/10/2006 - 04:13h

o vivaolinux é o MELHOR site sobre linux no brasil.
mas o forum dele decha a desejar(muito ruim)
talvez aquele forumBB seria bem melhor.

[45] Comentário enviado por tenchi em 01/10/2007 - 16:09h

VOL, aqui vou eu!.
Espera só acabar período de provas, passar o Latinoware, que eu já estarei prontinho para passar no teste de vocês (ainda é o teste do sofá?).
Está na hora de eu levantar o meu traseiro gordo e ajudar mais o site ;-)
PS: ele não é tão gordo assim...

Quando à questão levantada acima, acho que, no ponto em que está, o VOL migrar para uma ferramenta 'fast-food' (phpBB) seria de certa forma negativa, pois o VOL é o que hoje justamente por ser um site diferente, único. Não que utilizar estas maravilhosas ferramentas "pré-fabricadas" seja ruim (Br-Linux e Meio-bit utilizam Drupal, e são os melhores sites de notícia sobre tecnologia que conheço), mas ...

PS: Amigos, utilizem o corretor gramatical do seu navegador... (konqueror e firefox têm). Eles ajudam muito na hora dos erros... Eu não vivo mais sem elas! (Embora confesse que sempre tive mais erros semânticos que ortográficos...)

Abraços ao povo do VOL!

[46] Comentário enviado por juno em 01/10/2007 - 16:31h

Boa tarde
Davidson,
Estou afim de encarar mais esse desafio.
Logo mais lhe envio o email.
Abraços,
Juno

[47] Comentário enviado por volcom em 01/10/2007 - 18:03h

Gostei!!

Não sei se estou no nível pra ser moderador...

Mas sempre que respondo algum tópico ou faço alguma pergunta no VoL ou em qualquer site ou fórum, procuto não usar girias e utilizo SEMPRE um corretor ortográfico (sou humano e sujeito a falhas!), se todos fizerem isso creio que os conteúdos postados serão mais proveitosos!!

Mas com certeza vou me dedicar muuuuito para me aperfeiçoar cada vez mais e um dia entrar para uma equipe respeitada e cheia de conhecimentos como temos aqui no VoL.

Abraços,

Daniel


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts